Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

03 janeiro, 2012

10 inovações principais nas ciências da vida da The Scientist Magazine

Top 10 Innovations of 2011 de thescientistllc no Vimeo.

A lista das 10 inovações principais nas ciências da vida da The Scientist Magazine

Há 4 anos que a "The Scientist" promove um concurso sobre as 10 inovações mais importantes no ano. Este ano podemos ver inovações em microscopia, onde um microscópio de bolso se liga a um telemóvel (usando a sua câmara) tendo uma resolução relativamente elevada, uma ferramenta para medir exposição e ritmos circadianos, um sistema de captura de imagem num campo de 360º.

  1. Microscópio de Bolso - LUCAS

    Quando no passado se queria diagnosticar a malária e outras doenças centradas no sangue era necessário analizar imagens de células num microscópio relativamente caro, que são difíceis de encontrar em países pobres e/ou em regiões remotas. O LUCAS (Sem objectiva, de Largura de campo muito aberta, monitor de células, plataforma matricial baseada em imagem de sombra), um microscópio holográfico fácil de usar que pesa menos de 50g, usa peças baratas e pode ser ligado à câmara fotográfica de um telemóvel, tornando-se ideal para diagnóstico de doenças em países em desenvolvimento ou em locais muito remotos.

    O LUCAS, que tem um valor de custo de 10 USD, ilumina as células usando LED, captura as sombras da amostra, processa e recria a imagem usando um algoritmo que corre num computador remoto. As células translúcidas provocam sombras texturadas que podem revelar características internas das células tais como a presença de parasitas da malária.

  2. À Volta do Rato - BioFLECT

    A comunidade das ciências da vida, em particular a do desenvolvimento de fármacos, gosta de imagens ópticas com entidades vivas. Tradicionalmente os sistemas ópticos de captura de imagem usam uma fonte de luz de um lado do animal e uma câmara ou detector do outro, limitando a quantificação e localização de etiquetas fluorescentes. A Bioscan introduziu em Setembro o BioFLECT que permite obter uma imagem óptica de 360º, que usa um anel rotativo com 48 detectores para gerar um varrimento completo 3D de marcadores fluorescentes.

  3. PCR num pacote - sistema FilmArray system
  4. Citometria - CyTOF
  5. Microscopia - N-SIM
  6. Dilúvio ADN - ThunderStorm System
  7. Mini RM - M2 Compact MRI System
  8. Acompanhamento circadiano - Dimesimeter
  9. Preparação num passo de amostras para espectrometria - LAESI
  10. Solução de Super-Resolução - SR GSD Microscopy System

Sem comentários: