Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

01 agosto, 2008

Rap

LHC

Após alguns anos de construção e uns quantos magnetos que explodiram parece que está quase pronto o planeamento das festas de inauguração da mais cara experiência de sempre.

O «Large Hadron Collider», em contrução no CERN, nas cercanias de Genebra e que deverá acelerar protões até 3 biliões de eV e depois fazê-los chocar na busca de novas partículas e eventuais manifestações de forças, está praticamente operacional. Embora ainda não haja um calendário oficial no site do CERN espera-se que no dia 9 de Agosto (na próxima semana) se faça o disparo do primeiro feixe de protões numa secção do anel de vinte e tal quilómetros. Se tudo correr bem no dia 2 ou 3 de Setembro trataram de dar uma volta completa.

Espera-se que levará 1 a 2 meses a fazer ajustes e correções e elevando-se a intensidade dos feixes antes de se começar a fazer colisões e a produzir calibrações. A energia mais elevada das colisões iniciais será da ordem dos 5 biliões de eV pois ainda não terão nessa altura sido condicionados os magnetos para produzir campos mais fortes.

Durante o inverno o acelerador quer poupar na conta da electricidade e não deverá haver muito a fazer quanto a choques de protões. Espera-se que haja uma festarola lá para Outubro envolvendo as pessoas que construiram os detectores gigantes Atlas e C.M.S..

A autora do Rap é Kate McAlpine.

Outras entradas sobre o LHC nos meus apontadores.

Sem comentários: