Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

21 setembro, 2005

Escreva à mão as suas (pelo menos as) primeiras páginas web

Codificar à mão

Em primeiro lugar quero dizer que não lhes vou dizer se devem ou não usar um editor WYSIWYG. Vou dizer o que penso sobre porque é que devemos codificar à mão as nossas páginas.

Para aprender a saber como as coisas funcionam neste mundo, a maior parte do tempo ,temos que as esventrar e pesquisar no seu âmago. Não se pode sentar e com um simples olhar perceber como que pequenas coisas intrínsecas o fazem pulsar. Não posso olhar para um computador e dizer-lhe como funciona. Posso ler um livro e depois dizer-lhe, mas como é que lhe podia dizer quanta massa térmica aplicar ao CPU/dissipador de calor sem o ter feito eu mesmo? Se deseja compreender a sua página então tem que a produzir...à mão.

Pintar com uma finalidade

Cada artista tem uma história nos bastidores da sua pintura. Podem dizer-lhe que cada pincelada tem uma finalidade. Nada é feito só por fazer. Quando codifica as suas páginas à mão cada elemento que adiciona é adicionado por alguma razão. Obtém-se um maior sentido sobre o que se faz e temos uma melhor compreensão das nossas próprias páginas. O seu trabalho deve ser mesmo sey e se não o compreender então ele não se torna seu de facto.

As máquinas de escrever são o diabo

Tenho uma teoria sobre literatura clássica. Acredito que haja mais clássicos e que sempre haverá mais clássicos escritos antes da máquina de escrever do que depois do seu aparecimento. A razão para eu acreditar nisto é que os escritores tinham que ter mais cuidado com o que punham no papel antes do aparecimento da máquina de escrever. Não podiam desperdiçar demasiados recursos em palavras desnecessárias. Quando escreviam o primeiro “O” em "O" para iniciarem o romance sabiam porque o faziam. Sentiam o “O” a ser escrito e assim imergiam nos seus próprios romances. Os seus documentos eram verdadeiramente deles. Não o consegue fazer com um editor WYSIWYG.

Poder e Controlo

Codificar à unha as suas páginas dá-lhe um controle sem precedentes sobre cada elemento que aparece na página. Controlamos como o nosso código é formatado. Codificar à unha as suas páginas dá-lhe um controle sem precedentes sobre cada elemento que aparece na página. Temos o poder.

Há um tempo e um lugar

Não estou a dizer que deva escrever cada uma das páginas XHTML do seu site. Seria estúpido escrever centenas de cabeçalhos quando só necessita escrever um e incluí-lo em todos os seus ficheiros. Eu codifiquei à mão o meu cabeçalho e a barra de navegação lateral deste sítio. Codifiquem à mão os modelos de cada página e sei pois o que faz este site funcionar. Não codifico à mão as minhas entradas pois são não ser necessário. MoveableType faz isso por mim. Este site é codificado e agora automatizado para mim de forma a que possa focar-me no conteúdo que escrevo (através de um teclado). As minhas entradas normalmente consistem num <p> aqui e uns <h2> ali.

Nunca percebi porque é que as escolas deixam/obrigam os seus alunos a desenhar as páginas com editores WYSIWYG. Tenho a certeza de que há razões, mas para mim é como ensinar alguém a pintar com números. Se realmente deseja ser bom e obter a apreciação pelo seu trabalho árduo então tem que codificar à mão. Quando já souber bem XHTML/CSS então estará preparado para encontrar a melhor ferramenta para produção.

Sem comentários: