Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

01 janeiro, 2009

Oradores da Conferência TED 2009

Programa da TED 2009

    • Reiniciar

    • Juan Enriquez - O Futurista

      Juan Enriquez foi o fundador responsável pelo Projecto de Ciências da Vida da Harvard Business School e membro do Centro de Harvard para International Affairs. As suas obras foram publicadas na Harvard Business Review, Foreign Policy, Science. No The New York Times de apareceu um artigo em 2003 onde se diz que ao mostrar um raio-x de uma galinha com uma terceira asa e tendo perguntado à assistência constituída por aproximadamente 300 pessoas a maioria apoiou a continuação da respectiva investigação sem saber exactamente qual o respectivo destino.

    • Bill Gates - O Filantropo

      Um dos projectos em que a sua fundação está envolvida é o projecto Avahan. Será que vai falar da fundação, de um dos seus (da fundação) projectos ou de novos empreendimentos. Ou da sua própria carreira

    • Naturally 7 - Um pouco de música
    • Peter Warren Singer - Analista Militar

      É o autor dos livros «Corporate Warriors - The Rise of the Privatized Military Industry», «Children At War» e «Wired for War». Neste último local podemos encontrar uma videoteca constituída por um conjunto de vídeos do youtube com uma série de tecnologias aplicadas e aplicáveis na guerra. Julgo que a sua palestra irá andar à volta deste livro. Para o pensamento de Peter Singer, sobre o uso de crianças como soldados, podemos ainda ver entre outros o vídeo que se segue:

      «Children at War» é um dos primeiros livros a ter uma visão global que analisa o aumento e uso indescriminado de crianças como soldados. No livro Peter Singer explora como a nova estratégia da guerra utilizada por exércitos e senhores da guerra teve como alvo crianças de modo a que estas se transformassem em soldados e terroristas.

      Singer escreve sobre como é que o primeiro soldado americano morto no Afeganistão por fogo inimigo foi um Boina Verde morto por um míudo de 14 anos, sobre como um médico foi morto por uma granada lançada por um rapaz de 15 anos recrutado pela al Qaeda...

      Entrevistando estes soldados-criança ao longo do livro, Singer observa como estas crianças foram recrutadas, raptadas, treinadas e finalmente enviadas para combate para lugares ao rubro da Colômbia ao Sudão, passando pela Caxemira, Sudão e Serra Leoa.

      Em Wired for War, Singer fala sobre o que poderá suceder com a introdução da robótica nos conflitos do século 21 ou como ele diz «O que sucederá quando a ficção científica se tornar a realidade no campo de batalha?» Acrescenta que se está a dar uma revolução espantosa nos campos de batalha, não só na forma de como as guerras são combatidas, mas também a política, a economia, a lei e a ética que rodeia a própria guerra. Fala da aplicação de veículos aéreos não tripulados para matar terroristas no Afeganistão e no numero de sistemas não tripulados ter passado de 0 a 12.000 no Iraque nos últimos 5 anos.

    • Reenquadrar

    • Gamelan X - Wold Music Ensemble

      Pode comprar-se o seu CD na Earthville Market.

    • Tim Berners-Lee - Inventor

      Inventor da World Wide Web, dirige o W3C que tem por missão supervisionar as directrizes e desenvolvimento da Web. Uma entrevista com Tim há uns meses onde se fala da web semântica.

      Há ano e meio deu uma palestra sob o título «Looking back, Looking forward». A apresentação feita então foi na minha opinião algo longa mas de qualquer modo merecida. Esta palestra é a palestra Lovelace

    • Pattie Maes

      É uma professora associada do Programa de Media Arts and Sciences do MIT. Fundou e dirige o Grupo de Interfaces Fluídos. Anteriormente tinha fundado e gerido o Grupo de Software Agents.

    • Ray Anderson - O Empresário Sustentável

      Ray Anderson fundou uma empresa que produz Flor uma carpete sustentável, numa empresa a caminho da sustentabilidade. Produzir de forma sustentável pode enriquecer as pessoas envolvidas. Pelos vistos o importante é poupar. Quando não se tem respostas há que procurar as mesmas e foi o que a empresa de Anderson fez.

    • Nandan Nilekani

      Um dos homens que trouxe a Índia para o mundo das tecnologias de informação. Nandan Nilekani é co-chairman da Infosys. No programa de Charlie Rose Nandam e Azim Premji são entrevistados

    • Religar

    • Seth Godin - o guru dos marketers

      Seth é autor de cerca de uma dúzia de títulos, sendo o último o «Tribes», onde explicita um dos pensamento do Kevin Kelly sobre bastarem 1000 seguidores activos de um líder para que este possa levar uma vida razoavelmente boa.

    • Jake Eberts - Produtor de cinema

      A preencher

    • Yann Arthur-Bertrand - Fotógrafo

      Muito boa fotografia, daquela que conta uma história. Muito ainda a explorar

    • Regina Spekter - mais música

      A minha irmã mais nova diz-me que lhe parece a dido, tenho que admitir que ainda não formei opinião.

      Se o passado é boa indicação para o futuro este deve estar a ser retirado do YouTube mais tarde ou mais cedo. No site podem ver-se vários dos vídeos.

    • Ver

    • Oliver Sacks - neurologista antropólogo ou o antropólogo neurologista?

      Será que há algo mais recente do que o Musicophilia a ser apresentado pelo Dr. Oliver Sacks? Não sei porquê mas parece-me que não deverá ser sobre este livro que ele irá tratar mas posso estar enganado.

    • Olafur Eliasson - Escutor de Luz e Espaço

      Não tenho a miníma ideia de como classificar o seu trabalho, é demasiado renascentista para uma designação profissional curta como a da TED. Entre os seus trabalhos encontram-se as Quedas de Água de Nova Iorque

    • Ed Ulbrich - Contador visual de histórias

      Produtor executivo de efeitos visuais de centenas de anúncios comerciais para clientes que incluem: Nike, Adidas, Hewlett Packard, Heineken, American Express, Pepsi, Coca-Cola, General Motors, BMW, Mazda, Mercedes-Benz, Honda, Toyota, Ford, Levis, Anheuser Busch, Motorola, Microsoft, Intel, Sony, e Electronic Arts.

      Foi ainda o produtor executivo de efeitos visuais no Titanic e What Dreams May Come, vencedores dos prémios de 1997 e 1998 da Academy Awards for Best Visual Effects, além de produtor executivo de efeitos visuais em Fight Club, Adaptation, Zodiac, We Own the Night e The Curious Case of Benjamin Button.

      Mazda "Red & White"

    • Golan Levin

      É um engenheiro de software que aplicando código cria uma panorâmica musical ou visual. Golan estudou no MIT onde a sua página pessoal de então ainda é mantida.

    • Margaret Wertheim - «Figurer»

      Isto faz-me lembrar um dos meus colegas nos anos 80, que era apresentado como "the curve feeter" (ajustador de curvas). O Nuno Barradas tratava da criação de fórmulas matemáticas que se aproximassem dos resultados experimentais de libertação de energia.

    • Sonho

    • Jill Tarter - Astrónoma

      «Estamos sozinhos?»

    • José António Abreu

      É um economista reformado, com formação musical e que criou há cerca de 30 anos um modo de as crianças venezuelanas poderem aprender música clássica num ambiente de grande diferença social. O que é uma orquestra?

    • Sylvia Earle - Oceanografa - A conservadora dos oceanos

      Decorre um projecto a nível global para efectuar um censo dos oceanos, recolhendo informação sobre as espécies à volta da Terra num único sítio. O projecto conhecido como «Census of Marine Life», actualmente com 122.500 espécies diferentes permitiu a eliminaçao de mais de 56000 nomes científicos que de facto não passavam de aliterações. O projecto deverá encontrar-se sensivelmente a meio e permite perceber qual a diversidade, distribuição e abundância da vida marinha no planeta. Os cientistas estimam que já estejam registados cerca de 1/4 das espécies existentes.

    • Descoberta

    • Thelma Golden - Curadora do Studio Museum
      do Harlem desde 2000
    • Jennifer Mather - psicóloga

      Estuda a psicologia dos cefalópodes

    • Barry Schwartz

      Já foi anteriormente orador na TED de 2005, em Oxford.

      Notas colaterais: 1 - O Mário Gamito provavelmente concordaria com a observação feito sobre trelasmóveis. 2 - Segunda observação o anúncio do X6 com base no conceito de pele não é nada mau de ser visto após a palestra. Tenho que admitir que gosto de bons anúncios.

      Barry Schwartz deu uma palestra no authors@google sobre o mesmo livro.

      Trata-se de uma palestra mais alargada, com a habitual apresentação e período final de perguntas.

(esta entrada ainda está muito na rama provavelmente será posteriormente repartida em várias quando começar a escrever texto - ainda falta acrescentar muitos oradores, corrigir a porcaria da marcação pois está uma verdadeira caca)

Ao marcar a data de publicação enganei-me e mandei isto para o passado, 1-1-2008 vejamos se pode ser mandada para o futuro Hoje 01-01-2009 às 19:00 mesmo incompleta mesmo só esquelética.

Sem comentários: