Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

16 novembro, 2005

Boas Práticas

Boas práticas de Desenvolvimento

Alguém pergunta se há uma forma correcta de começar um projecto. Acrescenta que o que quer dizer é se se deve começar por escrever o HTML todo e depois escrever as regras CSS ou se se deve fazer as duas coisas de forma alternada? Diz ainda, que está a tentar encontrar um processo lógico a seguir de forma a tornar a tarefa mais fácil de compreender e terminar.

Qual é a minha opinião?

Julgo ser mais fácil desenvolver a totalidade do HTML e documentar a estrutura elementar, as classes e identificações antes de começar o CSS.

Pode parecer aborrecido e pode suceder ser necessário voltar ao HTML mais tarde quando se estiver a resolver problemas levantados por navegadores mal comportados, mas este processo assegura que:

  • O nosso HTML fica bem estruturado e faz sentido sem CSS e/ou JavaScript;
  • Ficamos com documentação para passar aos responsáveis pela manutenção e mais importante para provar que o nosso código era claro;
  • Podemos dar o HTML aos responsáveis pelo desenvolvimento para o transformarem em modelos (templates) ou converterem em ASP.NET, de forma a assegurar que se trabalha em paralelo;
  • Alguns sistemas de gestão de conteúdos fornecem diferentes classes aos editores como estilos num editor WYSIWYG, e tal significa que podemos criar um pequeno guia de estilo para ser preenchido mais tarde quando construir o CSS.

Sem comentários: