Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

04 janeiro, 2012

O Modelo de Automóvel Radio-comandado Orientado por Rede Neuronal

David Singleton oferece o código fonte deste projecto permitindo que um modelo de carro radiocomandado possa deslocar-se de modo autónomo usando um Nexus One, Android e um Arduino. Graças à câmara do Nexus pode decidir volta à direita, à esquerda, andar a direito para a frente ou para trás sem intervenção humana. O sistema detecta os limites da pista compostos por folhas brancas por cima de um solo escuro para contraste elevado.

David Singleton, foi um dos milhares de pessoas que seguiu a disciplina de Machine Learning. O módulo sobre redes neuronais terminava com um vídeo do ALVINN, um veículo autónomo dos anos 90.

O ALVINN "aprendia" a conduzir observando humanos a guiar. David em escala mais pequena percebeu que necessitava que o seu sistema funcionasse em dois modos, um de registo/aprendizagem e um autónomo. O sistema de David após alguma avaliação ficou composta por um Nexus do qual se aproveitam 15 quadros por segundo, um computador para analisar as imagens e um Arduino Uno para quando em modo autónomo simular o toque nos botões do controlo do modelo de automóvel.

A Rede Neuronal funcionava, tal como na disciplina usando o octave. O resultado foi algo como isto:

Fonte: David Singleton.

Sem comentários: