Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

10 abril, 2007

Código de Conduta a Resposta Burocrática

Hoje de manhã coloquei um comentário sobre o código de conduta inspirado por Tim O'Reilly. Aquilo que penso dele é que se trata de um documento sem qualquer utilidade, feito por quem tem demasiado tempo disponível, um burocrata na minha linguagem.

Recentemente Jeremy Shoemaker (n. t. sapateiro) foi indiciado sobre comentários deixados no seu blogue.

A responsabilidade acerca de um comentário deve ser imputada à primeira pessoa que se possa identificar com a afirmação em causa. Devo acrescentar que o nome indicado aquando do comentário é fácil de falsificar, o endereço de IP registado no momento do gravação do comentário idem, o endereço de correio electrónico idem, pelo que de facto os blogues não têm algo que nos permita assegurar a identidade de quem lá coloca um comentário, pelo que em último caso, a responsabilidade do conteúdo do blogue é do autor do mesmo independentemente da autoria do comentário.

Por esta razão retiro qualquer comentário que considere ofensivo ou completamente fora do tópico ou da entrada ou do próprio blogue.

Há ainda uma outra razão para retirar comentários quando tal me é solicitado pelo autor do comentário. Foi o que fiz em relação a um comentário importante que retirei a pedido do autor dos comentários de um artigo meu sobre semântica que inexplicavelmente continua a ser um dos mais lidos. Omito intencionalmente uma ligação para o artigo pois fico envergonhado sempre que vejo as estatísticas (embora estas fiquem muito bem colocadas na escala da mentira) de acesso (um dos três artigos mais lidos deste blogue).

Já agora, para terminar, ao meu comentário acima houve uma pessoa de quem gosto do blogue que me dizia que a minha observação era demasiado (para ser simpático comigo) simplista. Pois é, os valores têm mesmo que ser algo simples senão uma pessoa não consegue viver com eles, e talvez seja verdade eu ter exagerado na simplicidade.

Sem comentários: