Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

18 agosto, 2006

Não aplicação de Web Standards

    Tecnologias e Internet

  • novabase doctype ausente, nestes casos o validador do w3c tenta usar HTML 4.01 Transitional. O validador aponta 111 erros (não esquecer que o primeiro é a ausência de declaração de tipo), seguem-se os erros pelo uso de atributos específicos do IE, erros por uso de atributos há algum tempo substituídos em determinados elementos como por exemplo de height, background em elementos table. Ausência de atributo type em elemento script, valor de atributo que não faz parte do conjunto de valores admissíveis para esse atributo género absbottom em align. Não inclusam do atributo alt em imagens ((> 30) embora tenha que admitir que são espaçadores) na generalidade dos casos. Ignorância de como usar o atributo nowrap, etc, etc, etc. A página seria considerada noutras paragens como sendo feita de forma amadora.
  • compta doctype ausente, no caso de terem escolhido doctype HTML 4.01 Frameset teriamos 4 erros, o fecho do marcador html a mais, uso de atributos que já não são considerados válidos (substituídos por outros meios, deprecated).
  • pararede HTML 4.01 loose, 16 erros, 15 são falta de atributos alt e 1 uso de absmiddle como atributo de align. O tempo necessário para corrigir isto seria de quantos segundos? Embora a solução mais correcta tecnicamente esteja numa forma de construir a página diferente.
  • reditus doctype ausente, o validador não consegue começar o seu trabalho pois alguns bytes não são caracteres UTF-8, se indicarmos um conjunto de caracteres apropriado o sistema reporta 26 erros. A maior parte são ausência do atributo alt em imagens, ausência de atributo type obrigatório num elemento script e uso de atributos em body que foram substituídos por outros meios (deprecated) e uso do atributo hight em table. Tempo para corrigir isto algus minutos?
  • impresa HTML 4.01 Frameset. Parece que não sabem que num documento frameset não há elemento body. Restantes erros ver compta
  • PT Multimedia doctype ausente, 108 erros, uso de dois elementos body. Uso de atributos já substituídos.Fecho de marcadores não abertos, uso de elementos onde já não é possível usá-los (elementos que pertencem à head a surgirem dentro do body. Alguns erros introduzidos por tornar certas linhas comentários. Ignorância quanto à forma de codificar de forma válida um ficheiro flash.
  • SonaeCom HTML 4.01 Transitional, 15 erros, mais um atributo que não é standard scroll no marcador de body. Um não membro de um objecto VIEWASTEXT normalmente gerado pelo VS em desenvolvimento.

Em resumo nenhuma das páginas das empresas de tecnologias e internet registadas na bolsa valida. Algumas com pouco esforço poderiam validar. Mas algumas teriam que ser repensadas (não digo em termos de conteúdos ou aspecto) em termos de código.

Uma coisa de me deixa perplexo é a falta de separação efectiva entre o que é conteúdo, aspecto e comportamento nestas páginas mas a falta de profissionalismo (dos respectivos conceptores) é manifesta.

Sem comentários: