Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)
24 dezembro, 2008
21 dezembro, 2008
Ursula K. Le Guin
Eu tenho que admitir que não gosto de ver/ouvir autores a lerem excertos dos seus livros, neste caso LAVINIA, mas abro excepções, como esta. Ursula K. Le Guin tem uma bibliografia algo extensa sendo uma das autoras de ficção científica e fantástico, de que não há grandes dúvidas quanto ao mérito como escritora.
Ursula na wook A simbólica do espaço em The Lord of the Rings e Earthsea[pdf 20 páginas]Leis de Asimov revistas
É uma palestra de 2007 integrada na Conferência da Singularidade
I ParteEra uma vez nos anos 60...
II ParteQuem diria que o primeiro caso de altruísmo documentado foi nos morcegos vampiro, aprender algo sobre a evolução pelos vistos é importante para construir um robot.
III ParteAs inteligências artificiais que iremos criar dependem das nossas ideias...E finalmente acho que um robot deverá ser como um escuteiro
Obrigado DarkLord pela correcção. Parece que além de não saber escrever começo a apresentar sinais perturbantes nem consigo verificar os títulos que dou às entradas. A pior deste ano foi ter escrito ºK em vez de K.
Actualização 2009-01-02:Hoje na Make Philip Torrone dá os parabéns (comemora) a Isaac Asimov e anexa um pequeno conto futurista passado em Maio de 2061.
16 dezembro, 2008
"Magic Wave"
"Magic Wave" concebido pelo escultor Reuben Margolin para o espectáculo de abertura do Technorama - O Centro de Ciências Suiço
Entrevista com Reuben Margolin onde explica os conceitos por detrás da sua escultura móvel
14 dezembro, 2008
WCAG 2.0 - II
As directrizes WCAG 2.0 pretendem tratar de barreiras de acessibilidade que pessoas com dificiências visuais, auditivas, físicas, cognitivas e neurológicas ou idosos, podem encontrar quando acedem à Rede/Teia. As directrizes WCAG 2.0 explicam como tornar o contéudo:
- Que possa ser percebido, por exemplo criando texto alternativo para imagens, legendas para áudio, capacidade de adaptação da apresentação e contraste de cores;
- Operativo, tratanto da acessibilidade por teclado, contraste de cor, temporização das entradas, evitando, como evitar episódios de epilepsia e navegabilidade;
- compreensível, como melhorar a legibilidade, a previsibilidade e a assistência ao preenchimento de um formulário e
- robutez, por exemplo tratando da compatibilidade com as tecnologias auxiliares.
As directrizes propriamente ditas são acompanhadas de uma série de anexos, desde directrizes de forma abreviada, a documentos que indicam como alcançar compatibilidade com as WCAG 2.0, um guia de referência abreviado e à medida, um documento para compreenção das WCAG 2.0 e técnicas para as WCAG 2.0. Já há técnicas desenvolvidas para HTML, CSS, SMIL, Scripting e WAI-RIA estando a ser desenvolvidos outros documentos para outras técnicas. Existe ainda um documento para auxiliar numa fase de transição Como actualizar o seu sítio para as WCAG 2.0.
Nota: Trata-se de uma tradução apressada do press-release do anúncio da passagem a recomendação das WCAG 2.0. Este documento ainda não está concluído isto é só uma base a partir da qual vou começar a explorar um pouco mais o tema.
Mais uma rapice
13 dezembro, 2008
WCAG 2.0 Recomendação
As WCAG 2.0 alcançaram o estatuto de recomendação do W3C. Tive algumas dúvidas se este seria o caminho a seguir, se se trataria de uma evolução em relação às WCAG 1.0 [tradução pt], alguma abstracção (qualquer dia pode suceder o que sucedeu aos bancos aflitos por terem aplicado dinheiro em algo de complexa compreenção se continuarmos no caminho das abstracções, virtualizações e outros ões) e generalização (alargamento do âmbito de aplicação mesmo fora do âmbito do w3c) ou se o caminho adequado seria o apontado pelo Joe Clark no Samurai, uma alteração incremental, tendo Joe declarado que deixava de expressar opiniões sobre acessibilidade aplicada à Web.
Quando se olha à nossa volta e se verifica que muitos sítios institucionais ainda não sabem o que é que é isso de acessibilidade, a única coisa que conhecem é o raio do buraco da fechadura e não sabendo o que isso é não aplicam ainda (ao fim de n anos de portaria a exigir que tal ocorra) as directrizes estabelecidas nas WCAG 1.0 já com 9 anos, surge agora a sua evolução WCAG 2.0. Quanto tempo demorará a sua adopção?
Simpsons
Já anteriormente falei aqui dos Simpson. Hoje através do Patrik fiquei a conhecer o arquivo dos simpson. Neste podemos encontrar desde as sinopses dos mais de 400 episódios, passando por fóruns e até um "Jornal" o "The Springfield Times"
60 minutos
«60 Minutes» foi visitar a sede da Aramco e teve acesso ao seu centro nervoso onde lhe foi apresentado um ecrã à medida do meu colega planetário Carlos Martins (só acho que para ele lhe deve faltar a terceira dimensão e algum dinamismo).
D. Branca americana
Algumas pessoas achavam que só papalvos em Portugal eram atraídos por esquemas semelhantes ao da D. Branca (esquemas piramidais) para ganharem dinheiro e depois ficam muito espantados quando a bolha lhes estoira nas mãos. Um ex-administrador do NASDAQ foi apanhado num esquema destes de 50 mil milhões de USD
Mário Nogueira fez-me notar (muito boa fotografia a preto e branco analógica) que o esquema não era piramidal mas sim de Ponzi (a ligação acima aponta para o mesma entrada).
Aquilo que eu quis salientar é que as pessoas por vezes têm expectativas inalcançáveis (são de facto gananciosas) de forma sustentável. Quando o número de entidades para de crescer deixa de haver forma de honrar os compromissos (absurdos) que se tiverem tomado.
As pessoas acham que não terem dinheiro actualmente envolvido nos fundos geridos pelo Mr. Made Up, oops, Madoff podem ter uma grande surpresa. Em 2005 houve um outro sugeito que fez desaparecer 450 milhões de USD e depois fingiu um suicídio, tendo reaparecido do mundo dos mortos quando a sua namorado foi acusada. O problema para essas pessoas é que a partir do momento que se sabe que se trata de uma fraude, qualquer fundo de fundos que tenha tido dinheiro aí aplicado e o tenha reavido, com lucro pode ser obrigado a devolver o dinheiro aí ganho sem nenhum limite temporal quanto ao momento em que o tenha levantado. Assim a pergunta a fazer é tenho dinheiro que tenha em algum momento estado investido num fundo que tenha estado investido em fundos geridos por Madoff?
Actualização2008-12-26: Podem ver Peter Schiff dizer que a economia americana é um grande esquema de Ponzi.
03 dezembro, 2008
1. Lei de Newton
Este devia voltar a estudar para aprender a primeira lei de Newton:
Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele.via (Wikipedia)
30 novembro, 2008
29 novembro, 2008
O Cumprimento da Lei
Quando era um jovem imberbe li um dos livros do Astérix e das suas atribulações com a burocracia romana. As regras eram absurdas e podiam mudar. Astérix mudou as regras. Hoje nas minhas leituras deparo-me com este sound bite de informação:
What can I say, other than, this is a terrific start on fulfilling Obama's promise to make government more open and participatory. (It may well be a violation of the archaic Paperwork Reduction Act, which actually requires all government agencies that want to request any kind of information from more than ten members of the public to first get clearance from the Office of Management and Budget, but thank goodness no one cares--maybe we can finally get that law amended to allow this sort of thing across all government agencies.)
O realce é da minha responsabilidade. Quem diria que no país supostamente com pouca burocracia havia um absurdo destes.
Hoje encontrei um trecho de um desenho animado adaptado do livro de Asterix que li na minha juventude.
24 novembro, 2008
Innocentive
A Innocentive, uma das firmas que faz intermediação entre inovadores/inventores e empresas acaba de lançar um pavilhão (virtual) em conjunto com a SAP para o lançamento de desafios na área das ciências da computação (interpretadas de forma lata).
Dica para Firefox
Um sujeito que se apresenta como guga pede-me ajuda num comentário para o problema que lhe surgiu de que ao abrir o firefox este força a passagem da apresentação de 32 bits para 8 bits.
Este problema tem uma solução simples em Windows que é clicar no botão direito do rato quando apontar para o atalho do Firefox e depois de ter seleccionado a opção "Propriedades" ir para o separador "Compatibilidade" e verificar que as "Definições de visualização" não forçam essa redução (isto é, não estão marcadas - não o devem ficar).
Nota: não é meu hábito dar dicas deste género pois a minha prática de Windows tem vindo a baixar paulatinamente. Mas tive uma situação no passado (2004?) similar. Normalmente não publico comentários que não tenham origem verificável pelo que não respondi ao comentário.
Nota 2: Este pedido de auxílio foi efectuado num artigo de 2007. Claro que o leitor nem se deu ao trabalho de procurar a resposta no local aí indicado.
14 novembro, 2008
Conhecimento Perigoso
Conhecimento Perigoso é um documentário por David Malone em que podemos ficar a conhecer um pouco melhor 4 matemátas: Georg Cantor, Ludwig Boltzmann [pdf], Kurt Gödel e Alan Turing. Além de serem todos génios todos cometeram suicídio.
Parte I
O documentário começa com Georg Cantor, alemão, nascido na Rússia, cuja obra se veio a tornar nas fundações de muita da matemática do século 20. Achava ser mensageiro de Deus e eventualmente tal conduziu-o à insanidade tentanto provas as suas teorias até à insanidade.
Ludwig Boltzmann tentou provar a existência de átomos. Kurt Gödel era confidente de Einstein e provou que haveria sempre problemas para além da compreensão da lógica humana. A sua vida terminou num sanatório.
Finalmente Alan Turing, o descodificar de Bletchley Park, pai das ciências da computador e homosexual, morreu a tentar que algumas coisas são fundamentalmente sem prova.
O documentário apresenta ainda brevemente os seus discípulos (de pensamento) como Greg Chaitin e Roger Penrose.
Parte II
13 novembro, 2008
TED - Tim Brown
Tim Brown, CEO da IDEO a falar de brincar/jogar como algo importante para um criativo.
extractos)
Mais uma pessoa que quer que as pessoas façam algo durante a sua apresentação, é uma boa forma de quebrar o gelo. Tememos a opinião dos nossos pares e esse medo leva-nos a não dar a nossa opinião.
Brincar é importante para o processo criativo. A interacção é importante
(fingerblaster)
O que é isto? Onde é que posso aplicar isto? (Perguntas de criança)
Regras para quebrar as regras
Protótipo de plasticina
Role playing12 novembro, 2008
Sea Orchestra: making of
Cada vez gosto mais de anúncios inteligentes, cada vez gosto mais de animação. Saber como determinada coisa é feita é mesmo interessante:
Sea Orchestra: The Making Of from Shy the Sun on Vimeo.
Quando escrevi a entrada sobre o livro de Haeckel, não me passava pela cabeça que seria uma das fontes para um vídeo de que tinha gostado muito Sea Orchestra, que fiquei a conhecer em Agosto passado.
Problemas
Para não dizerem que só digo mal da Microsoft eis uns puzzles para resolverem College Puzzle Challenge. Os problemas são acompanhados das respectivas soluções propostas.
11 novembro, 2008
Coalfinger
Agora até o Greenpeace vê 007 (ia escrever isto como 000), ou melhor dizendo, tira partido do 007 com o seu agente Graverson Green.
Via: ninjamarketing.
Holograma
Isto não deveria figurar neste blogue mas nos meus apontadores. Os objectos 3D que são mostrados na caixa podem parecer à primeira vista um produto de ilusionismo. A impressão estará perto da realidade pois essas imagens são resultado de um espelho a rodar a alta velocidade em sincronia com um vídeo projector modificado que emite 4000 quadros por segundo.
As imagens apresentadas tanto podem ser imagens de síntese como imagens reais.
Como se pode ver pela dimensão e definição nunca estaria em condições de ser usado directamente num estúdio virtual para apresentação ao grande público.
Informação adicional em: ICT. Via: wildcat
A ver o vídeo de apresentação da Laval Virtuel de 2009(que porcaria de som).
09 novembro, 2008
Hoje à hora do almoço
Hoje à hora do almoço o meu pai estava a tentar responder a uma diatribe da minha mãe sobre passeio que ela (não) tinha feito em Angola. O meu pai que é surdo (às vezes por conveniência parece) interpretou a frase como sendo uma recordação de viagem e lembrou uma historieta que ocorreu em Massangano.
Ver mapa maior
Há muitos anos (não sei mas diria que foi no anos 60 ou 70 do século passado, numa das várias viagens que fez teria estado nas ruínas de Massangano, a fortaleza construída pelos portugueses que permitiu a conquista de Angola como território português, ter-se-ia encontrado com o bispo auxiliar de Luanda da altura, e um casal onde pontuava um colega do meu pai. O bispo sentindo-se à vontade terá dito ao olhar para um pequeno canhão (não me parece que fosse um dos da fotografia de Ivo Cardoso) terá dito algo como: este deve ter sido o brinquedo do filho do Paulo de Novais.
07 novembro, 2008
06 novembro, 2008
CBI
Veja vídeos da CBS Online
Nota: Isto não devia figurar aqui no ainda a pensar mas nos meus apontadores.
Sumo
Quando vi a Palin neste vídeo de explicação do funcionamento do Juice, não resisti e publiquei apressadamente. Como alguns leitores destas bandas sabem não entendo como é que alguém vota numa pessoa que diz que deseja um governo pequeno mas no seu estado trata de por cada dólar cobrado aos seus habitantes gastar 1,8 dólares.
Mas deixando esses devaneios o que é que me ocorre dizer desta extensão para o firefox.
O Juice é um novo plugin para Firefox 3, actualmente em Beta, como quase tudo o que mexe na Internet, desenvolvido pela empresa Linkool Labs, que torna uma busca na web algo tão simples como seleccionar e arrastar para um painel lateral.
Se arrastarmos texto, imagens, vídeos ou ligações para o seu painel, veremos de forma quase imediata informação adicional do Google, wikipedia, YouTube e outros sítios web. As imagens e os vídeos podem ser armazenados no painel do Juice para se necessitarmos delas e deles mais tarde, contudo tal não sucede com o texto.
Além disso compreende linguagem natural. Além de um sistema de manipulação de glossários, ajuda de rede semântica, ligando palavras chave a conteúdos relevantes de terceiros. Embora use o termo "semântico" na sua descrição não funciona para o exterior com RDF.
Tem ainda o defeito de não se poder colocar o respectivo painel onde se deseja, ou está à direita ou está desactivado.
Pode ser comparado com outros plugin como por exemplo o Mashlogic. Alguns dos termos que vêm a sublinhado, na imagem abaixo, devem tal sublinhado ao Mashlogic
05 novembro, 2008
Holograma na emissão da CNN para as eleições de ontém
- 35 câmaras HD apontada ao correspondente num anel
- Câmaras diferentes filmam diferentes ângulos à lá matrix, de modo a transmitirem a totalidade do corpo.
- As câmaras estavam sincronizadas com as câmaras no quartel-general em Nova Iorque de modo a que a perspectiva fosse a correcta.
- O sistema foi instalado em carros de exteriores nos quartéis generais das campanhas de Obama e McCain
- Além de uma comunicação pelas câmaras do acompanhamento do movimento dos alvos (como nos jogos de futebol mais importantes) há ainda uma comunicação do acompanhamento dos movimentos dos correspondentes por infra-vermelhos.
- Os correspondentes vêm um ecrã de 37 polegadas (ou similar) com uma alimentação das imagens já combinadas. Útil para cabelo fora do sítio ou outra irregularidade similar.
- Uma vintena de computadores tratam a informação gerada de modo a que se torne útil.
via: wilcat
A Riqueza é Algo Muito Relativo
É importante ter a noção das coisas. Para algumas destas pessoas nós somos ricos. Mesmo neste tempo de incerteza é importante mantermos as coisas em perspectiva.
- Dormiu sem fome ontém à noite?
- Não dormiu na rua?
- Hoje de manhã pode escolher a roupa que trás vestida?
- Perdeu tempo a recear ter alguma dessas dificuldades?
- Tem acesso a água potável?
- Tem acesso a cuidados médicos?
- Tem acesso à Internet
- Sabe ler?
- Tem direito a voto e a ser eleito/a?
Algumas pessoas podem dizer que é rico/a. Quando desesperar lembre-se disso.
Nota: via Joshua Paul
04 novembro, 2008
02 novembro, 2008
Formas da Arte da Natureza
Por vezes julgamos que um livro sem direitos de autor não deverá ser grande coisa, mas há vários exemplos que contradizem tal coisa como é o caso do Kunstformen der Natur de Ernst Haeckel (só tem um defeito a dimensão), onde podemos observar entre outras gravuras de medusa (bem sei tradução muito livre). Pode ver ainda a página do livro na wikipedia ou a página dedicada à exposição sobre a obra do Marine Bilogical Laboratory
31 outubro, 2008
Zach Kaplan e Keith Schacht
Neste vídeo de 2005, agora publicado (isto é é divulgado pela TED este ano) os dos co-fundadores da inventables, Zach Kaplan e Keith Schacht (actualmente na craftplay), apresentam uma série de produtos já em fabrico que por sua vez a inventables promove junto dos seus clientes evitando que estes desperdicem dinheiro em investigação e desenvolvimento da roda. Um deles diz que a sua função não é trazer um produto novo, mas promover um produto que seja nova para aquele seu cliente.
Para efectuar essa promoção a inventables coloca nas instalações do cliente um mostruário a que chama «Innovation Center». Pelo menos um dos clientes da inventables usa o mostruário como prova (entre outras) de criatividade por parte dos candidatos a colaboradores.
Os produtos que a inventables promove já estão em produção e normalmente são seleccionados por aquilo que a inventables designa por caçadores de tecnologias. Ou seja por muito interessante que seja o altifalante plano, feito com uma película, flexível e transparente de nanotubos tal não seria, pelo menos para já apresentado nesse «Inovation Center», pois ainda se trata de um protótipo de investigação.
(Saber mais no acs)A inventables é uma daquelas companhias que começa pequena, tem uma primeira aproximação ao mercado, verifica que não é suficiente para ser sustentável, corrige o erro e desenvolve-se tendo actualmente 12 empregados. Consegue uma presença mediática significativa tendo sido notícia na CNN, um portofolio de clientes invejável.
Existem outras empresas que em vez de procurarem soluções inovadoras para problemas ainda não explicitados como faz a inventables, intermedeiam soluções para problemas apresentados por clientes como por exemplo a innocentive.
Depois de ter lido o artigo do Carlos Martins sobre este vídeo tive sérias dúvidas em publicar isto, mas acabei por fazê-lo pois parece-me suficientemente diferente do dele.
30 outubro, 2008
Marte - 5 anos de missão
A National Geographic no próximo domingo irá passar um documentário sobre as missões em Marte, de acordo como este twit: «MarsPhoenix MarsPhoenix Lucky @MarsRovers. Their own TV special "5 Years on Mars" this Sunday Nov. 2, Nat Geo channel 8pm. A preview here:» aqui mesmo.
28 outubro, 2008
25 outubro, 2008
Impacto Remoto
Remote Impact (vídeo 1) de Stefan Agamanolis no Vimeo.
O «Remote Impact» é um jogo remoto que permite uma experiência de contacto de corpo completo. O jogo encoraja exercício intenso e reconhece e regista a intensidade aplicada. A intensidade física permite uma libertação de tensão, redução de peso e ao mesmo tempo permite socialização à distância.
Uma superfície verdadeiramente multitoque.
15 outubro, 2008
Blog Action Day 08
O Blog Action Day 2008 levou-me a interromper as minhas férias da Internet.
Num dia como hoje é importante salientar não ser razoável não dar uma nova oportunidade no combate à pobreza.
Eis algumas formas de combater a pobreza da autoria de Beth Kanter:
- Emprestar a um empreendedor um euro por cada pessoa que subscreva o seu blogue num determinado período de tempo (exemplo, uma semana, um mês...).
- Emprestar cinco euros a um empreendedor por pessoa que acrescente um link ao seu blogue, num determinadp período de tempo.
- Doar equipamento a uma família que viva na pobreza (por exemplo um computador, um leitor de dvd...)
- Doar um euro por cada 1000 visitas ao seu sítio num determinado período(por exemplo de um mês).
- Criar um album de fotografia no flickr (ou outro local similar) que conte uma história sobre a pobreza.
- ...
05 outubro, 2008
Hábitos
Um dos hábitos que mantenho é ir actualizando a lista de leituras que efectuo. Hoje por exemplo acrescentei à lista uma ligação ao blog dos seis pixeis de separação, onde são apresentados uma série de conferências dadas na TED, na Google e noutros locais. Pela duração dos vídeos têm muito com que fazer as vossas células cinzentas mexerem um pouco (as minhas estão em repouso).
03 outubro, 2008
Prémio TED 2007 - Combater a tuberculose multiresistente
O consciencializar as pessoas para o risco envolvido na tuberculose multiresistente, e a possibilidade real de esta poder ser contida foi o desejo concedido pela TED a James Nachtwey fotojornalista de quem o Boston Globe publica algumas fotografias.
via: XDRTB.org
Nota: isto devia estar no ar desde as 00:00 mas estou mesmo a dormir em cima do computador nos últimos dias.
01 outubro, 2008
Entrevistar Palin
Bom, quem acha que a Palin é uma pessoa bem informada sobre aspectos científicos então deverá fazer uma breve consulta a esta notícia de cobertura das eleições de 2008.
Se perdeu as entrevistas a Palin, por estar a ver os Gatos Fedorentos e ver dois programas humorísticos ser contra a sua religião, agora pode ler uma entrevista com a Palin (virtual diga-se à lá Eliza).
Nos próximos dias iremos ouvir falar do escritor brasileiro Monteiro Lobato (Sítio do Pica-Pau Amarelo) por causa do seu livro O Presidente Negro.
21 setembro, 2008
Computação Social na Europa
Ontem houve um encontro entre meia dúzia de pessoas interessadas nos impactos que o uso de ferramentas de computação social poderão ter.
Uma das conclusões a que se chegou é que seria necessário criar alguns conteúdos relativos ao uso de ferramentas. Algo que não me lembrei na altura foi o de saber qual o actual estado de coisas.
Hoje por coincidência, através do Twine tomei conhecimento de um relatório sobre uso/adopção de computação social na Europa. É dele que deixo aqui uma «tradução» das suas 2 primeiras páginas.
Pode aceder-se ao relatório It can be accessed through the Europa server: http://europa.eu/
JRC 46431
EUR 23415 EN
ISBN 978-92-79-09453-8
ISSN 1018-5593
DOI 10.2791/33329
Luxembourg: Office for Official Publications of the European Communities
© European Communities, 2008
Reproduction is authorised provided the source is acknowledged
Printed in Spain
O Joint Research Centre da Comissão Europeia tem um esquema de pesquisa exploratória cuja finalidade é construir competências em campos científicos estrategicamente relevantes. Um dos projectos escolhidos na IPTS, após um período de pedido de propostas foi "Exploratory Research on Social Computing" (ERoSC). Este projecto foi levado a cabo pela Unidade para a Sociedade de Informação no IPTS durante 2007-2008
A finalidade do projecto é 1. explorar o impacto socio-económico da computação social, 2. avaliar a sustentabilidade das aplicações sociais (modelos de negócio e viabilidade) 3. a posição da Europa em termos de criação, uso e adopção e 4 as opções das políticas de pesquisa e inovação da EU. Tal pesquisa é importante e urgente pois a computação social já tem um impacto significativo em vários aspectos da sociedade e o conhecimento recolhido anteriormente era anedótico e sem comparação. Também, a recente natureza das aplicações de computação social, o seu crescimento elevado em termos de criação, uso e adopção e as alterações contínuas em tecnologias, aplicações e comportamento dos utilizadores, reforçam a necessidade de uma monitorização contínua e a construção de uma capacidade científica.
Assim, o projecto ERoSC levou a uma recolha e avaliação sistemáticas empíricas do impacto sócio-económico das aplicações de computação social. O enquadramento metodológico para a avaliação consistiu em pesquisa de secretária usando estudos, relatórios e estatísticas disponíveis sobre computação social em geral e em conteúdo colaborativo e redes sociais em particular. Além disso foram entrevistados perítos e foi levado a cabo uma workshop para validação das opções políticas para tratar dos desafios que o domínio das aplicações de computação social, por ser novo estar em rápida mudança, levanta.
A pesquisa foi levada a cabo internamente por um certo número de pesquisadores chave, e suportada por uma equipa multidisciplinar pertencendo às diferentes áreas de actividade da unidade de IS. Este é o primeiro relatório dos cinco do projecto ERoSC. Fornece uma avaliação sistemática empírica da criação, uso e adopção das seguintes aplicações de computação social: blogging, podcasting, conteúdo colaborativo, rede social, partilha de multimedia, social tagging e social gaming. Todos os relatórios ERoSC estarão disponíveis em: http://is.jrc.ec.europa.eu.
Enquanto completa o projecto ERoSC, a unidade IS da IPTS (Institute for Prospective Technological Studies - um dos 7 institutos de investigação do Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia.) irá continuar a trabalhar sobre computação social, e está a avaliar actualmente os impactos da computação social em: saúde, governação, aprendizagem, inclusão, competetividade e indústrias das tecnologias de informação e comunicação/media.
Sumário Executivo
Nos últimos anos, o crescimento das aplicações de computação social tem sido impressivo. Estas aplicações digitais definem-se por capacitarem interacção, colaboração e partilha entre utilizadores. Incluem aplicações para blogging, podcasting, conteúdo colaborativo (por exemplo, Wikipedia), redes sociais (por exemplo, MySpace, Facebook), partilha de multimedia (isto é, Flickr, YouTube), social tagging (por exemplo, Deli.cio.us) e social gaming (por exemplo Second Life).
A importância da computação social foi reconhecida por quem faz a política europeia. Considera-se que é um desenvolvimento potencialmente disruptivo da Sociedade da Informação, no qual os utilizadores têm uma papel crescentemente importante na forma como os produtos e serviços são moldados e usados.
Isto pode ter impactos sociais e económicos importantes em todos os aspectos da sociedade. Há, contudo, pouca prova científica sobre o crescimento e impacto das aplicações de computação social. O objectivo deste relatório é providenciar uma avaliação sistemática empírica da criação, uso e adopção de aplicações de computação social. Foram assim coligidos dados actualizados em sete áreas específicas da computação social: blogging, podcasting, conteúdo colaborativo, redes sociais, partilha de multimedia, social tagging e social gaming. Além disso, o relatório dá uma definição de computação social de modo a clarificar o que se quer dizer, face aos múltiplos ângulos e pontos da nova área de computação social móvel.
A dinâmica da participação do utilizador na computação social também é apresentada. Finalmente, em anexo são apresentados dados empíricos extensos. A pesquisa indica que parece haver uma diferença regional no uso da computação social. Os países asiáticos lideram com mais de 50% de utilizadores da Internet em todas as aplicações, seguidos pelos EUA (com cerca de 30% de utilizadores de Internet) e pela Europa (com cerca de 20%).
A análise mostra que a criação, uso e adopção das aplicações de computação social tem vindo a crescer fortemente desde 2003. O tamanho da blogoesfera duplicou a cada 5-7 meses, e mais de 100.000 blogs são criados diariamente. Mais de 1 bilião (não sei se 1000.000.000 se 10 elevado a 12) de fotografias (1 milhão por dia) 40 milhões de vídeos criados pelos utilizadores (70.000 por dia) são carregados para sítios de partilha de fotografia e vídeo. São criados 10 biliões de objectos por utilizadores do Second Life e a social tagging está em crescendo com milhões de fotografias legendadas no Flickr ou vídeos no YouTube (1 milhão de etiquetas adicionadas por semanha ao Flickr). Blogging, partilha de fotografia e vídeo, redes sociais, social tagging e social gaming espalharam-se rapidamente e um mínimo de 20-25% de utilizadores da Internet usam-nas na europa. Podcasting, contudo é usado por um número restrito de utilizadores da Internet (à volta de 2% dos utilizadores europeus da internet).
O crescimento na adopção de aplicações de computação social iniciou-se pelos utilizadores jovens da Internet. Mais recentemente, contudo, novos grupos de utilizadores estão a emergir que não são constituídos pelos tipicos adoptantes pioneiros das tecnologias de informação e comunicação: mais e mais mulheres e pessoas mais velhas estão a começar a usar as aplicações de computação social. Na Europa um aumento significativo do uso de sítios de partilha de vídeo vei-o quando as mulheres e pessoas com idades compreendidas entre os 50-64 (os designados por "Surfitas prateados") o começaram a fazer. Esta tendência pode indicar que a difusão da computação social está a entrar numa fase de maturidade que segue um período de crescimento exponencial. Isto também é confirmado pela observação das curvas de crescimento exponencial do uso da computação social começam a nivelar-se. Este abrandamento pode contudo ter outras causas tais como a fadiga tecnológica ou o facto de que a novidade destas aplicações estar a desaparecer. Outra razão poderá ser a passagem de utilizadores de plataformas conhecidas de computação social para outras plataformas mais locais e de nicho. É necessária mais investigação para compreender melhor estas tendências.
Outra importante observação é que embora a participação dos utilizadores ser um aspecto chave nas aplicações de computação social, nem todos os utilizadores têm o mesmo grau e modo de participação. A generalidade dos utilizadores tendem a free riders' isto é, usam conteúdo de computação social criado por um pequeno grupo de utilizadores nucleares (os "criadores"). Estimamos que só 3% dos utilizadores da Europa sejam "criadores" isto é, criam blogs ou artigos da wikipedia, ou carregam vídeos gerados pelo utilizador para o YouTube ou fotografias para o Flickr. Cerca de 10% de utilizadores dão feedback (colocando comentários em blogs ou em críticas), partilham conteúdo no Flickr, YouTube e etiquetam conteúdo no deli.cio.us. Um terço dos utilizadores da Internet (30%) usam conteúdo de computação social - por exemplo, leiem blogs, vêm vídeos gerados pelos utilizadores, ouvem podcasts e visitam wikis ou visitam e utilizam redes sociais. A simples leitura ou utilização de conteúdo social pode deixar traços que podem ser usados (anonimamente) como meio de partilha de preferências e interesses (praticamente 100% dos utilizadores da Internet).
Além disso, a intensidade de uso destas aplicações é muito diversa. As pessoas levam a cabo um conjunto alargado de actividades, isto é, podem ser "criadores" e ao mesmo tempo 'free riders' isto é alguém que escreve um blogue pode também visitar uma rede social ou ouvir podcasts. A Europa tem forças em tecnologias móveis e em conectividade móvel e tem a liderança do mercado de dispositivos móveis. Há, assim, a possibilidade de a Europa desenvolver mais serviços relevantes, aplicações e plataformas para o mobile 2.0. Há muita inovação a suceder na área da computação social móvel, onde emergem novos conceitos como por exemplo o mobile lifecasting, mobile socialcasting ou mobile lifestreaming. Video streaming a partir da Web é visto por muitos como a «next killer application» como serviços como a Kyte.TV ou Seeismic.
Enquanto cerca de 20-25% dos utilizadores da Internet na Europa usam aplicações de computação social baseadas nos computadores, a computação social móvel não parece seguir os mesmos padrões. A computação social móvel só foi adoptada por uma pequena base de utilizadores embora haja provas do seu crescimento. Em países seleccionados da EU onde houve um inquérito (i.e. o Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e Itália) só 2.6% dos utilizadores móveis acedem a redes sociais através dos seus telefones móveis e 5.5% vêm vídeos online. Os Teenagers são os mais activos utilizadores da computação social móvel.
São necessárias pesquisas adicionais quer quantitativas quer qualitativas para monitorar e compreender melhor a criação, uso e adopção de aplicações de computação social em períodos de tempo mais longos. Nova adopção, padrões de uso, incluindo o uso que as pessoas dão às tecnologias sociais como parte dos seus dia-a-dia. É também importante ver como é que as companhias, organizações e sector público estão a adoptar as aplicações de computação social e também a compreender melhor os impactos sócio-económicos do uso das aplicações de computação social. A pesquisa sobre computação social apresenta numerosos desafios. A computação social é um alvo em constante mudança, com tecnologias, mercados e comportamentos dos utilizadores de evolução rápida que surgiram e se desenvolveram todos nos últimos anos. O problema da medida é um dos cruciais, em particular no contexto das implicações informadas em política. Embora o relatório tente fazer uma análise crítica das melhoras fontes de estatística e dados disponíveis ao público sobre computação social que poderiam aumentar a validade das descobertas, há uma necessidade para melhores e sistemáticas medidas e dados comparáveis internacionalmente.
20 setembro, 2008
19 setembro, 2008
14 setembro, 2008
As patentes loucas de TOM GIESLER
Este é um dos locais onde não vou com frequência, completamente encharcado.
Superfícies Algébricas
11 setembro, 2008
eLivros de dupla versão
Parece que começa a pegar a moda dos livros em duplo formato, num formato on-line e no formato de papel. No primeiro formato alguns deles são de consulta gratuita. Entre esses destaco dois livros publicados pela digital culture: The Hyperlinked Society: Questioning Connections in the Digital Age, constituído por uma série de ensaios e o editado por Joseph Turow and Lokman Tsui The Best of Technology Writing 2007, editado por um jornalista Steven Levy, o qual pode ser visto numa das conferências authors@google:
09 setembro, 2008
PhDComics vai ao CERN
Não sei se é para preparar a cobertura mediática que amanhã hoje provavelmente não iremos conseguir escapar: agora até em Banda Desenhada
A BBC radio 4 vai fazer programação especial. Aparecendo sempre mais uns quantos
Podem ainda ver o webcast do próprio CERN só é pena ser um objecto vídeo não standard.
O champanhe já correu. Parece que as pessoas estão mais descansadas após os primeiros sinais a aparecerem nos ecrãs na sala de controlo, depois de terem tido alguma fuga de frio que entretanto foi resolvida.
Quem quiser pode dar um salto e ver fotografias tiradas por uma webcam a cada meia-hora.
Chatice esta estrada entrada (nota mental, não deixar o corrector ortográfico corrigir sem ser para a palavra correcta) foi preparada ontem e só agora reparo na data de publicação.
Dupla chatice. Uma pessoa tem colegas extaordinários e não o percebe.
Coimbra Barcamp 2008 - Ou o fim dos one-liner, talvez?
Este fim de semana estive presente no Barcamp Coimbra 2008, havendo alguma diversidade (2 salas em paralelo) de escolha sobre o que fazer. Como em qualquer Barcamp a agenda tinha um carácter algo aberto, tendo alguns dos oradores (participantes mais activos que eu) bisado em relação ao ano passado.
Encontrei-me com algumas pessoas que não conhecia, algumas que já conhecia e muitas que admiro dos meus passeios virtuais pela net.
Desta vez não cheguei com nenhuma antecedência ao evento, só lá cheguei depois das apresentações. O Barcamp deste ano pareceu-me algo mais pobre que no ano passado e com pouca novidade será do envelhecimento dos organizadores quando a barriga começa a pesar (note-se não é nenhuma piada ao Tiago, eu próprio não sou nenhum modelo de magreza só tenho este ano mais 8 kg do que o ano passado na minha idade nada apropriado). Parece que se está menos ágil. Bem sem que o Barcamp é produto da carolice de um grupo de bravos do centro, mas isto não chega como explicação pelo menos na aparência, mas que sei eu eu sou Moita Flores (como indicava o Pedro Cavaco)
A primeira palestra a que assisti foi uma intervenção do Ricardo Mestre sobre fundamentos de Scrum. Uma das perguntas efectuadas enquanto assisti foi como implementar Scrum em orçamento fixo (eu responderia se usar um orçamento de queda de água, ganhando muito dinheiro à conta da maior produtividade). A apresentação do Ricardo ultrapassou de longe o tempo inicialmente previsto de 1h 30 para cerca de 4h onde raio foi parar a atitude scrum (que raio de sprint foi este que em vez de durar 1h 30 durou 4 horas, com esta benchmark chegar-se-ia à situação de se dizer que a velocity tinha sido só de cerca de 38%, way off marks) da estimada, a sprint seguinte teria que ser convenientemente avaliada (aprende-se com os erros).
A segunda palestra a que assisti e onde me apareceram novidades, pois nada tinha trabalhado/lido/revisto sobre o assunto foi sobre XMPP, por Pedro Melo, um protocolo de comunicação assíncrona, que me leva a pensar que um problema que me foi posto há já algum tempo (mas sem pressa imediata) se calhar terá uma solução mais fácil do que eu imaginaria. Os meus parabéns ao Pedro, apresentação muito boa.
Assisti depois a uma palestra do Celso de que francamente não gostei parecia demasiado mal preparada, género, é necessário encher um pouco mais o quadro de palestras que isto está demasiado vazio, pode ser erro meu, poderá ser uma mera dificuldade congénita portuguesa de apresentar ideias em público. Esta falta de geito que se encontra neste mesmo blogue que frequentemente parece deixar argumentos a meio e ter um fio de raciocínio algo quebrado.
Mas voltando à falta de preparação da apresentações, numa palestra sobre RDFa o Bernardo Raposo claramente não soube explicar de forma convincente quais as vantagens que se poderiam extrair de uma rede semântica, melhor dizendo do uso de RDFa, na resolução de problemas, indicando que tipo de problemas, que ultrapassassem a mera cosmética e que não pudessem ser resolvidos por exemplo por microformatos. Esta conferência adormeceu-me praticamente, nem consegui acompanhar a palestra do Alcides e senti-me como o garoto que foi apanhado a dormir na aula, eu nem ouvi a pergunta a que respondi que não sabia, deveria ter dito é que não estava lá a não ser em corpo a mente tinha desligado na palestra anterior.
A palestra do André Luís foi muito boa, «que fazer com o perfil de atenção dos utilizadores que navegam até aos nossos sítios» e na sua síntese com a qual não concordo inteiramente de que RDF poderá ser a resolução de problemas no futuro (teórico) versus um presente com resolução com os microformatos.
Patrícia, designer freelancer fez uma simpática apresentação com fundamentos de design para a web, apresentando princípios de conjugação de cores, tipografia e interacção.
Pedro Custódio, orador repetente, em alguns casos brilhante, noutros, com algumas muletas, como a sistemática desculpa «... esta apresentação baseia-se numa formação que tive...» ou ainda a do exemplo que para mim qualquer dia vira mito urbano do «... e a firma aumentou 40 milhões ...». Já agora para a sessão ser mesmo boa só faltou o arroz e o tubo das lapiseira ou em alternativa o cartão perfurado e uns elásticos dos anos 60. As instruções para se fazer algo, são mais simples quando acompanhadas de desenhos bastante melhores do que os meus. Os da apresentação do Custódio pareciam-se com os do Jorge Colombo, a despropósito um dos fulanos a convidar para a SHiFT para um dos próximos SHiFT na minha opinião.O Bruno Amaral falou do lançamento do Lisbon Social Media Café, em Lisboa, ao pé da Estátua de Fernando Pessoa como homenagem à Geração d'Orpheu feito um pouco à imagem do London Social Media Cafe. O Bruno Amaral é um estudante(?) de comunicação e mesmo ele não parecia ter estudado a lição a fundo. Parece-me que escreve mil vezes melhor do que quando comunica oralmente. Tem alguma dificuldade na leitura que faz da plateia que tem à sua frente dificuldade essa em mais do que um nível.
Num público claramente orientado por um grupo que tenta gerar já há alguns anos alguma movida social sem o conseguir ligada à Web ao propor um potencial concorrente (eu diria que são complementares, mas em meio tão pequeno como o nosso pode ser que sejam mesmo concorrentes) às idas ao Irish Café ou ao Peter's, num meio que claramente não gosta do diverso que não controla.
O Bruno deveria talvez contactar um pouco mais com pessoas que andam pelas comunidades de prática antes de fazer a apresentação pública do seu projecto para se perceber melhor a sua ideia. Eu gosto muito de tertúlias orientadas, não meros convívios para meia dúzia de larachas mas algo mais focado, tenho pena que agora o meu tempo tenha infelizmente outras prioridades.
O Frederico Oliveira está cada vez mais na onda David e agora o que é importante não é tanto o código mas sim que as empresas inovem, estejam em mudança, para não morrerem. O à vontade para fazer apresentação a um público jovem é clara.
Comentários finais
Uma das coisas que falha em mim é a ausência de coragem para me expor (falta de scrum guts) apresentando algo, porque essa é realmente a única forma de se aprender a falar em público e claramente eu fui sempre um rapazola de bastidores e nunca de palco. Quem ganha coragem para apresentar, talvez tenha que preparar melhor as suas apresentações, fazer um pouco mais de pesquisa, não basta fazer um corte e cola de algo que se encontra disponível na net. No entanto esta geração mais nova não tem tanto medo de falhar como a minha, acha e com alguma razão, que é preferível tentar e falhar, sempre que falhar voltar a tentar, melhorando até ter sucesso. Por outro lado não tolera momentos menos felizes nos outros.
Houve alguém em quem muitos oradores resolveram ver o bo(m)bo da festa, Moita Flores, devido ao seu comentário sicariano. Ao contrário de muitos dos presentes o que Moita Flores fez foi mandar uns bitaites, como qualquer mortal comum, sobre um assunto que manifestamente não domina (não conta saber ler e escrever ao computador) e ter escorregado ao comprido, aliás nenhum dos presente nesse comentário esteve particularmente brilhante ao falar sobre o assunto. Acho que o grande problema é que os presentes em Coimbra se julgam especialistas na área aí tratada e acham que o que Moita Flores disse é sem fundamento, pois eles próprios, especialistas, não têm nada a haver com o fenómeno aflorado por Moita Flores. No entanto seguramente tal como eu já mandaram muitos bitaites sobre muitas coisas das quais praticamente só conheciam os nomes ou mesmo só as siglas.
Cern amanhã
Por vezes quando um leigo numa determinada matéria faz uma simplificação (por vezes excessiva) para facilitar o entendimento por outro leigo, num comentário ou texto, períto na matéria vê um verdadeiro atentado à sua área pericial. É um pouco como tentar explicar em linguagem simples que a probabilidade de um buraco negro gerado no CERN no LHC a partir de amanhã engula a Terra é tão baixo, mas tão baixo, que é várias ordens de grandeza mais pequeno do que uma pessoa se vaporizar ao fazer a barba (5 ordens de grandeza se não estou em erro) (nota: isto é uma explicação de leigo sobre o assunto), cá estou eu a dar uma de Moita Flores.
Obrigado aos organizadores (agora um pouco de graxa, aos patrocinadores) e aos patrocinadores por terem proporcionado um fim de semana rico.
04 setembro, 2008
01 setembro, 2008
Do Tamanho natural até ao átomo
29 agosto, 2008
19 agosto, 2008
Wall E
Ontem após conversações prolongadas com a minha irmã mais nova decidimos ir ao cinema ver o Wall-e. Ela não estava lá muito convencida. Eu estava com alguma esperança de ser agradavelmente surpreendido. As expectativas para filmes no verão nunca são muito elevadas. Assim depois de uma introdução auspiciosa com o Presto, uma curta metragem animada veio a «pièce de résistance» o Wall-E do qual podem ver trailer ou teasers.
Não não conto a história. Em suma umas duas horas bem investidas. Não sei porquê aquele piloto automático parecia-se demasiado com o HAL.
13 agosto, 2008
12 agosto, 2008
Que colecção
Desculpas a quem lê isto, mas não tive coragem de por isto só nos meus apontadores: Mais de 3000 registos de músicas vindas de discos de 78 rpm.
10 agosto, 2008
Terra Plana
Há poucos dias fiz um comentário sobre a ignorância que as pessoas levavam a extremos como por exemplo continuar a acreditar em determinada passagem da bíblia em vez de acreditarem nas evidências (as in provas) que se podem encontrar na natureza sobre certos fenómenos. Hoje estou a ler o meu feed com alguns dias de atraso e encontro uma entrada no Kottke sobre alguém que continua a achar que vive num planeta plano.
LHC - Primeiro raio
Ainda cá estamos parece que a entrada em funcionamento do LHC (dia 8 à noite) não significou o fim da Terra. Lá vamos ter que continuar a dobrar a mola. A inauguração do LHC de acordo com o calendário oficial deve ocorrer a 10 de Setembro. Se alguém quiser dar uma espreitadela para saber que tipo de descobertas se deverá esperar nos próximos tempos do LHC então dê uma olhada a esta entrada de Peter Steinberg
Ted - Jeff Hawkins
Jeff Hawkins: a ciência do cérebro prepara-se para mudar de modo fundamental a computação. Até agora não há ainda uma infraestrutura sobre como o cérebro funciona. Jeff Hawkins apresenta esta questão numa das palestras da TED (com um ritmo endiabrado). Um cérebro não é um processador de computador. Parece mais um sistema de memória que regista tudo o que experimentamos e nos ajuda a prever, inteligentemente o que sucederá de seguida. Levar esta nova ciência do cérebro para os despositivos de computação irá permitir novas aplicações e isso irá suceder mais cedo do que pensa.
Jeff Hawkins é o director executivo, e fundador, do Redwood Center for Theoretical Neuroscience (em Berkeley) e fundador da numenta. Após o seu curso em Cornell começou por trabalhar para a Intel, tendo ao fim de pouco tempo achado que se tinha enganado na carreira. Começou então a tentar entrar para grupos de investigação em inteligência artificial tendo sido rejeitado pelo MIT.
01 agosto, 2008
Rap
LHC
Após alguns anos de construção e uns quantos magnetos que explodiram parece que está quase pronto o planeamento das festas de inauguração da mais cara experiência de sempre.
O «Large Hadron Collider», em contrução no CERN, nas cercanias de Genebra e que deverá acelerar protões até 3 biliões de eV e depois fazê-los chocar na busca de novas partículas e eventuais manifestações de forças, está praticamente operacional. Embora ainda não haja um calendário oficial no site do CERN espera-se que no dia 9 de Agosto (na próxima semana) se faça o disparo do primeiro feixe de protões numa secção do anel de vinte e tal quilómetros. Se tudo correr bem no dia 2 ou 3 de Setembro trataram de dar uma volta completa.
Espera-se que levará 1 a 2 meses a fazer ajustes e correções e elevando-se a intensidade dos feixes antes de se começar a fazer colisões e a produzir calibrações. A energia mais elevada das colisões iniciais será da ordem dos 5 biliões de eV pois ainda não terão nessa altura sido condicionados os magnetos para produzir campos mais fortes.
Durante o inverno o acelerador quer poupar na conta da electricidade e não deverá haver muito a fazer quanto a choques de protões. Espera-se que haja uma festarola lá para Outubro envolvendo as pessoas que construiram os detectores gigantes Atlas e C.M.S..
A autora do Rap é Kate McAlpine.
Outras entradas sobre o LHC nos meus apontadores.
31 julho, 2008
Eclipse Solar Total
Amanhã poderão assistir a um eclipse solar total com transmissão do exploratorium.
Um pequeno acrescento (2008-08-19) podem ver uma fotografia do eclipse tirada em Novosibirk.30 julho, 2008
Diário de George Orwell
O diário de George Orwell será publicado, uma página por dia, em formato de blogue a partir de 9 de Agosto.
29 julho, 2008
Divulgação Científica
A Sic notícias tem vindo a apresentar um programa de divulgações científica e tecnológica. No seu último programa falaram sobre o homem biónico. Após uma breve introdução segue-se uma entrevista a Santos Victor [pdf], um especialista em robótica do IST.
26 julho, 2008
Randy Pausch
Randy Pausch o cientista de ciências da computação da Universidade Carnegie Mellon, cuja última aula "Really Achieving Your Childhood Dreams," se transformou num fenómeno morreu aos 47 anos.
24 julho, 2008
Conferência tipográfica
O humor por vezes é o melhor remédio para a ignorância neste caso sobre tipografia.
23 julho, 2008
Parabéns à CAMBADA
A CAMBADA sagrou-se campeã mundial de futebol ... robótico na classe de tamanho médio.
Na minha opinião já expressa por diversas vezes o grande problema que a investigação em Portugal ou por portugueses tem é o não ser convenientemente comunicada. Basta ver as palestras do encontro da ciência 2008 para ver a falta de prática que há em comunicar com audiências de tamanho médio (já nem falo de audiências de dimensões elevadas), com discursos cheios de «muletas» das mais prosaicas às «não tenho tempo para falar disto» ou «não sou a pessoa mais indicada para falar disto». Continua a funcionar o nacional porreirismo que levou Pacheco Pereira a espantar-se com a qualidade da apresentação feita à dois anos por Lessig no seminário «Creative Commons na Sociedade do Conhecimento: O impacto dos primeiros 4 anos»
20 julho, 2008
Revista - Edge
A Edge nº 250 é a revista que estou a ler durante o fim de semana. Neste número entre outras peças interessantes surge algo de difícil classificação, mas que poderiamos dizer ser ficção técnica por George Dyson. As citações tanto quanto me apercebo de não forem todas exactas são-no pelo menos na maior parte dos casos. Os "heróis" desta história são todos, para mim mesmo os não nomeados, os pioneiros dos computadores.
18 julho, 2008
Tabela Periódica
A Universidade de Notthingham resolveu criar uma tabela periódica para a era do vídeo. A cada elemento corresponde um breve vídeo.
Ou então pode optar por esta aplicação flash.
Por vezes esqueço que os meus apontadores têm algumas ligações sobre os temas aqui do ainda a pensar, não sendo exaustiva a lista podem dar um pulo às tabelas periódicas, lá.
17 julho, 2008
Pirataria de Livros Electrónicos
Paulo Coelho na sua palestra na DLD deste ano dizia que uma das formas de promover as vendas dos seus livros era promover a sua própria pirataria. James Shore na ao queixar-se da pirataria do seu último livro num tracker de torrents queixou-se da visão subvertida dos piratas mas pede-lhes que já que lhe piratearam ou estão a piratear o livro que lhe façam uma crítica no slashdot.
16 julho, 2008
Inflação
Alguém me sabe explicar o que será viver sob uma inflação de 2 200 000% (Governador do Banco Central do Zimbabwe).
Nota: consultar Alemanha 1932, Zimbabwe 2008. Seguir os enlaces.
O Zimbabwe acaba de introduzir uma nota com a denominação de 100 mil milhões de dólares zimbabweanos. Na Alemanha houve selos com sobrecarga de 1 000 000 000 de marcos. Em Maio, do corrente ano, tinha introduzido a nota de 500 milhões de dólares15 julho, 2008
Doenças Raras
Com a mania que por aí anda de nos juntarmos às mais diversas comunidades virtuais eis que me apareceu mais uma pela frente a rareshare dedicada a pessoas com doenças raras.
14 julho, 2008
Betas
O Twine é um serviço de gestão de informação com capacidades semânticas. O Dropbox é mais um serviço de cópia de segurança + partilha de ficheiros. No caso da partilha é necessário ter em conta que é um local que leva a sério os direitos autorais.
Os requisitos do dropbox são: 32/64bit Windows XP e Vista, Mac OS X Tiger e Leopard, Internet Explorer, Firefox e Safari.
Para o Twine tenho 70 convites para o Dropbox tenho 10 convites. Indiquem nome (não necessitará de ser um nome completo mas algo que reconheçam) e email (não chega mandarem-me comentários só com perfil bloqueado) e para qual das aplicações desejam receber convite. Não serão publicados, nem retidos por mim, comentários com estas informações.
André - seguiu13 julho, 2008
Escape from Luanda
Ontem estava a ver um pouco de televisão BBC World e vi um bocado (cerca de 5 minutos) de um documentário sobre alguns estudantes de música.
12 julho, 2008
Autors@google Dan Ariely
Dan Ariely é um economista beavorista. Autor do livro Predictably Irracional. Neste local podem encontrar algumas demonstrações sobre comportamentos irracionais e o que é que isso pode significar na vida do dia a dia.
SEE
Hoje não me está a apetecer ler nem escrever muito. Pelo que vos convido a ouvir e ver a conferência see, de abril passado. Algumas das conferências são em alemão, mas há algumas em inglês como por exemplo a de Ben Fry. Ben Fry é especialista na criação de visualização para grandes quantidades de dados. Ver e ouvir esta conferência é algo que demora algum tempo.
08 julho, 2008
Alemanha 1932, Zimbabwe 2008
07 julho, 2008
06 julho, 2008
Tony Schwartz
Guia dos Cépticos
O Boston Globe não contente com o Big Picture também tem um Guia para Cépticos, conversas sobre temas da actualidade neste caso comemorando a apresentação de Darwin na Sociedade de Lineu. Este podcast é acompanhado por vídeos no youtube, que podem conter material não apresentado no podcast. A conversa do dia é com o Dr. Dean Edell, um médico das ondas da rádio, com entre 2 e 6 milhões de ouvintes. O percurso dele faz lembrar Marci Alboher. O Dr. Edell fala da miséria que se passa na divulgação de má informação sobre saúde, do efeito placebo, o uso de acupunctura na cura de dores, mas não de cancros e de como certos "médicos" usam os seus conhecimentos (ou a sua falta) nas "curas". Depois fala de estudos duplamente cegos (usados para determinar se algo de facto funciona ou não para curar ou manter a saúde) e pergunta quantos serão necessários para demonstrar que certas coisas não funcionam.
O programa termina com um desafio sobre se determinada coisa é ciência ou falsa ciência.
Na conversa que escolhi no youtube podem ouvir Christopher Hitchens, um jornalista que se tornou jornalista para não depender das notícias fornecidas pelas empresas.
05 julho, 2008
Como compreendo o vizinho do Marco Bitaites Zappa
O Marco sofre de Zappancadas e hoje na minha revisão de vídeos encontrei uma biografia do Homem (maiúscula intencional).
Quadcopter - Stanford
Um grupo de estudo da Universidade de Stanford criou um conjunto de quadcopter (pequenos modelos de helicóptero com quatro rotores) que conseguem trabalhar em conjunto e com inteligência suficiente para se re-equilibrarem, contornarem obstáculos e descobrirem alvos.
04 julho, 2008
A Falta de Tempo é Uma Xatice
Nos meus apontadores, tenho vindo a coleccionar uma série de ligações que por uma razão ou outra não tenho podido explorar com um pouco de atenção. Há contudo algumas ligações que acho merecerem algum investimento de tempo adicional. Uma dessas ligações é a de um holograma que aparece no vimeo feito usando tecnologia da ubiqwindow. Algumas das técnicas lá apresentadas fazem-me lembrar alguns trabalhos da ydreams. Não me parece ser infelizmente para o meu tempo a única menção especial.
Há um certo número de ligações associadas às energias renováveis, seja um novo projecto de gaseificação de lixos no Canada, ou o caso do amor às algas ou a anaconda ou ainda o das tomadas ecológicas.
Se ainda não estiver cansado e gostar de algoritmia pode dar um salto a uma demonstração de algoritmos de ordenação
Há ainda uns quantos sites que saiem da minha esfera habitual como por exemplo este verdadeiro hino à língua portuguesa: corpus do português. Ou um site para calões
Quando a Imprensa se Torna Pura Propaganda
Aqui há uns tempos uma revista, nova, que dizia falar de Angola pediu a minha colaboração para poder publicar umas fotografias. Num primeiro momento disse que sim, pois não gosto de vedar acesso ao uso de conteúdos (um pouco como na política editorial deste blogue, cada um pode cá vir copiar e fazer o que quiser com a sua cópia não fico ofendido - isto normalmente).
A tal revista simpaticamente fez-me chegar uma cópia do seu número 2. Qual não foi o meu espanto quando aquilo com que me deparo é um pasquim de propaganda. Os jornalistas, se é que usam alguém que se lhes assemelhe, parecem só pedir informação sobre os temas tratados a quem ache que está tudo bem por lá ou em vias de o estar pela acção fabulosa dos seus governantes.
Enviei-lhe uma missiva em que declinava o convite. Aqui vou publicar algumas das fotografias que me preparava para lhes enviar. É verdade amo aquela terra, mas algumas destas imagens deixam-me mais triste outras mais optimista.
Mesmo um orgão de propaganda tem que ter cuidado e elaborar nos dias de hoje as matérias que foca com um pouco mais de equilíbrio. Há demasiadas fontes de informação para se limitarem a reproduzir loas ao regime e o de Angola no contexto africano nem será o pior - poderia é fazer muito melhor. Era necessário no mínimo aflorar os aspectos menos correctos.
O Dondo no final do período das chuvas parecia uma cidade a caminhar para o desaparecimento. Parece tudo algo abandonado. Lá, quando pequeno, nos primeiros anos da década de 70, apanhei um duche de óleo do Vauxall (o opel inglês) Victor (Série FD) e fiz sensação ao entrar à hora do almoço no Hotel do Dondo com a cara enegrecida. Mais de uma hora a lavar a cabeça e a cara para tirar o óleo.
Esta paragem de autocarro é a imagem da cidade, limpinha e a modernizar-se.
Os edifícios da era do ferro estão a ser mantidos, por vezes sem grandes conhecimentos por parte de quem o faz.
Esta é uma das muitas escolas profissionais montadas nos últimos tempos um pouco por todo o lado o problema é que depois não têm massa crítica para desenvolverem um projecto educativo profissionalizante minimamente sustentável.
Uma imagem exótica para nós europeus mas uma demonstração de adaptabilidade e inventividade. Isto é um galinheiro em plataforma elevada - conhecido na gíria por hangar - para evitar que as galinhas desapareçam.