Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

13 dezembro, 2008

D. Branca americana

Algumas pessoas achavam que só papalvos em Portugal eram atraídos por esquemas semelhantes ao da D. Branca (esquemas piramidais) para ganharem dinheiro e depois ficam muito espantados quando a bolha lhes estoira nas mãos. Um ex-administrador do NASDAQ foi apanhado num esquema destes de 50 mil milhões de USD

Mário Nogueira fez-me notar (muito boa fotografia a preto e branco analógica) que o esquema não era piramidal mas sim de Ponzi (a ligação acima aponta para o mesma entrada).

Aquilo que eu quis salientar é que as pessoas por vezes têm expectativas inalcançáveis (são de facto gananciosas) de forma sustentável. Quando o número de entidades para de crescer deixa de haver forma de honrar os compromissos (absurdos) que se tiverem tomado.

As pessoas acham que não terem dinheiro actualmente envolvido nos fundos geridos pelo Mr. Made Up, oops, Madoff podem ter uma grande surpresa. Em 2005 houve um outro sugeito que fez desaparecer 450 milhões de USD e depois fingiu um suicídio, tendo reaparecido do mundo dos mortos quando a sua namorado foi acusada. O problema para essas pessoas é que a partir do momento que se sabe que se trata de uma fraude, qualquer fundo de fundos que tenha tido dinheiro aí aplicado e o tenha reavido, com lucro pode ser obrigado a devolver o dinheiro aí ganho sem nenhum limite temporal quanto ao momento em que o tenha levantado. Assim a pergunta a fazer é tenho dinheiro que tenha em algum momento estado investido num fundo que tenha estado investido em fundos geridos por Madoff?

Actualização2008-12-26: Podem ver Peter Schiff dizer que a economia americana é um grande esquema de Ponzi.

1 comentário:

MN disse...

Carlos, apenas uma leve correcção: o "esquema" da D Branca (bem como este nos EUA) não é piramidal. É um esquema de "Ponzi" (ver wikipedia), que tem um funcionamento distinto do piramidal. É um preciosismo, eu sei...

Cumprimentos