Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

17 novembro, 2010

Há 40 anos

Há 40 anos alunou o veículo lunar Lunokhod-1. Foi o primeiro robot com controlo remoto a operar fora da Terra e andou 11 meses a explorar o Mare Imbrium. O Lunokhod-1 foi um dos veículos enviados pelos então soviéticos para a Lua a bordo da missão Luna 17.

O aspecto é o de uma banheira coberta com rodas.

Este veículo levou um retro-reflector de fabrico francês para experiências sobre distâncias (a Lua tem vindo a afastar-se da Terra) similar a outro enviado no Lunokhod-2 (que reflecte bem menos) e a outros que seguiram nas missões Appolo. Para medir a distância da Terra à Lua envia-se um raio de luz LASER e mede-se o tempo que demora a regressar à Terra após reflexão num destes espelhos.

Após um longo silêncio quer dos franceses quer dos sovieticos nos anos 70 quanto ao registo de observações e após uma série de tentativas falhadas pelos americanos o retro-reflector voltou à acção no início do ano. A equipa do LROC dirigido por Mark Robinson determinou a posição do retro-reflector de forma bastante precisa e a equipa de Tom Murphy enviou impulsos de luz laser do Observatório de Apache Point apontando para as coordenadas fornecidas pelo LROC e altitude indicada pelo altímetro a LASER do LRO.

Sem comentários: