Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

15 março, 2008

A Abertura dos Arquivos da TED

A TED acaba de abrir o seu arquivo, desde o início com a conferência nº 1 a de Nicholas Negroponte em 1984.

O fundador da TED Richard Saul Wurman teve a visão de gravar cada uma das conferências que levou a cabo. O material original foi registado em Betamax e as fitas foram trancodificadas para DV, sendo que a maior parte, estava em condições (centenas delas).

Ver a conversa de Frank Gehry com Wurman em 1990, antes da construção de alguns dos edifícios (que não metia água - os seus edifícios eram famosos por chover lá dentro) que constituem a sua imagem de marca é interessante. Ver Nicholas Negroponte em 1984, antes do MIT Media Lab ter uma casa condigna e onde tartamudiava a palavra convergência antes de todo o mundo é no mínimo curioso (eu sou cusco dizem-me os meus colegas). Nessa conferência de 2 horas (ainda não era aplicado o princípio dos 18 minutos) falou dos CD-ROM, sítios web, quiosques, tecnologia de reconhecimento de voz, animação gerada por computador, interface de ecrã táctil, etc.

Por agora, só lá estão uns minutos, mas irão lá estar as duas horas da conferência um dia mais tarde.

3 comentários:

vd disse...

Mais engraçado é ver as previsões do Negroponte, sendo uma delas a do "iTouch", entre outras.

Carlos Afonso disse...

É! O sujeito era mesmo um visionário (o seu laboratório ajudava).

Carlos Afonso disse...

Julgo que dizer que Negroponte tinha previsto o iTouch é esticar um pouco a corda o que ele previu foi uma superfície gerida por software e que responde a estimulos tácteis (isso engloba muitas outras coisas que não o iTouch) mesmo assim é uma conferência muito interessante e de um visionário.

Houve alguém que há uns tempos dizia que os Tofler tinham pouco de visionário, santa ignorância, (talvez já não tenham as visões de futuro de há 20 anos mas continuam a ser escutáveis).