Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

05 agosto, 2006

Site da Presidência da República

O novo site da Presidência da República, já de Março, é um verdadeiro salto para a modernidade em comparação com o antigo. Não percebo como foi possível durante tanto tempo haver um site tão mau para nos representar. Em relação ao novo site tenho pena que tenha vindo a degradar-se a qualidade que lhe foi atribuída pelo João Craveiro, já não valida e julgo que tal se deve a uma simples razão não incluirem nas suas práticas uma validação sistemática (dito de outra forma contínua e automática). Só um defeito/caracteristica de que não gosto e que o João não menciona: o logo no cimo de cada página não serve para regressar à página inicial (para isso há uma ligação ao lado). O defeito que ele aponta de não possível ampliar os tipos sem se destruir o arranjo da página provavelmente deve-se a alguém julgar que por haver a possibilidade de ouvir o texto ninguém sentirá a necessidade de ampliar o texto. Outro defeito é ter-se perdido as páginas traduzidas em inglês que ainda eram (se possível) ainda mais pobres (mesmo assim eram (tão) interessantes (quanto o resto)).

1 comentário:

Hugo disse...

Ah, ah, ah! Adorei o remate deste artigo.

Muito bem, Carlos, tens aqui um excelente blog para iniciados (ou não) em web-design. O mais louvável deste trabalho é estar em português, a nossa nobre língua (e tão pouco usada para este efeito).

Sobre a descaracterização do layout por redimensionamento do texto, temo que demasiados web-designers estejam demasiado ocupados com merdices estéticas (também sou vítima desta doença) do que com compatibilidade inter-browser e acessibilidade, nomeadamente no que toca à legibilidade em resoluções tão díspares como o ainda comun 800x600(px) - padrão em ecrã 15'' - (em portugal, pelo menos), versus 1280x1024(px) - padrão em ecrã 19''. No âmbito deste tema, nada melhor do que passar umas horitas na página do Jakob... Alert Box

Bem, vou dar uma olhadela ao resto do blog. Pode ser que aprenda algumas (muitas?) coisitas mais. ;)