No blog do Tom Loosemore encontra-se uma entrada chamada de "Os 15 princípios da BBC [para desenvolvimento] Web" [en].
Como os acho interessantes e como estão sobre a licença Atribuição-Uso Não-Comercial-Partilha nos termos da mesma licença 2.0 Reino Unido resolvi colocar aqui uma tradução algo livre.
- Contruir produtos web que vão ao encontro das necessidades das audiências: antecipar as necessidades ainda não totalmente articuladas pelas audiências e então ir ao encontro dessas necessidades com produtos que estabeleção novos padrões. (Roubado da Google)
- Os melhores sítios fazem uma coisa bem, realmente bem: faça menos, mas execute de forma perfeita. (Novamente retirado da Google, com uma pista do Jason Fried da 37signals)
- Não tente fazer tudo sozinho: ligue a outros sítios de elevada qualidade. Os seus utilizadores vão agradecer-lhe. Use os conteúdos e ferramentas das outras pessoas para melhorar o seu sítio e vice-versa.
- Se tiver que falhar falhe rapidamente: faça apostas pequenas, faça muitas iterações, guarde os sucessos, mate as falhas, rapidamente.
- Trate a totalidade da web como a sua paleta criativa: não restrinja a sua criatividade ao seu próprio sítio.
- A web é uma conversação. Participe: adopte um tom relaxado e em conversa. Admita os seus erros.
- Qualquer sítio é tão bom quanto a sua pior página: Assegure-se que os processos editoriais seguem sempre as melhores práticas adoptadas.
- Assegure-se que todo o seu conteúdo pode ser página de chegada, para sempre (isto é a que se pode sempre ligar).
- Lembre-se que a sua avó nunca irá usar o "Second Life": ela poderá ligar-se à rede, mas com diferentes necessidades do que aquelas que os pioneiros têm.
- Maximise as rotas para o conteúdo: Desenvolva tantas agregações de conteúdos sobre pessoas, locais, temas, canais, redes e tempo que lhe sejam possíveis. Optimize o seu sítio de modo a aparecer bem colocado no Google.
- Design e navegação consistentes não quer dizer que um tamanho serve para todos: Os utilizadores devem sempre saber que se encontram num dos seus sítios, mesmo que estes tenham uma aparência diferente. Mais importante que isso sabem que nunca se irão perder.
- A acessibilidade não é um extra opcional: os sítios concebidos dessa forma funcionam melhor para todos os utilizadores.
- Deixe que as pessoas copiem o seu conteúdo para as paredes das suas casas virtuais: encorage os utilizadores a tirarem as gemas do seu conteúdo com elas, com ligações de volta para o seu sítio.
- Ligue-se a discussões na web, não as hospede: só hospedar discussões baseadas na web onde tal faça claramente sentido.
- A personalização não deve criar obstáculos, deve ser elegante e transparente: Não se esqueça que os dados são dos seus utilizadores. É melhor respeitar isso.
2 comentários:
1 - Faça aquilo que achar melhor e depois avalie e corrija.
2- Não tente falar de tecnologia e de esparguete (excepto se for muito bom nas duas coisas)
3- Não inventou as rodas que colocou no carro que tb não inventou pois não então não exagere na inventividade.
4- Se aquilo que está a fazer é asneira é preferível saber logo e corrigir.
5- Traga ideias de todos os lados que lhe sejam possíveis (por exemplo se encontrar talentos que não tenha trate de procurar nas suas vizinhanças e depois mais além se necessário.
6- Esta é autoexplicativa
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13 - Há uns dias surgiu um sujeito que plagiava, por vezes com alterações mínimas, entradas de blogues de várias pessoas e que se «esquecia» de apresentar a fonte. Ou seja só tinha lido parte da regra nº 13 deixe copiar...do lado de quem copia deveria estar a atribuição e já agora uma ligação para a fonte.
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algumas entradas ainda não «traduzidas»
O "dito plágio", (?), nunca o poderá ser ... quanto muito publicidade ao autor "desconhecido".
Uma espécie de mausoléu, monumento ou vale dos caídos, ao "soldado" desconhecido.
Se até Picasso copiou modelos !!!!!!
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