Já há algum tempo que existe um plano para construir o primeiro computador. Agora parece que esse plano vai passar à prática.
O computador em questão é o engenho analitica de Charles Babbage, que tendo sido concebida em 1837 acabou pelo menos até agora por não ser manufacturada devido no início à falta de fundos.
Babbage concebeu dois computadores mecânicos, o primeiro era a máquina diferencial. Era uma calculadora relativamente poderosa. No final do século passado o Museu da Ciência de Londres construiu um modelo que funcionava baseado na concepção de Babbage-
O engenho analítico, contudo, era programável usando cartões perfurados, sendo pois a primeira concepção daquilo a que hoje chamamos computador, mesmo sendo movido a vapor. Levou praticamente um século até terem aparecido objectos aos quais podemos aplicar o mesmo conceito. O objecto concebido por Babbage tinha uma memória de 675 bytes e funcionaria a cerca de 7Hz. Foi produzida uma secção do engenho mas nunca o dispositivo completo.
Quanto aos fundos parece que o problema se mantém pois o número de doadores para se fazer uma reprodução funcional ainda é baixo, mas o Museu da Ciência está já nos passos preparatórios efectuando a digitalização dos cadernos originais de Babbage.
Essa digitalização tem dois objectivos imediatos, primeiro servir de base para se perceber qual a concepção do engenho e em segundo lugar produzir uma simulação em computador do engenho analítico.
Ler: bbc.
Sem comentários:
Enviar um comentário