Um dos assuntos que me tem levado a escrever é a aplicação de boas práticasna produção de sítios web. Em novembro de 2005 esbocei uma linhas sobre o assunto, tenho vindo a tocar no assunto algumas vezes. Eis mais uma:
Validar as páginas web!
É impossível infatizar isto de mais. Todos os sítios de ministérios que revi nos últimos dias são ou estão inválidos. Como é que é possível esperar que o CSS ou o Javascript baseado no DOM funcione de forma fiável com um códig (x)html inválido?. Conteúdo válido poderá evitar muitas horas de procura de erros em CSS ou DOM. Os que mais se aproximavam de um sítio válido eram os do ministério da justica com um erro ao incluir o erro
div align="left" style="padding:0px"
(não há atributo align) e o do ministério das finanças com o mesmo erro, repetido, de não efectuar o escape de um e comercial (&) nos comunicados à imprensa, em referências a URL, em quatro sítios na página inicial (existem nessa mesma página referências correctas). Não vou aqui fazer os comentários que pessoas mais abalizadas fazem quando vêem coisas destas.Tantek diz que o erro das finanças também o atinge de tempos a tempos.
Tantek lista os erros mais comuns de validação.
Eliminar tabelas de layout e gifs espaçadores
Não usar
<meta>
sMelhorar os nomes das classes
Não usar grandes blocos de linhas em branco
Usar 'rel' e 'hreflang' para traduções
Limpar os comentários no servidor
Usar hcard para indicar contactos
Sem comentários:
Enviar um comentário