Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

10 julho, 2011

Infraestrutura para ensaio de máquinas voadoras

Arena para «Máquinas Voadoras»


Normalmente neste meu espaço quando falo de robot, xcópteros ou outros dispositivos electrónicos raramente falo das infraestruturas que permitem criar tais objectos. A ETH de Zurique apresenta uma dessas infraestruturas, uma «arena para máquinas voadoras» um espaço de 1000 m³ delimitado por uma parede reforçada a fibra de vidro e "paredes" de rede nas restantes posições. O chão coberto por uma mousse para absorção parcial de impactos para evitar grandes danos nas "máquinas".




Pode ainda ser colocada uma rede na base da arena para protecção adicional das "máquinas" quando se efectuam ensaios de manobras rápidas. Neste caso após uma queda, normalmente basta retirar a máquina voadora da rede e reiniciar a mesma.



Máquinas Voadoras


A generalidade dos ensaios na arena são feitos usando-se quadcópteros da firma alemã Ascending Technologies. Na ETH são substituídas as placas de controlo por outras feitas à medida o que permite aos seus investigadores terem um controlo acrescido sobre o quadcóptero. Por exemplo para recarregarem as suas baterias deslocam-se para uma baía de carregamento de forma autónoma.



Posicionamento


No tecto há 8 câmaras que permitem posicionar qualquer objecto com uma precisão de 1mm, cerca de 200 vezes por segundo. O sistema baseia-se em câmaras da vicon, que entre outras coisas produzem sistemas de rastreio. A calibração do sistema é efectuada com um quadcóptero a voar.


Investigação a decorrer


Há alguns projectos de investigação a decorrer nestas instalações, desde investigação sobre interacção homem/máquina a investigação sobre dança de quadcópteros:






Sem comentários: