Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

31 julho, 2008

Eclipse Solar Total

Amanhã poderão assistir a um eclipse solar total com transmissão do exploratorium.

Um pequeno acrescento (2008-08-19) podem ver uma fotografia do eclipse tirada em Novosibirk.

30 julho, 2008

Diário de George Orwell

O diário de George Orwell será publicado, uma página por dia, em formato de blogue a partir de 9 de Agosto.

29 julho, 2008

Divulgação Científica

A Sic notícias tem vindo a apresentar um programa de divulgações científica e tecnológica. No seu último programa falaram sobre o homem biónico. Após uma breve introdução segue-se uma entrevista a Santos Victor [pdf], um especialista em robótica do IST.

26 julho, 2008

Randy Pausch

Randy Pausch o cientista de ciências da computação da Universidade Carnegie Mellon, cuja última aula "Really Achieving Your Childhood Dreams," se transformou num fenómeno morreu aos 47 anos.

24 julho, 2008

Conferência tipográfica

O humor por vezes é o melhor remédio para a ignorância neste caso sobre tipografia.

23 julho, 2008

Parabéns à CAMBADA

A CAMBADA sagrou-se campeã mundial de futebol ... robótico na classe de tamanho médio.

Na minha opinião já expressa por diversas vezes o grande problema que a investigação em Portugal ou por portugueses tem é o não ser convenientemente comunicada. Basta ver as palestras do encontro da ciência 2008 para ver a falta de prática que há em comunicar com audiências de tamanho médio (já nem falo de audiências de dimensões elevadas), com discursos cheios de «muletas» das mais prosaicas às «não tenho tempo para falar disto» ou «não sou a pessoa mais indicada para falar disto». Continua a funcionar o nacional porreirismo que levou Pacheco Pereira a espantar-se com a qualidade da apresentação feita à dois anos por Lessig no seminário «Creative Commons na Sociedade do Conhecimento: O impacto dos primeiros 4 anos»

20 julho, 2008

Revista - Edge

A Edge nº 250 é a revista que estou a ler durante o fim de semana. Neste número entre outras peças interessantes surge algo de difícil classificação, mas que poderiamos dizer ser ficção técnica por George Dyson. As citações tanto quanto me apercebo de não forem todas exactas são-no pelo menos na maior parte dos casos. Os "heróis" desta história são todos, para mim mesmo os não nomeados, os pioneiros dos computadores.

18 julho, 2008

Tabela Periódica

A Universidade de Notthingham resolveu criar uma tabela periódica para a era do vídeo. A cada elemento corresponde um breve vídeo.

Ou então pode optar por esta aplicação flash.

Por vezes esqueço que os meus apontadores têm algumas ligações sobre os temas aqui do ainda a pensar, não sendo exaustiva a lista podem dar um pulo às tabelas periódicas, lá.

17 julho, 2008

É a vida

Parece ser a mensagem do cretino.

Pirataria de Livros Electrónicos

Paulo Coelho na sua palestra na DLD deste ano dizia que uma das formas de promover as vendas dos seus livros era promover a sua própria pirataria. James Shore na ao queixar-se da pirataria do seu último livro num tracker de torrents queixou-se da visão subvertida dos piratas mas pede-lhes que já que lhe piratearam ou estão a piratear o livro que lhe façam uma crítica no slashdot.

16 julho, 2008

Inflação

Alguém me sabe explicar o que será viver sob uma inflação de 2 200 000% (Governador do Banco Central do Zimbabwe).

Nota: consultar Alemanha 1932, Zimbabwe 2008. Seguir os enlaces.

O Zimbabwe acaba de introduzir uma nota com a denominação de 100 mil milhões de dólares zimbabweanos. Na Alemanha houve selos com sobrecarga de 1 000 000 000 de marcos. Em Maio, do corrente ano, tinha introduzido a nota de 500 milhões de dólares

15 julho, 2008

Doenças Raras

Com a mania que por aí anda de nos juntarmos às mais diversas comunidades virtuais eis que me apareceu mais uma pela frente a rareshare dedicada a pessoas com doenças raras.

14 julho, 2008

Betas

O Twine é um serviço de gestão de informação com capacidades semânticas. O Dropbox é mais um serviço de cópia de segurança + partilha de ficheiros. No caso da partilha é necessário ter em conta que é um local que leva a sério os direitos autorais.

Os requisitos do dropbox são: 32/64bit Windows XP e Vista, Mac OS X Tiger e Leopard, Internet Explorer, Firefox e Safari.

Para o Twine tenho 70 convites para o Dropbox tenho 10 convites. Indiquem nome (não necessitará de ser um nome completo mas algo que reconheçam) e email (não chega mandarem-me comentários só com perfil bloqueado) e para qual das aplicações desejam receber convite. Não serão publicados, nem retidos por mim, comentários com estas informações.

André - seguiu

13 julho, 2008

Escape from Luanda

Ontem estava a ver um pouco de televisão BBC World e vi um bocado (cerca de 5 minutos) de um documentário sobre alguns estudantes de música.

12 julho, 2008

Autors@google Dan Ariely

Dan Ariely é um economista beavorista. Autor do livro Predictably Irracional. Neste local podem encontrar algumas demonstrações sobre comportamentos irracionais e o que é que isso pode significar na vida do dia a dia.

SEE

Hoje não me está a apetecer ler nem escrever muito. Pelo que vos convido a ouvir e ver a conferência see, de abril passado. Algumas das conferências são em alemão, mas há algumas em inglês como por exemplo a de Ben Fry. Ben Fry é especialista na criação de visualização para grandes quantidades de dados. Ver e ouvir esta conferência é algo que demora algum tempo.

Plásticos mais ecológicos

Custos da Poluição

08 julho, 2008

Alemanha 1932, Zimbabwe 2008

1932 alemanha, 2008 zimbabwe 2008-07-30A moeda do Zimbabué prepara-se para a 1 de Agosto perder 10 zeros nas suas denominações.

06 julho, 2008

Tony Schwartz

Transcrição Testemunho de Vida de Tony Schwartz - Ou para que é que servem as rádios públicas (infelizmente não a nossa)

Guia dos Cépticos

O Boston Globe não contente com o Big Picture também tem um Guia para Cépticos, conversas sobre temas da actualidade neste caso comemorando a apresentação de Darwin na Sociedade de Lineu. Este podcast é acompanhado por vídeos no youtube, que podem conter material não apresentado no podcast. A conversa do dia é com o Dr. Dean Edell, um médico das ondas da rádio, com entre 2 e 6 milhões de ouvintes. O percurso dele faz lembrar Marci Alboher. O Dr. Edell fala da miséria que se passa na divulgação de má informação sobre saúde, do efeito placebo, o uso de acupunctura na cura de dores, mas não de cancros e de como certos "médicos" usam os seus conhecimentos (ou a sua falta) nas "curas". Depois fala de estudos duplamente cegos (usados para determinar se algo de facto funciona ou não para curar ou manter a saúde) e pergunta quantos serão necessários para demonstrar que certas coisas não funcionam.

O programa termina com um desafio sobre se determinada coisa é ciência ou falsa ciência.

Na conversa que escolhi no youtube podem ouvir Christopher Hitchens, um jornalista que se tornou jornalista para não depender das notícias fornecidas pelas empresas.

P.S. Hitchens foi um dos jornalistas que testou em sí se a simulação de afogar uma pessoa era ou não tortura.

05 julho, 2008

Como compreendo o vizinho do Marco Bitaites Zappa

O Marco sofre de Zappancadas e hoje na minha revisão de vídeos encontrei uma biografia do Homem (maiúscula intencional).

Quadcopter - Stanford

Um grupo de estudo da Universidade de Stanford criou um conjunto de quadcopter (pequenos modelos de helicóptero com quatro rotores) que conseguem trabalhar em conjunto e com inteligência suficiente para se re-equilibrarem, contornarem obstáculos e descobrirem alvos.

Amizade Animal

Ontem o dia estava algo cinzento para mim mas hoje foi-me apresentado este vídeo:

04 julho, 2008

A Falta de Tempo é Uma Xatice

Nos meus apontadores, tenho vindo a coleccionar uma série de ligações que por uma razão ou outra não tenho podido explorar com um pouco de atenção. Há contudo algumas ligações que acho merecerem algum investimento de tempo adicional. Uma dessas ligações é a de um holograma que aparece no vimeo feito usando tecnologia da ubiqwindow. Algumas das técnicas lá apresentadas fazem-me lembrar alguns trabalhos da ydreams. Não me parece ser infelizmente para o meu tempo a única menção especial.

Há um certo número de ligações associadas às energias renováveis, seja um novo projecto de gaseificação de lixos no Canada, ou o caso do amor às algas ou a anaconda ou ainda o das tomadas ecológicas.

Se ainda não estiver cansado e gostar de algoritmia pode dar um salto a uma demonstração de algoritmos de ordenação

Há ainda uns quantos sites que saiem da minha esfera habitual como por exemplo este verdadeiro hino à língua portuguesa: corpus do português. Ou um site para calões

Quando a Imprensa se Torna Pura Propaganda

Aqui há uns tempos uma revista, nova, que dizia falar de Angola pediu a minha colaboração para poder publicar umas fotografias. Num primeiro momento disse que sim, pois não gosto de vedar acesso ao uso de conteúdos (um pouco como na política editorial deste blogue, cada um pode cá vir copiar e fazer o que quiser com a sua cópia não fico ofendido - isto normalmente).

A tal revista simpaticamente fez-me chegar uma cópia do seu número 2. Qual não foi o meu espanto quando aquilo com que me deparo é um pasquim de propaganda. Os jornalistas, se é que usam alguém que se lhes assemelhe, parecem só pedir informação sobre os temas tratados a quem ache que está tudo bem por lá ou em vias de o estar pela acção fabulosa dos seus governantes.

Enviei-lhe uma missiva em que declinava o convite. Aqui vou publicar algumas das fotografias que me preparava para lhes enviar. É verdade amo aquela terra, mas algumas destas imagens deixam-me mais triste outras mais optimista.

Mesmo um orgão de propaganda tem que ter cuidado e elaborar nos dias de hoje as matérias que foca com um pouco mais de equilíbrio. Há demasiadas fontes de informação para se limitarem a reproduzir loas ao regime e o de Angola no contexto africano nem será o pior - poderia é fazer muito melhor. Era necessário no mínimo aflorar os aspectos menos correctos.

Angola, Kuanza Norte, Dondo - Fim da Época das Chuvas

O Dondo no final do período das chuvas parecia uma cidade a caminhar para o desaparecimento. Parece tudo algo abandonado. Lá, quando pequeno, nos primeiros anos da década de 70, apanhei um duche de óleo do Vauxall (o opel inglês) Victor (Série FD) e fiz sensação ao entrar à hora do almoço no Hotel do Dondo com a cara enegrecida. Mais de uma hora a lavar a cabeça e a cara para tirar o óleo.

Angola, Lunda Sul, Saurimo, Paragem de Autocarro, Tintas Europa

Esta paragem de autocarro é a imagem da cidade, limpinha e a modernizar-se.

Sumbe - Serviços de Agricultura

Os edifícios da era do ferro estão a ser mantidos, por vezes sem grandes conhecimentos por parte de quem o faz.

Escola Profissional de Dala - Quantos alunos e professores tem

Esta é uma das muitas escolas profissionais montadas nos últimos tempos um pouco por todo o lado o problema é que depois não têm massa crítica para desenvolverem um projecto educativo profissionalizante minimamente sustentável.

Dala - Hangar - Como são conhecidos os galinheiros em plataformas elevadas

Uma imagem exótica para nós europeus mas uma demonstração de adaptabilidade e inventividade. Isto é um galinheiro em plataforma elevada - conhecido na gíria por hangar - para evitar que as galinhas desapareçam.