Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

16 novembro, 2010

Memória de Massa

Imagine um computador equipado com memória à prova de choque, que seja 100.000 vezes mais rápida e com uma alimentação menor do que um disco rígido. O Prof. Mathias Kläui inventou um novo tipo de memória "Racetrack", uma memória de grande capacidade, de com uma leitura-escrita muito rápida que no futuro irá eventualmente encontrar o seu caminho até um computador perto de si.

Os discos rígidos são rápidoslentos (obrigado Luís. Dá sempre geito ter quem leia com mais atenção) e podem armazenar enormes quantidade de dados, mas têm um defeito são lentos. Quando um PC arranca, gasta 2 a3 minutos até que pode ser usado eficazmente após a transferência de dados para a memória RAM. Perde-se muito tempo em produção, consumo de energia e dinheiro

A solução envolve dados gravados num nanofio de níquel-ferro, um milhão de vezes mais pequeno do que a fita magnética clássica, contrariamente à fita magnética nada neste sistema move mecanicamente.

Investigadores do Centro de Pesquisa da IBM em Zurique estão a prever colaborar com o Professor Kläui na construção de um protótipo.

Racetrack Memory

1 comentário:

Luis Miguel Silva disse...

Muito interessante! :o)

Atencao que tens um erro no artigo, dizes "Os discos rigidos sao rapidos e tem muita capacidade mas tem um problema...sao lentos".

Hugz,
Luis