Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

04 outubro, 2005

Processadores de Texto Colaborativos na Web

Novos na cena da colaboração encontramos três novas ferramentas baseadas na web com a finalidade de fornecerem um serviço que permite a várias pessoas alterar um documento a partir de um navegador da web. Estas ferramentas são writely, JotSpot Live e writeboard. Eis uma primeira impressão de todos os três.

Os meus objectivos chave era começar a trabalhar rapidamente (de forma a que a ferramenta não se intrometesse no caminha para a tarefa) e ser capaz de partilhar e colaborar no documento com um pequeno grupo de amigos conhecedores da web. Assim fácil não era o tão importante quanto simples - se percebe o que estou a dizer. Eis então as minhas observações:

  • writeboard

    Tendo visto que tinha ocorrido o lançamento do writeboard, saltei directamente para lá e assinei. Criar um novo documento foi assunto para poucos segundos de trabalho, assim recebe uma nota elevada para instalar e começar a trabalhar rapidamente. É algo que pode fazer de passagem sem ter uma série de pessoas à espera. Fui também capaz de convidar amigos inserindo os respectivos endereços, de uma lista de correio, outro ponto para poupar tempo. Detesto ter de escavar para encontrar todos estes endereços de correio electrónico.

    Editar um documento cria uma nova versão - tal como num wiki. De facto (e ao contrário dos protestos da 37signals do contrário) é um wiki de uma página. Seleccionar duas versões permite fazer a diferença entre as duas de forma fácil, embora não haja maneira de juntar várias alterações. Tal pode tornar-se um problema quando toda a gente marca o ponto e começa a alterar o documento. Acabámos de nos sobrepor uns aos outros tendo-se o documento tornado um lixo total. Embora pudesse ver versões anteriores, não há nenhuma maneira de juntar alterações.

    Assim, sem bloqueio de ficheiro (como um wiki real) e nenhum modo de juntar alterações, writeboard é fácil e rápido para começar a trabalhar, mas praticamente inútil para colaboração. É uma pena pois promete. Com um pouco de sorte 37signals irá introduzir quer o bloqueio de ficheiro (para evitar que várias pessoas o alterem ao mesmo tempo) ou fornecer um meio para juntar diferentes versões. Até lá de pouco me serve.

  • JotSpot Live

    Após o interface de utilizador subtil e elegante o JotSpot Live pesa muito com a sua marca destintiva e feia. Mas não se preocupe com o aspecto, é mais importante que funcione.

    O processo de assinatura foi fácil, embora não tão rápido como o do writeboard. A conta gratuita permite documentos até 5 páginas, mas com um número ilimitado de utilizadores. O foco do JotSpot Live é mais o de colaboração em tempo-real, mais próximo de algo como o SubEthaEdit. Ou algo assim.

    Criar um documento foi fácil, e o processo de edição leva uma aproximação de linha a linha em micro-campo. Julgo que possa fazer mais sentido repartir um documento em muitos pequenos bocados de forma a tornar possível a alteração por vários autores. Algo a partir do qual o writeboard pode aprender. A navegação de teclado é boa (as setas para cima e para baixo navegam entre linhas alteráveis, Enter para alterar) e assim as suas mãos não necessitam de sair do teclado.

    Quando chega o momento de convidar os meus amigos inseri os endereços de e-mail na lista de correio e carregue em «convidar». É aqui que o JotSpot Live deixa a desejar - o convite enviado só pode ser respondido uma vez, por uma só pessoa. Assim, só um dos amigos conseguir inserir algo e os restantes receberam um famoso 404. Não muito bom.

    Se deseja-se usar isto na realidade, teria de voltar a inserir uma nova série de endereços de coreio e copiá-los e colá-los um a um, no campo para convites. É demasiado trabalho e pouco instrutiva na necessidade de fazer as coisas. A aplicação é demasiado intrusiva e assim dispensei-o.

  • writely

    writely deve ser a primeira aplicação web que vi escrita em ASP.NET. As pessoas começam a construir coisas com ASP.NET! Quem sabia disto? Ouvi falar muito bem deste serviço (julgo) que no Web 2.0 Show e assim desejava experimentar.

    O primeiro problema é não suportarem Safari. Embora tal não deva ser um problema para alguém que faça desenvolvimento de web com meia dúzia de navegadores disponíveis, seria problemático para muita gente com quem trabalho no dia a dia - todos trabalham em Mac com Safari. Não têm o Firefox porque não necessitam dele. Ter de descarregar e instalar um novo navegador oficialmente é qualificado como criar obstáculos no caminho, mas desculpo e passo à frente. O Safari pode ser muito chato no desenvolvimento do lado do cliente, por vezes.

    Assinar uma nova conta não apresentou problema, embora ache uma certa falta de confiança de algum modo, e assim usei um e-mail para deitar fora. Julgo que se deveu à inexistência de uma indicação explicita quanto ao uso da informação que estavam a solicitar. O writeboard é quanto a isto claro e senti-me mais seguro por causa disto.

    Criar um novo documento gera uma janela que não pode ser alterada em dimensões e sem barras de rolamento. Normalmente não é problema, excepto que a página contida se estendia muito, mas mesmo muito para lá da janelinha. As minhas boas competência de utilização do teclado permitiram-me atravessar este formulário praticamente cego, incluindo a inserção de endereços de email para convites. Tanto quanto sei essas mensagens nunca foram enviadas.

    Após ter dado o Ok a esta janela a página principal apresentava agora uma mensagem dizendo que tinha bloqueado janelas popup e que era necessário alterar esse estado. Desesti demasiado esforço.

  • Conclusão

    A finalidade deste teste era encontrar uma ferramenta para colaboração que pudesse usar com o mínimo de esforço. Necessita de algo que me deixasse colaborar. Por essa razão desisti de usar o writely e o JotSpot Live. Não estou a dizer que sejam mais serviços, mas parecem serviços que necessitam de ser melhorados e que necessitam de demasiado esforço em relação aos meus critérios de avaliação.

    writeboard, por outro lado não se intrometia demasiado e deixava os meus amigos entrarem facilmente. Se conseguirem resolver os problemas que tornam a colaboração impossível podem tornar-se um serviço útil.

    Provavelmente irei continuar a usar um simples blocos de notas por enquanto.

Sem comentários: