Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

14 julho, 2011

Mapas de Geo-Imersão



Esta tecnologia permite viajar no mundo virtual em tempo real! Cyrus Shahabi, um cientista da Universidade do Sul da Califórnia leva o seu trabalho muito a sério.

Se há primeira vista os seus mapas têm os marcos típicos a que nos habituamos a ver quer no Google Maps quer nos Mapas do Sapo. Se olharmos com um pouco mais de atenção vemos que nos seus mapas aparecem imagens de carros a moverem-se e de pessoas a andarem, tudo em tempo real. Isto faz parte de um novo conceito de computação designado por "geo-imersão" que junta os mundos real e virtual num só.

"A ideia era captar o ambiente do mundo real e reproduzi-lo virtualmente de modo a parecer que se está num determinado local. Assim ficamos imersos nessa área geográfica como se estivessemos no mundo real," disse Shahabi que é acumula com o cargo de director do Centro de Sistemas Integrados de Media da USC. O apoio da Nacional Science Foundation (NSF) permite que o centro de investigação se mantenha entre os mais avançados da sua especialidade.. Shahabi acrescenta que a geo-imersão tem a capacidade de misturar informação existente em bases de dados e em redes sociais e integrar esse produto com mapas. A geo-imersão fundamenta várias das aplicações que a equipa de Shahabi está a desenvolver.

Uma delas é a do projecto de "transporte inteligente". Pega no mapa de Los Angeles do Google e adiciona algumas características coloridas. Os arruamentos que estão entupidos com tráfego de baixa velocidade são coloridos a vermelho enquanto aqueles em que o tráfego é mais rápido são coloridos a verde.

"Estes pradrões históricos são criados com base em dados de tempo real que recolhemos", diz Shahabi, olhando para um mapa de ecrã cheio do condado de LA. "Mostra como é que ao longo do tempo o tráfego se vai alterando." Dependendo da hora do dia, diz Shahabi, o programa escolhe o "caminho mais rápido", porque tem em conta o tráfego, algo que o Google Maps não tem."

Outra aplicação, uma aplicação que o Big Brother Owerliano provavelmente gostaria de poder usar, designada por iCampus permite obter em tempo real a localização dos "amigos/seguidores" da USC, assim como obter as plantas dos edifícios da universidade e da energia usada no campus.

A iCampus tem várias aplicações como por exemplo a de acompanhamento dos transportes públicos, os trolley da USC têm unidades de GPS que transmitem sinal a cada 5 segundos. Um dos estudantes construiu uma aplicação para iPad usando a iCampus onde, a parte da casa de cada utente é possível ver a que horas se pode apanhar o transporte público na estação mais próxima. A aplicação iCampus pode ser aplicada a outras universidades e mesmo a pequenas cidades.

Outra aplicação é designada por iWatch e pode ser usada como uma ferramente de vigilância melhorada, inclui capacidade de identificação e permite o seguimento de uma pessoa de local para local.

As aplicações de geo-imersão aproximam o virtual do real.

Actualização a 20 de Julho: Hoje ao ler o "Aberto até de madrugada" vejo um comentário para uma apresentação de Blase Aguera Y Arcas.

Fonte: sciencetext.

1 comentário:

Luis Miguel Silva disse...

Muito porreiro!

E a tal cena, temos tecnologias maravilhosas capazes de fazer isto e muito mais, e so preciso po-las juntas (e ter o suporte de uma grande empresa para tornar isso um "standard" hehehe)!