Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

30 maio, 2011

Projecção Arquitectural

A agência criativa francês super bien (deixe-se ficar na página para ver os vários fundos), especializada na concepção de conteúdo animado, produziu a projecção arquitectural na Opera de Sidney. As projecções efectuadas na Opera de Sidney, no âmbito dos Vivid nem sempre tiraram partido da geometria do pano sobre as quais eram efectuadas, a não ser pelas suas dimensões.

Tron - o Mural

Probs, um graffiter produziu este graffiti de homenagem ao filme TRON numa parede de 20 metros. O vídeo foi produzido com ajuda de duas câmaras Canon 5D MK2 e uma plataforma 3D à medida.

Martin Jetpack

O Martin Jetpack voou até aos 1500 m tendo ainda experimentado o paraquedas balístico como sistema de segurança de emergência. A aeronave foi pilotada, por James Bowker, via radio control num helicóptero tendo assim também demonstrado as capacidades do Jetpack para aplicações de aeronaves não tripuladas. A subida levou cerca de 6 minutos. O Paraquedas foi aberto aos 900m. A aeronave sofreu alguns danos na aterragem de "emergência" no entanto pareceria que um piloto pudesse sair do local pelo seu pé. O voo durou um pouco menos de 10 minutos.

Newstweet - E uma pessoa pensa duas vezes antes de ir "trabalhar" para um Starbucks

Newstweek é um dispositivo para manipular notícias que são lidas em alguns hotspots sem fios. Este dispositivo permite que "corrija" as notícias que vão passando em alguns sites de notícias (número limitado e por enquanto não configurável.

A técnica empregue é a do ARP spoofing.

Hot Wheels

Tanner Foust (de momento com algumas dificuldades de acesso), quebrou o record do mundo de salto num veículo de tracção às 4 rodas antes das Indianapolis 500 ontem, domingo dia 29 de Maio de 2011. O salto com um comprimento de 101 metros foi feito usando uma rampa que emita as pistas de brinquedo Hot Wheels.

29 maio, 2011

Em câmara lenta tudo parece melhor - um voador mesmo muito pequeno

Um grupo de investigação holandês produziu este vídeo com um insecto que normalmente anda à boleia, mas que é capaz de voar, ...

Time-Lapse Chile VLT

O vídeo foi captado por Stephane Guisard e José Francisco Salgado no VLT no Deserto do Atacama no Chile. Os 4 telescópios estão em operação. É provável que mal dê por eles com um céu como este

Houve alguém que pegou no vídeo do Stephane Guisard e do José Francisco Salgado e criou um novo vídeo em que em vez de vermos o firmamento a rodar vemos a Terra a rodar com as estrelas fixas.

28 maio, 2011

Efeitos Especiais

Quando vou a um filme por vezes deparo-me com efeitos especiais, uns mais súbtis do que outros. Neste vídeo encontram-se pequenos excertos ilustrando os três vídeos melhor classificados a Academy Arts University em Textura / Dinâmica e Partículas / Pintura / Iluminação / Composição. Como bónus dão indicações sobre aplicações usadas para criarem os efeitos.

Vá ao sítio do vimeo para ver mais, na lista de vídeos da direita.

27 maio, 2011

Nascidas para divulgação viral

As esculturas de ferrofluídos nasceram para uma divulgação viral. Gary Lee Johns, estudante de doutoramento em física da Universidade de Johns Hopkins combinou fluídos ferromagnéticos com uma variedade de formas em metal. O resultado é ilustrado pelo vídeo acima.

A forma dos objectos metálicos determina a forma dos campos magnéticos que por sua vez determina a formas do próprio fluído, apresentando um esboço de campos magnéticos normalmente invisíveis. O campo magnético tende a ser mais elevado próximo de arestas marcadas. Os ferrofluídos podem ser usados para criar espelhos deformáveis para dispositivos ópticos incluindo telescópios e serem incorporados em roupa em protecção baseada em nanotecnologia.

Tire umas quantas fotografias de algo e depois imprima-as em 3D

Usando o photofly da Autodesk será possível recriar um modelo 3D a partir de uma série de fotografias do mesmo objecto de ângulos diferentes. Depois usando um impressora 3D poderá transformar esse modelo em algo tangível. A Autodesk diz que para obter um modelo realista com elevada precisão deverá tirar cerca de 40 imagens, mas só se desejar obter elevada precisão.

Via: BotMill.

Um robot trepador

Nos robots que têm que subir ou descer em superfícies quase verticais parte significativa da energia que consomem é gasta na deslocação dos próprios motores e baterias. Numa universidade chinesa foi desenvolvido um robot lavador de janelas que retira a sua energia mecânica da pressão de água.

Alimentado por uma torneira, com a pressão da água produz-se vácuo para prender os pés do robot à superfície quase plana (vidro) onde se agarra. A água passa por um gerador de vácuo, seguindo-se a passagem por uma válvula com bobine que está ligada à "espinha dorsal" do robot. A concepção memetiza o lagarto. O robot é relativamente rápido a trepar paredes após criar vácuo suficiente. A água claro que finalmente serve para lavar as janelas após ser esguichada.

O robot ainda usa baterias para o sistema de comunicação sem fios e para controlar os servo de direcção. O desenho actual permite elevar cerca do dobro do peso do corpo usando a pressão normal da água. Estão previstos desenvolvimentos para outro tipo de serviço.

Via: IEEE Septrum.

25 maio, 2011

Criativo?

Um sem abrigo apresenta os seus pedidos de uma maneira diferente.

24 maio, 2011

Cafés com ciência - A ENERGIA NUCLEAR EM PORTUGAL - POSSIBILIDADE OU UTOPIA?

Dia 27 de Maio entre as 21 e as 23 horas o Centro Ciência Viva da Floresta em Proença-a-Nova deva a efeito um encontro com Vitaly Chepel investigador do LIP-Coimbra e docente de física na Univerdade de Coimbra com o tema da energia nuclear.

Portugal é altamente deficitário na produção de energia em geral mas tem boas reservas de urânio. A construção de uma central nuclear em Portugal após o desastre de Chernobyl e recentemente Fukushima deverá ser equacionada ou definitivamente abandonada? Quais as vantagens e desvantagens? Porque é que a energia nuclear é tão questionada? Será que as mais recentes tecnologias reduzem ao mínimo os riscos de acidentes? E nós não utilizamos já a energia nuclear? Quais as alternativas? Estas e outras questões servirão de mote a uma conversa sobre um tema tão actual e tão polémico da ciência e da tecnologia.

Astronovas - "A História e o Futuro do Universo Vistos por Formigas e os seus Telescópios"

Observatório Astronómico de Lisboa
Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa
Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

No próximo dia 28 de Maio, o Observatório Astronómico de Lisboa realizará mais uma sessão de as "Noites no Observatório".

Esta iniciativa, de frequência mensal, decorrerá ao longo do ano de 2011 e tem como primo objectivo proporcionar ao público um contacto próximo com a Astronomia e dar a conhecer o riquíssimo património histórico, arquitectural e instrumental, da Astronomia portuguesa e mundial nos séculos XIX e XX.

Em cada sessão de "Noites no Observatório" realizar-se-ão:

  • Visita guiada ao edifício museológico do Observatório
  • Palestra de divulgação (com tema a anunciar a cada sessão)
  • Observações com telescópio

As observações decorrerão em contínuo ao longo da noite e estão sujeitas às condições meteorológicas.

Independentemente destas, a palestra e visita serão sempre realizadas e têm respectivamente uma duração aproximada de 60 minutos e 45 minutos.

A sessão de dia 28 de Maio terá início às 20:30 com a visita guiada ao OAL. O objecto alvo das observações desta noite será, entre outros, o planeta Saturno.

A palestra estará subordinada ao tema "A História e o Futuro do Universo Vistos por Formigas e os seus Telescópios", proferida por David Sobral do Institute for Astronomy, Universidade de Edimburgo.

Aconselha-se o uso de roupa confortável e quente, visto que as observações têm lugar no exterior.

O acesso à actividade é livre mas carece de uma inscrição prévia pois, por motivos logísticos, existe um número máximo de participantes.

A inscrição é efectuada online na seguinte página: http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL&curso=0

Como existe um número máximo de participantes, se após a inscrição verificar que não lhe é possível comparecer, por favor anule a inscrição na seguinte página: http://www.oal.ul.pt/index.php?link=actividadesOAL_anul

A entrada na Tapada da Ajuda faz-se pelo portão da Calçada da Tapada, em frente ao Instituto Superior de Agronomia.

23 maio, 2011

Qual a melhor pergunta? E qual a melhor resposta a essa pergunta?

Sem comentário.

OSU Veículo de suspensão adaptativa

Em 1984 a Universidade do Estado do Ohio construiu este veículo de suspensão adaptativa. No relatório para a DARPA que o acompanhava, na introdução, dizia-se: «Reconhece-se há muito tempo que os veículos construídos pelo Homem são muito inferiores aos seres humanos e aos animais para locomoção fora da estrada. As limitações dos veículos actuais são particularmente identificáveis na área da mobilidade. Em terreno agreste, um veículo com suspensão passiva tem que acomodar obstáculos com grandes movimentos corporais. Por outro lado um sistema com suspensão activa, por exemplo com membros, pode escolher o caminho seleccionando posições adequadas para os pés ultrapassando obsctáculos e zonas moles... Este relatório descreve trabalho efectuado neste projecto como parte de um programa para desenvolver tal veículo.»

Via: cyberneticszoo.

Flotilha - micro origami

Etienne Cliquet fez uma instalação designada por «Flottille composta por 15 sequências de vídeos que mostram pequenas folhas de papel com 3 por 2 cm aproximadamente dobradas em papel prateado que se desdobram quando em contacto com a água. As formas geométrica provêm de uma máquina de corte controlada por computador. A sua vida é curta. As leis a que obedecem são um pouco mais substis que a da gravidade, a capilaridade e a tensão superficial exercida entre o papel e o líquido.

Via: BB

22 maio, 2011

20 segundos até à fonte de abastecimento

Depois de tratar de alcançar a fonte de abastecimnto em 20 segundos trata de encher o papo:

21 maio, 2011

Areia Hidrofóbica

Para os países em que a água é um bem escasso isto poderá servir como mitigador das necessidades de rega de campos de cultivo. São necessárias 4 dias de produção para se poder cobrir 1km² de terreno.

John Cleese - (Nós) os cientistas

Tantos genes "descobertos".

Como se produzia película fotográfica (KODAK 1958)

Gosto de ver documentários da série de "How stuff is made". Este documentário é bem mais antigo e revela-nos como é que a Kodak produzia pelicula fotográfica nos anos 50 do século passado.

Nele podemos ver as 4 camadas, sua utilização e componentes, desde as fontes primárias, passando pelas transformações que sobre na fábrica, passando pelos ensaio laboratoriais, as medidas ambientais, o fardamento do pessoal...

Magalhães

Hoje pude colocar as minhas mãos num Magalhães. Infelizmente o ecrã dele estava no estado que apresento em fotografia. Alguém sabe quanto custa substituir um na assistência oficial do mesmo?

20 maio, 2011

500.000 de peças depois

6000 voluntários e 500.000 milhão de pelas de lego depois eis a maior torre de LEGO:

Solar Impulse

Há quase uma semana o Solar Impulse, a aeronave a energia solar que tinha feito um voo de ensaio de mais de 24 horas à quase um ano, efectuou a viagem de Berna (lá ao lado) até Bruxelas para ver da viabilidade de voo em locais com elevado tráfego aério.

Eis o levantar voo e a sua aterragem 13 horas depois.

Impressora 3D pequena

Investigadores da Universidade Técnica de Viena conceberam um protótipo de impressora 3D pequena e leve. Em relação às suas dimensões essas são aproximadeamente as de um pacote de leite e o seu peso da ordem do 1,5kg.

Os objectos são criados numa pequena reentrância cheia de resina sintética. A resina endurece sob luz intensa. A resina é irradiada camada a camada nos sítios correctos. Quando uma camada fica endurecida pode colocar-se a camada seguinte. Cada camada tem 0,2 mm aproximadamente. O objecto vai ficando cada vez mais completo.

Este método de contrução de objectos permite criar formas geométricas complicada com uma estrutura interna intricada, que não seriam possíveis por moldagem.

A impressora pode ser utilizada para produzir peças de grande precisão como por exemplo auriculares. Como fonte de luz a impressora usa LED's. O preço é da ordem dos 1200€.

Pequena impressora 3-D concebida para uso doméstico (fonte: Mikro-Drucker TU Wien)

19 maio, 2011

Redes de Monitorização Climática

Numa operação de monitorização numa floresta, os investigadores medem vários valores ambientais. É assim que obtêm indicações de como as florestas estão a mudar e o que pode ser feito para as preservar. Contudo a instalação e manutenção de estações de medida cabladas é complexo: os investigadores desenvolveram uma alternativa sem fios.

Qual o efeito tem tido as alterações climáticas nas florestas locais? Que tipos de árvores serão adequadas a qual localização geográfica? Qual o nível de poluição aqui? Os cientistas da floresta conduzem procedimentos de "monitorização da floresta": Registam continuamente parâmetros tais como a humidade do solo, penetração de poluentes em estações de monitorização permanentes. Os resultados destes exames contribuem para a manutenção de estabilidade ecológica das florestas a longo prazo. O problema: os dispositivos de medida clabados são difíceis de instalar e manter e constragem os trabalhos siviculas na floresta.

Investigadores do Instituto Fraunhofer para Circuitos Microelectrónica têm vindo a desenvolver sistemas que permitem uma análise diferenciada sem cabos que atrapalhem. Numa zona de ensaio na floresta do noroeste na Alemanha instalaram um sistema com várias estações sem fios. Dependendo do tipo de medida a efectuar colocam-se nós sensores no solo ou fixam-se nós a ramos. Se necessário podem-se substituir localizações de medida sem esforço. Os mini-computadores inteligentes formam automáticamente uma rede e controlam a transmissão de dados nessa rede. Os resultados são transmitidos por rádio celular para uma base de dados de árvores central. Há um modem celular móvel directamente ligado à rede de sensores.

A alimentação dos nós sensores coloca um desafio particular. A montagem de células solares ligadas aos sensores não pode aqui ser aplicada pois em floresta fechada as copas das árvores criam sombra. A alimentação por bateria leva à necessidade da sua substituição tendo os investigadores do Instituto optado por criar software poupador de energia tendo atingido tempos de operação de 12 meses. Os sensores geralmente estão em modo de adormecido fazendo medidas a intervalos que podem ser regulados de forma variável. Estão activos só durante os processos de medida e de transmissão de dados. Por exemplo a medida da humidade do solo não necessita de ser feita tantas vezes quantas as medidas de temperatura. Os valores de medida são calculados pelo nó sensor reduzindo o volume de dados a transmitir.

http://www.fraunhofer.de/en/press/research-news/2010-2011/17/microclimate-forest.jsp

18 maio, 2011

Xópteros - 2

Conceber um robot para percorrer um percurso no solo é uma coisa. Conceber um robot capaz de voar é outra. O Centro de Robótica Distribuída da Universidade do Minnesota foi capaz de criar um robot que faz ambos de forma eficiente.

Escultura Cinética

Fermid, de Behnaz Babazadeh, é uma escultura cinética que se comporta como um organismo que respira ou talvez como colónia de seres paramétricos.

Fermid from Behnaz Babazadeh on Vimeo.

Um edifício como pantalha - Coca-Cola 125 anos

A Coca-Cola está a celebrar o seu 125º aniversário. No edifício sede em Atlanta e aplicando 45 projectores apresenta momentos importantes para si, assim como fotografias de uma série de redes sociais: Facebook, Flickr, Twitter, etc.

Desta vez não acho nada de particularmente espectacular nesta projecção a não ser a dimensão.

17 maio, 2011

Projector Super-8 em LEGO Technic

Com a excepção de um número reduzido de peças, objectiva, eixos de transporte de filme e lâmpada, Friedemann Wachsmuth produziu um projector Super-8. O projector funciona, embora com alguns defeitos.

Lego Technic Super-8 Movie Projector from Friedemann Wachsmuth on Vimeo.

Xópteros

Quando uma pessoa pensa que já viu muitos tipos de xpteros lá aparece mais um vídeo que desperta os meus interesses por tecnologias. No vídeo abaixo vemos um ornitóptero com 3 grama, o DelFly Micro a voar num espaço confinado interior.

Este ornitóptero foi desenvolvido na Universidade de Delft. O ornitóptero possui uma câmara e envia os dados para um computador onde são efectuados os cálculos de vôo.

Exibição de Verão das Escola de Arquitectura de Bartlett 3D LASER Scan

Bartlett Summer Show 2010 3D Scan from ScanLAB on Vimeo.

A Exibição de Verão das Escola de Arquitectura de Bartlett possui mais de um milhar de modelos, protótipos, desenhos, fotografias, filmes e outros objectos apresentados em vários espaços de exibição na Escola de Arte de Slade a cada verão. A exibição dura só uma semana e representa o trabalho de 450 estudantes. O filme acima é um registo não através de vídeo mas de varrimento 3D.

Foi usado um digitalizador 3D a laser Faro Photon 120, tendo sido produzidos 64 varrimentos da totalidade da exibição, tendo sido montados e transformados numa animação navegável e numa série de desenhos de arquitectura clássicos.

BMOW

Big Mess O’ Wires (BMOW) é a designação deste computador construído por Steve Chamberlin! A caixa parece ser das poucas coisas que adquiriu tudo o resto é de montagem artesanal. O conteúdo são um processador 8 bits, creado com o auxílio de 1250 cabos que lhe permitem usar uma frequência de 2MHz (3Mhz em overclocking) rodeado por 512 KB de RAM e 512 KB de ROM. Pode correr programas em BASIC.

16 maio, 2011

Terra de sonho miniatura

Miniatur Wunderland é daquelas coisas que se pode explicar em breves palavras: brinquedo de crianças grandes com bastante tempo livre. O trabalho começou em 2000 e pelos vistos é algo a que se acrescenta algo uma e outra vez.

Sr(a). Eleitor(a)

Para evitar os problemas ocorridos durante a eleição presidencial deste ano parece ser chegada a altura de dar um pulo ao site do MAI para verificar onde se está recenseado (este endereço funciona quer com quer sem www).

12 maio, 2011

A aproximadamente 5000 anos-luz

Loading player...

A Messier 8/NGC 6523 é uma das regiões mais brilhantes e onde se criam mais estrelas. Foi descoberta por Giovanni Battista Hodierna.

Fontes: Hubble/ESA, seds

10 maio, 2011

Atrelados a mais?

Quase sem palavras, e eu que achava que 2 atrelados já era complicado conduzir...

PR2 Resolve Cubo de Rubik

O PR2 não é o robot mais rápido na resolução do Cubo de Rubik. O PR2 usa um sistema operativo Open Source. Na demonstração abaixo de facto o robot tem que ir observando e rodando o cubo, encontrar uma solução, mesmo que não seja a melhor, traduzir a soluão em movimento físico das suas mãos, tudo de forma autónoma.

Novidade ou Inovação

Hoje num artigo do Luís Silva sobre um sistema de detecção precoce de carcinoma nos pulmões ele dizia que a sonda cerne da questão tinha sido desenvolvida não por uma equipa portuguesa mas por uma equipa israelita. Fiz uma pequena observação sobre o assunto. Este artigo contudo fez-me lembrar o interruptor desenvolvido Castelhano e Ferreira, empresa em que trabalha o Eduardo Luís. O Eduardo Luís descreve como desenvolveu a ideia a partir de um candeeiro, depois de lhe aplicar o método da ifixit aqui aplicado a uma Nikon D5100.

Por vezes inovar é ser fortemente inspirado por aquilo que já existe à nossa volta não é propriamente voltar a conceber a roda.

Quando estava a elaborar este artigo surgiu-me na minha corrente do Twitter um trinado sobre uns ecrãs transparentes com tecnologia desenvolvida pela equipa de Elvira Fortunato dando-os como ultrapassando tecnologias existentes no mercado. O tom pareceu-me no extremo oposto demasiado positivista para tão pouca carne, o completo oposto do tom (francamente não sei se ele não tem razão) do Luís Silva, algo que também me parece excessivo pois quando se desenvolve algo nunca se pode ter a certeza de bom resultado excepto quando lá se chega.

Ilusão óptica

Por favor, fixe o olhar no ponto branco central. Aguarde que as bolinhas à volta comecem a mudar de cor e depois que comecem a rodar. Consegue ver as bolinhas continuarem a mudar de cor.

Jogo do Pau Tecnológico

A Iaskawa colocou um pau tecnológico na "mão" de dois dos seus produtos e apresentou uma coreografia muito semelhante.

Jogar com telemóvel com imagem projectada na parede

A Disney testa este novo meio (smartphone com picoprojector) reinterpretando a lanterna mágica tradicional japonesa produzindo um jogo que é projectado na parede. O equipamento tem um giróscópio e um acelerómetro além de um sensor ultrasónico para determinação da distância à parede. O jogador controla um "personagem". Com o mesmo equipamento poderá ainda criar-se uma interacção física...

Projectos para civilização

Marcin Jakubowski está a usar wikis e ferramentas de manufactura digital de cerca de 50 máquinas para utilização em propriedades rurais, permitindo que qualquer pessoa possa construir o seu tractor de raíz. É um primeiro passo para escrever um conjunto de instruções para uma aldeia autosustentável. Os "designers" que acham o design algo decorativo podem evitar ver.

09 maio, 2011

E Serei Vingado...

Sean Carrol é um cosmologista apologista de que nós vivemos numa das manifestações de um multiverso. Esta é mais uma das palestras de menos de 20 minutos desta vez não da TED mas da TEDxCaltech. Entre os dois cientistas que Carrol cita mais vezes encontramos Feynman, aquele fulano que gostava mesmo de física, mas que detestava matemática pura.

07 maio, 2011

Repetir

Repetir depois de mim: um telemóvel não é um livro, um telemóvel não é um livro, um telemóvel não é um livro, um telemóvel não é um livro, ..., um telemóvel não é um livro.

06 maio, 2011

Inside de Internet

A intenção manifestada pela Google de fechar o Google Video levou um certo número de utilizadores a transferirem o seu conteúdo para o Youtube, antes da Google ter pensado em facilitar uma tal transferência. Entre os documentários que foram transferidos encontra-se um da BBC sobre o nascimento da Internet designado por «Inside the Internet» de 1997.

O vídeo inclui alguns detalhes sobre esse nascimento como por exemplo quando Leonard Kleinrock nos diz que a ARPAnet, percursora da Internet era um meio dos engenheiros poderem comunicar com computadores remotos para usarem as suas capacidades. Que por exemplo o programa de cópia uucp instalado em máquinas Linux ou Unix permitiu a ligação de máquinas numa cadeia via modem e que tal levou a uma rede resiliente perante censura intencional ou acidental.

A qualidade da imagem é uma porcaria.

Céu em movimento

Chris Kotsiopoulos levou 2 anos a produzir e montar um vídeo onde junta diversos monomentos, ruínas e até um resto de um barco encalhado com vídeo feito em time-lapse ao qual juntou uma versão orquestral de Undisclosed Desires de Muse. O resultado é espantoso.

Seja a sua própria lembrança

O blablaLab de Barcelona resolveu juntar duas tecnologias actualmente na berra para produzir uma instalação artística. «Seja a sua própria lembrança» usa um kinect da microsoft e uma impressora 3D para uma pessoa poder ser reproduzida. Esta instalação ocorreu em Janeiro durante dois fins de semana.

Fonte: vimeo. Um outro post onde podem ver aplicações do kinect é o posto do gizmodo.

Raspberry PI

David Braben desenvolveu um PC numa caneta USB com um porto HDMI numa ponta e um porto USB na outra ponta Pode ligar-se a uma TV com entrada HDMI e o porto USB a um teclado ficando-se com uma máquina completamente operacional a um custo baixo, pelo menos em teoria.

O processador é um ARM11 a 700 MHz acoplado a 128MB de RAM e corre OpenGL ES 2.0 permitindo uma performance de gráficos a 1080p razoável. O armazenamento de massa pode ser providenciado por um cartão SD. Podem ainda ligar-se outros módulos como por exemplo o da câmara que se pode ver na fotografia abaixo.

raspberry pi comparado com moeda

Modelo de Saturno V

Eu sabia que havia uns quantos malucos por modelos de foguetões. Que houvesse um maluco que pensasse construir um modelo do Saturno V à escala de 1:10 que tivesse a perícia para o conceber de modo a que se elevasse até aos 900m e permitisse uma recuperação simples não tinha a mínima ideia.

Fonte: Rocketry Planet.

04 maio, 2011

Técnicas de «pintura com luz»

Kim Pimmel produziu este vídeo a partir de uma série de fotografias que tinha feito ao preparar um trabalho como VJ para o FITC de São Francisco. Pegou numa sequência de imagens e montou as mesmas em conjunto com áudio que vinha de trailers do filme Tron Legacy e assim surgiu o vídeo "Ligth Drive".

Cada quadro é uma fotografia, uma fotografia de exposição algo emorada, com algumas exposições a atingirem os 20 segundos. Para controlar as luzes, usou um arduino controlado via bluetooth para conduir um motor passo-a-passo. O motor passo-a-passo controla por sua vez as luzes de forma remota a partir de um programa em processing.

As fontes de luz incluem luses de cátodo frio, fio electroluminiscente, lasers, etc...

Light Drive from Kim Pimmel no Vimeo.

Choque com Scheila

No final do ano passado, os astrónomos notaram que um asteróide de nome Scheila tinha subitamente aumentado de brilho e apresentava plumas de curta duração. Os dados dos satélites Swift e Hubble mostravam que estas alterações tinham provavelmente ocorrido após o Scheila ter colidido com um asteróide muito mais pequeno.

Fonte: Goddard Multimedia.

03 maio, 2011

Quadcóptero

O Quadcóptero produzido por Arnaud Taffanel, Tobias Antonssonnet e Marcus Eliasson possui um CPU Cortex, que recebe dados de uns acelerómetros e tem um par de giroscópios que mantêm posição, uma bateria de 110mAh e é radiocomandado 2.4Ghz. As suas dimensões são de 12x12 cm (não sei a altura) e pesa 20 g. A telemetria é gerida por um PC. Mais documentação pode ser encontrada aqui.

Porque gosto da minha impressora 3D

Numa palestra um dos constrangimentos mais complicados de se ultrapassar é o do controlo do tempo. Nas palestras ignite um orador tem um tempo fixo (curto) para "ilustrar" cada slide. A própria palestra está limitada aos 5 minutos, por isso quando se faz uma palestra destas a exigência quanto à concisão da forma de apresentação de informação exige seguramente muito ensaio. Este miúdo fez uma belíssima apresentação.

Simulador de Tráfego Aéreo

A NASA desenvolveu, ao longo de vários anos, um simulador de tráfego aéreo que pode correr num computador banal. Este sistema, o FACET, permite simular um dia de tráfego aéreo nos EUA. Nos EUA a qualquer momento há pelo menos 5000 voos, tendo em conta que cada voo é efectuado por um determinado tipo de avião e que tem que cumprir certos horários, o sistema permite simular o levantar, um perfil de ascenção e de descida, tendo em conta a meteorologia e a ecónomia de voo, a quantidade de dados é enorme.

No video acima podemos ver um dia normal, com o acordar do dia, a intensificação do tráfego ao longo do dia, ficando mais rarefeito à noite, as perturbações geradas pela meteorologia adversa, o tráfego no dia 11 de Setembro de 2001.

NASA - FACET, Via: Flying Mag

Tatoo - Realidade aumentada

Há uns tempos vi uma série de tatoos com motivos científicos ou tecnológicos. Hoje vejo um tatoo que funciona como despoletador de realidade aumentada. O vídeo abaixo é de fraca qualidade, feito numa casa de banho e demora um pouco para se ver o efeito pois o operador era único o tatooado. O tatoo propriamente dito é "cópia" da carta que acompanha a 3DS

Via: IHeartChaos.

02 maio, 2011

M31

Loading...

Um conjunto de telescópios apresentam Andrómeda numa série de bandas. Planck opera na banda das microondas, mostrando particulas particularmente frias, umas poucas décimas de grau acima do zero absoluto. Herschel mostra poeiras com uma temperatura um pouco menos baixa que se na banda dos infra-vermelhos. Estas poeiras encontram-se nos braços espirais da galáxia onde actualmnente nascem estrelas.

XMM-Newton detecta radiação na banda dos ultravioletas e na dos raios X. Estas bandas mostram-nos estrelas velhas que se aproximam do final das suas vidas e ainda algumas que já explodiram e que provocam ondas de choque no espaço. Desde 2002 XMM-Newton, em observação do cerne da galáxia Andrómeda já revelou várias estrelas variáveis, algumas tendo sofrido detonações designadas por novas.

A banda dos ultravioletas também revela estrelas particulamente massivas. São estrelas jovens e que provavelmente irão viver pouco tempo. Ao exaurirem o seu combustível núclear explodem como supernovas em poucas dezenas de anos após o seu nascimento. A luz ultravioleta é normalmente absorvida pelas poeiras e reemitida como infravermelhos, e assim sendo quando se têm áreas onde se vê ultravioletas directamente significa que há poucas poeiras em Andrómeda.

Fonte: ESA.

Que porra é essa da matéria escura?

Dark Matters from PHD Comics on Vimeo.

Ontém apareceu-me esta animação sobre o que é a matéria escura, um dos vários temas da entrevista de Carlos Oliveira por Marco Santos. Mas voltando à animação a ideia de que só estamos a estudar uma parte muito pequena do que constitui o Universo e da aproximação que há entre a escala do muito pequeno e do muito grande é correcta. No entanto estamos a um passo de tentarmos novamente estudar essa parte desconhecida, até com participação portuguesa através do LIP.

Via: GeekOut

Robot Aracnídeo em kit

O robot KMR-M6 da Kondo é um kit de robot com seis pernas concebido para atrair docentes, investigadores e amadores. A Kondo diz que a concepção das perna lhe dá uma flexibilidade e estabilidade adicional mesmo durante manobras complicadas.

Um dos servo-controles trata da rotação horizontal da perna enquanto o segundo orienta a ligação vertical da perna. No total são usados 12, 2 por perna. A concepção da perna vem da experiência do fundador da Kondo e de um desenho similar a outros sistemas radio controlados que tem vindo a fazer ao longo das últimas décadas.

A Kondo além de ir vender kits completos e irá vender pernas individuais de modo a que se possa criar robots com diferentes configurações. Só é pena que pretenda alcançar só o seu mercado de origem.

Porque raio estou a escrever esta mensagem, porque no BoingBoing vi um artigo que apontava para uma lista de produtos de ficção científica ao longo do tempo com ligação para artigos com citação da obra onde se falavra do produto e também uma breve nota do produto actual com eventuais variações e depois foi passeando por lá que cheguei ao robot aracnídeo onde poderá ver-se um excerto de filme.

Informação adicional robots-dreams, physorg.

01 maio, 2011

Fractais Africanos

A certa altura, Ron Eglash, antropólogo matemático, repete as suas palavras "Os Chokwe têm uma tradição de criação de padrões desenhando linhas na areia que designam de «lusona». Gerdes no seu Lusona - Recreações Geométricas de África, diz que os desenhos na areia - lusona - mostram os constrangimentos necessários para definir o que os matemátas designam por "caminho euleriano": um lápis nunca deixa a superfície e nenhum traço é repetido. A lusona tende ainda a usar o mesmo padrão a escalas diferentes ou seja iterações sucessivas de um único algoritmo geométrico. ... Os Chokwe usavam estas figuras para criarem identidade de grupo." (tradução??? do livro "African Fractals"

Imagem raptada da Open Library

Lexus «The Hard Way»

Tenho que admitir que por vezes fico com água na boca quando vejo um bom anúncio de automóvel. Esta série de vídeos, «The Hard Way» da Lexus é um exemplo disso, além de puxar pelas emoções, puxa pela cabeça das pessoas. Neste vídeo apresenta o processo de fabrico de um bloco de motor em alumínio indicando como evitar bolhas, que reduziriam a sua robustez, no seu interior.

Facebook Data Center

Parece que está na moda apresentar centros de dados. Há poucos dias apresentei um vídeo sobre segurança física dos centros de dados da Google, hoje temos uma apresentação do centro de dados da Facebook focando aspectos técnicos sobre eficiência energética, controlo de temperatura e eficiência dos servidores. Este centro de dados é um exemplo da aplicação das directrizes Open Compute Project.

Para dar início ao projecto a Facebook apresentou o seu novo centro de dados inovador e contribuiu para as especificações e concepção do Open Compute. O chairman da Rackpace, Graham Weston, disse que as "companhias da núvem têm vindo a trabalhar arduamente para se tornarem mais eficientes em termos de energia ... [e] hoje isto é um grande passo para tornar a computação muito mais verde.

Um equipa pequena de engenheiros da Facebook têm dedicado os 2 últimos anos a trabalhar neste projecto, desenvolveram o software, os servidores e o próprio centro de dados desde o início.

Uma das características mais significativas destas instalações foi o de ter sido eliminado um sistema centralizado de alimentação ininterrupta que se encontra na maior parte dos centros de dados. Outra das características é a da regulação de temperatura onde se usa um sistema de arrefecimento baseado em evaporação de água. O ar é tomado do experior e depois passa por uma série de estádios onde é misturado, filtrado e arrefecido antes de ser enviado para o centro de dados propriamente dito.

Os servidores usados são constituídos por menos peças do que os habituais e a cuidadosa disposição de memória, CPU e outros constituintes leva a serem mais fáceis de arrefecer. Os planos e especificações estão à disposição de terceiros de forma a poderem tirar partido e a contribuirem para os mesmos.

@sedederede chamou-me a atenção para uma volta fotográfica do Robert Scoble.

Via: Data Center Knowledge 1 e 2.