Como cozinhar um alimento RSS 2.0
Se consegue aprender HTML, pode aprender facilmente a construir os seus alementos/feed RSS 2.0. Vou levá-lo através dos passos necessários à criação de alimento RSS de raíz.
-
Declaração XML
Visto o RSS 2.0 tem que ser válido como XML, a primeira linha do feed RSS tem que ser a declaração XML.
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
A codificação é opcional mas recomendada. Se estiver a usar algo que não UTF-8 trate de alterar a linha acima.
Nota: Se estiver a usar o CFML e tiver espaço em branco devido ao ficheiro tem que reiniciar a memória tampão de saída em uso
-
Canal RSS
Neste passo necessitamos abrir um marcador rss, e o marcador canal, todo o conteúdo do feed ficará dentro destes marcadores.
&t;rss version="2.0"> <channel>
-
Informação do alimento RSS
Seguidamente coloca informação sobre o seu alimento RSS tal como o seu título, uma descrição e uma ligação ao site.
<title>O título do meu Alimento RSS 2.0</title> <link>http://www.exemplo.com/</link> <description>Esta é a descrição do meu alimento rss 2</description> <lastBuildDate>Mon, 12 Sep 2005 18:37:00 GMT</lastBuildDate> <language>pt-pt</language>
lastBuildDate deve ser a data e hora da última alteração ao feed. As datas em alimentos RSS devem ser conforme o RFC 822. Em CFML a márcara de DateFormat seria ddd, dd mmm yyyy e o TimeFormat seria HH:mm:ss. As datas devem expressar o deslocamento em relação a GMT. O marcador lastBuildDate não é exigido mas recomendado.
-
Itens RSS
Seguidamente enumeramos cada item RSS, cada item tem um título, ligação, descrição, data de publicação e guid.
<item> <title>Título de um item</title> <link>http://exemplo.com/item/123</link> <guid>http://exemplo.com/item/123</guid> <pubDate>Mon, 12 Sep 2005 18:37:00 GMT</pubDate> <description>[CDATA[ Isto é uma descrição. ]]</description> </item> <!-- colocar aqui mais itens -->
Trate de assegurar-se que escapou qualquer caracter que possa o XML ficar inválido, esses caracteres incluem < > & Gosto de inserir qualquer conteúdo que possa conter HTML numa secção CDATA.
Nota: Em CFML pode usar a função XmlFormat para escapar caracteres especiais em XML.
- Fechar os marcadores de Channel e RSS
</channel> </rss>
- Validar o alimento
Valide o seu alimento usando FeedValidator.org.
Outras coisas de nota
- Tipo de conteúdo - ver as minhas notas sobre tipos de conteúdo para alimentos RSS.
- Codificação - Deve incluir a codificação no cabeçalho de tipo de conteúdo HTTP e numa declaração XML.
- Estilo - Se desejar pode fazer o seu alimento RSS parecer mais bonito usando folhas de estilo CSS para o seu alimento RSS.
- Categorias - É boa ideia incluir marcadores de categoria nos seus alimentos RSS também, este marcador é colocado dentro do marcador item. Pode dar várias categorias a um item adicionando um marcador para cada uma delas.
Só arranhei a superfície sobre o que pode fazer com alimentos RSS, verifique a especificação RSS 2.0 para mais informação.
Percebe-a?
Sem comentários:
Enviar um comentário