Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

08 setembro, 2011

Nanocabos ultraligeiros podem vir (*) a substituir cabos de cobre ou alumínio

É possível que no futuro se possa substituir cabos/pistas de alma em cobre ou alumínio nas interligações entre pastilhas electrónicas ou nas linhas de alta-voltagem. Um cabo de altavoltagem feito interramente de paredes duplas de nanotubo de carbono dopado com íodo é tão eficiente como cabos de alta-voltagem tradicionais, isto com só 1/6 do peso dos de cobre e prata de acordo com os cientistas da Universidade de Rice.

Os cientistas das Universidade de Rice produziram cabos de parede dupla de nanotubo de carbono dopado a íodo com condutividade eléctrica específica (condutividade/massa) mais elevada do que a do cobre ou a do alumínio. Os cabos exibiram capacidade de 10.000 a 100.000 A/cm² e podem ser produzidos em comprimentos e diâmetros arbitrários, sem degradação das suas propriedades eléctricas.

Fizeram um aparato de demonstração prática substituindo cabos metálicos num circuito de lâmpada de iluminação eléctrica. A variação da condutividade como função da temperatura foi menor cinco vezes do que a do cobre. As potenciais aplicações destes cabos de nanotubos podem ir desde as interligações de curta distância até às linhs de transmissão de energia.

O cabo de demonstração tinha apenas alguns centímetros, sendo considerado um grande feito. O próximo passos são produzir cabos mais compridos e mais grossos mantendo o seu peso leve e podendo transportar muito mais corrente.

Via: nature

Sem comentários: