Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

14 maio, 2012

Tributo à idade das máquinas

Quando era miúdo durante as férias grandes tinha por hábito (contrariando directamente ordem dos meus pais) invadir as oficinas dos serviços em que meu pai trabalhava. Uns dias, normalmente pela hora de almoço passava pelas oficinas de contadores de água, os contadores de electricidade ficavam para mais tarde. Noutros passava pelas oficinas gerais, espaço relativamente amplo onde havia serras de banda para madeiras, tornos, engenhos quinadeiras e outras coisas do mesmo tipo. Na generalidade dos dias ía até à oficina de mecânica.

A transformação de movimento circular em movimento linear aparecia com frequência e fascinava-me...

Alguns dos mecanismos apresentados neste filme são: 0:16 bomba de deslocamente positivo, 0:26 motor de quatro tempos, 0:50 motores a vapor, 2:00 motores a vapor, 3:10 diferencial, 4:05 mecanismo com parafuso-sem-fim, 4:10 parafuso de Arquimedes, 5:22 roda de Genebra (movimento rotativo contínuo a movimento rotativo intermitente - usado por exemplos nos clássicos projectores de filmes para avanço quadro a quadro) e muitos outros.

Ralph Steiner, realizador do filme acima era um fotógrafo com formação académica em química, tendo produzido alguns filmes experimentais que incluem este "Mechanical Principles" de 1930.

A música é de Eric Beheim um músico profissional produtor de vídeos informativos. Um fã dos filmes mudos dos quais recolheu uma colecção de músicas que os acompanhavam frequentemente para lhes darem ambiente.

Sem comentários: