Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

03 outubro, 2005

Web Essentials 2005

PodCasts na WE05 - Tradução para Português

Nota de Abertura: O Estado da Web 2005
Molly Holzschlag
29-Setembro-2005 09:15
Duração: 1:04:43 - Tamanho do ficheiro: 14.81 MB
A paixão pela Web reacendeu, com esta nova energia vem também uma compreensão mais profunda das pessoas, ferramentas e tecnologias que consituem a industria de desenvolvimento e design da Web. Desta compreensão mais profunda emergiram aplicações fantásticas como Google Maps, Flickr e Skype, cada uma contribuindo para um fenómeno que foi cunhado como "Web 2.0." Na sua nota de abertura, Molly irá apresentar as mudanças na nossa indústria e como é que estão directamente relacionadas com o trabalho que fazemos actualmente - e como iremos trabalhar no futuro.

Os Elementos XHTML com Significado
Tantek Çelik
29-Setembro-2005 10:30
Duração: 31:56 - Tamanho do ficheiro: 7.31 MB
Os designers modernos da Web estão a usar XHTML e CSS para de forma eficiente e bela separarem a marcação da apresentação. Aprenda como o XHTML pode ser usado para expressar semêntica amiga da apresentação a partir de elementos básicos até compostos semânticos construídos com esses tijolos.

Para lá da Facilidade de Utilização: Conceber a Experiência Total do Utilizador
Jeffrey Veen
29-Setembro-2005 11:30
Duração: 49:26 - Tamanho do ficheiro: 11.32 MB
O Design é difícil (duro). A Web é complicada. Como fazemos coisas para pessoas quando tudo o que temos é uma compreensão do mais básico daquilo que elas desejam? Junte-se a Jeffrey Veen pois ele irá apresentar um largo espectro de desafios que os designers enfrentam actualmente, e como todos estamos a resolver esses problemas com novas perspectivas sobre pesquisa de utilizador, design de interacção e arquitectura de informação.

Da Composição ao Código: Criando «A List Apart»
Eric Meyer
29-Setembro-2005 11:30
Duração: 46:12 - Tamanho do ficheiro: 10.58 MB
É-lhe entregue uma imagem gráfica da composição e dizem-lhe para a transformar numa página web viva. E agora? Como é que trata de criar uma aproximação, que técnicas usar, e que tipo de marcação irá aparecer na página final? Nesta sessão Eric faz uma volta pelo seu processo de tomada de decisão quando tratou do um novo design de A List Apart - como analisou os requisitos, as perguntas que teve de fazer, os balanceamentos que fez, as razões por trás das suas decisões.

Painel: Normalizar a sua organização
Brett Jackson, John Horner and David McDonald (John Allsopp chair)
30-Setembro-2005 14:43
Duração: 42:34 - Tamanho do ficheiro: 9.75 MB
Três líderes da indústria, Brett Jackson, John Horner e David McDonald, esboçam como ajudaram a orientar as suas organizações para uma web de padrões.

SVG -O poder e a paixão
Dean Jackson
30-Setembro-2005 15:04
Duração: 9:18 - Tamanho do ficheiro: 2.13 MB
SVG é o padrão W3C para gráficos. O suporte de SVG está finalmente a aparecer nos navegadores actuais permitindo aos designers embeberem, diagramas ilustrações e animações directamente nas páginas Web. Os programadores podem usar também SVG para codificarem uma aplicação gráfica Web. Nesta conversa irá obter uma introdução ao SVG e irá ver como pode usar várias tecnologias do mundo HTML em conteúdo SVG, incluindo JavaScript, DOM e CSS (ao usar estas palavras chave ganhei dois pontos extra no medidor Geekesa). O SVG é uma mistura interessante para designer e louquinhos.

Redesenhar a Web: Redefenir o Fluxo de Trabalho
Kelly Goto
30-Setembro-2005 16:08
Duração: 51:15 - Tamanho do ficheiro: 11.73 MB
Orçamentos enxutos e calendários reduzidos criaram a necessidade de fluxos de trabalho mais flexíveis e orientados para resultados. Com o aumento das expectativas da audiência é obrigatório focar-se a experiência de utilização. Aprenda como integrar uma estratégia de desenvolvimento iterativo no seu fluxo de trabalho existente e veja como criar uma orientação estratégica e usar ferramentas on-line para o auxiliarem a medir o sucesso. Niguém sabe mais sobre fluxos de trabalho e gestão de projectos Web do que Kelly Goto, autora do best-seller: «Web Redesign: Workflow that Works», agora na segunda edição.

Sair das trincheiras
Douglas Bowman
30-Setembro-2005 16:15
Duração: 48.28 - Tamanho do ficheiro: 11.10 MB
Como profissionais da Web, tendemos a ser enredados nos detalhes do dia a dia - obcecados em pequenos detalhes. Cada um de nós está tão rodeado pelas nossas tarefas imediatas, que raramente temos a sorte de parar, andar para trás e avaliar o panorâma à nossa frente. Deixemos por momentos os pixel e os selectores e vejamos a imagem mais geral. Deixemos os limites do nosso próprio pensamento, examinemos vários cenários do futuro não tão distante assim, comecemos a perguntarmo-nos como é que o nosso trabalho actual será afectado pelo potencial de amanhã.

Fluxo de Trabalho padrão Web
Molly Holzschlag
30-Setembro-2005 14:17
Duração: 48:05 - Tamanho do ficheiro: 11.01 MB
Bem, trabalha actualmente com Web standards, mas os métodos nos quais trabalhamos ainda não são claros.Esta sessão olha para o fluxo de trabalho no design de Web como o faziamos, como o fazemos e como podemos tomar o conhecimento tanto passado como presente e aplicá-lo a um fluxo de trabalho simplificado, consciente das normas que reduza o tempo de produção, reduza o cansaço e de que resultem designs acessíveis, flexíveis e bonitos.

Prototipagem Rápida de Design com os padrões web
Eric Meyer
30-Setembro-2005 16:39
Duração: 48:42 - Tamanho do ficheiro: 11.15 MB
Já sabemos que o conjunto XHTML+CSS é uma forma muito boa de trazermos os nossos designs à vida, mas que dizem de os usarmos também no processo de design? Acreditem ou não, esta combinação pode melhorar radicalmente a velocidade do processo de design, teste de utilizador, e calendário de instalação. Eric irá falar-nos sobre como tornar isto uma realidade sem sacrificar nada em termos de compatibilidade de navegador uma vez tendo sido feito o lançamento.

Conceber para Acessibilidade: Para além dos fundamentos
Derek Featherstone
30-Setembro-2005 16:48
Duração: 48:42 - Tamanho do ficheiro: 11.11 MB
Resolver problemas difíceis de acessibilidade requer alguns ingredientes chave: conhecimentos dos problemas de acessibilidade, pensamento criativo e uma estratégia sólida de concepção. Nesta sessão iremos percorrer problemas de acessibilidade difíceis e soluções a partir de web sites reais. Ao fazê-lo, iremos estabelecer uma estratégia global para tornar as coisas acessíveis e iremos desafiar alguns dos pressupostos comuns sobre acessibilidade.

Já chegamos? Melhores práticas em desenvolvimento web na Austrália - uma análise
John Allsopp
30-Setembro-2005 16:56
Duração: 49:38 - Tamanho do ficheiro: 11.36 MB
Como é que estão os sites das maiores companhias australianas quando se trata de desenvolvimento de web baseados em normas, HTML estrutural e semântico, CSS e acessibilidade? John Allsopp estabelece uma metodologia objectiva para avaliar qual a aderência dos sites às melhores práticas de desenvolvimento e apresenta o que descubriu sobre a o estado dos maiores websites australianos.

Arranjos líquidos usando CSS - A alegria, a dor e as lágrimas
Russ Weakley
30-Setembro-2005 17:45
Duração: 28:55 - Tamanho do ficheiro: 6.62 MB
Russ Weakley irá explorar os arranjos líquidos geridos por CSS e demonstrar um certo número de modos pelos quais podem ser alcançados. Experimente a alegria, a dor e as lágrimas à medida que um largo espectro de assuntos são apresentados tais como: comprimento de linha, modelo de caixa, colunas a colapsar, navegação líquida, ementos e imagens de formulários.

Microformatos: Web evolutíva
Tantek Çelik
30-Setembro-2005 17:54
Duração: 31:56 - Tamanho do ficheiro: 7.31 MB
À medida que as comunidades de web design, desenvolvimento, IA, e blogging forem adoptando mais e mais (X)HTML semântico e válido, surgiram duas ideias: há necessidade de exprimir de forma comum tijolos de informação nas páginas tais como pessoas, endereços, eventos, revisões, etc e que o (X)HTML não tinha semântica para o fazer. Microformatos são um conjunto de formatos de dados abertos e simples que permitem uma aproximação evolutiva para exprimirmos de forma fácil esse tipo de tijolos comuns na Web actual. Em contraste com esquemas XML dedicados, os microformatos para eventos ou informação de contacto são familiares ao XHTML com classes, tornando-os triviais para embeber em conteúdo existente, dar-lhes estilo com CSS, e interoperarem com aplicações de secretária.

Original em: Web Essentials

Sem comentários: