Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

19 julho, 2011

Microrobots de antenho

Existem um grande número de investigações na área dos micro-robots. Os micro-robot que são descritos de forma breve abaixo são robot que foram desenvolvidos no final da década passada.





Na micro-robótica clássica foram desenvolvidos robots com elevado grau de integração e muito especializados, que eram capazes de efectuarem micro-manipulações controlados por um sistema central. No entanto a primeira "formiga artificial" ainda está longe de ser desenvolvida pois tal exigiria a integração de todas estas características e ainda uma forma de criar enxames de insectos.



Há vários projectos de investigação que se orientaram para o estudo do comportamento de enxames e que tentam transferir os resultados para simulações ou robots físicos. Foram mesmo criados pequenos grupos de 10 a 20 robots capazes de mimetizarem alguns aspectos de tais insectos sociais. Contudo, os robots usados são normalemente muito maiores que as suas imagens naturais, e têm capacidades reduzidas de percepção, manipulação e co-operação.







O projecto i-swarm combina: micro-robótica, sistemas distribuidos e adaptativos assim como sistemas biológicos auto-regulados. Seria avanço tecnológico para tornar possível a produção em massa de micro-robots, que poderiam depois ser usados em enxames "verdadeiros" consistindo em mais de 100 micro-robot clientes.


Estes clientes serão equipados com inteligência pré-racional, diferindo em tipo de sensores, manipuladores e capacidade de cálculo. Espera-se que tal enxame robótico possa ser usado numa variedade de aplicações aplicando diferentes estratégias. O enxame deverá ser capaz de efectuar a sua dispersão, a sua agregação e ter uma percepção colectiva.



O i-swarm usa actuadores baseados em polímeros, percepção colectiva, efeitos de micro escala, intiligência artificial e colectiva.


Após cerca de 4 anos de investigação o projecto conseguiu produziu uns quantos protótipos de micro-robot, com um sistema de locomoção por micro-passos (usando piezoelectricidade), uma célula solar, módulos de comunicação por infra-vermelhos e um ASIC, tudo num pacote compacto.


O nome i-swarm vem de "Intelligent Small World Autonomous Robots for Micro-manipulation". No entanto não tem nada para manipular, excepto uma pequena plataforma ao contrário do robot MiCRoN que tem uma pinça, nem o número, 90, de robot dos enxames dos "Alice". Ver vídeo abaixo.







Sem comentários: