Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

22 novembro, 2010

The Amazing Story of Quantum Mechanics

James Kakalios, professor na Universidade do Minnisota e autor do livro de quadradinhos «Physics of Superheroes» volta à carga com um livrinho acessível e sem matemática sobre mecânica quântica. A apresentação em vídeo do livro começa mais ou menos assim:

Esta história começa nos desenvolvimentos em física nos anos 20, com a tentativa de compreender a interacção entre a átomos e luz e de onde resultou a Equação de Schrödinger. Nos anos 50, nos Laboratórios Bell inventou-se o transistor (embora sem que tenha sido o transistor do tipo que se desejava - nota minha) e o LASER, na actualidade temos uma palafernália de dispositivos electrónicos como PC, telemóveis, mp3, ... Schrödinger não estava a tentar produzir o leitor de DVD, mas sem o seu trabalho e o de outros tal não seria possível.

Há quem diga que esta forma de apresentação é demasiado ligeira, alguns mesmo quase como um insulto diriam que é demasiado americana (algo que já disseram de mim), de facto para aqueles que desejam algum contexto adicional a série da BBC sobre mecânica quântica talvez seja melhor.

Lista de vídeos da BBC.

Na quarta parte deste documentários encontra-se algo que se assemelha em princípio ao das bonecas russas as matrioskas só que neste caso com quadros, que podem destapar quadros, que podem destapar quadros...

Um leitor disse-me que tinha transformado o meu blogue em algo onde só aparecem vídeos e um pouco de texto. Tem inteira razão, mas o tempo e a paciência não têm dado para mais.

Sem comentários: