Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

12 março, 2012

Impressão 3d de nanocarro de corridas

Universidade de Tecnologia de Viena carro de corridas de 285 micrometros

Um grupo de investigação da Universidade de Tecnologia de Viena acaba de divulgar um método de impressão 3D com um detalhe muito elevado usando uma litografia a dois fotões. O processo usa resina líquida que é endurecida com precisão nos locais correctos usando um feixe laser. O ponto focal do feixe laser é orientado através da resina por espelhos que se movem e que vai deixando uma linha endurecida no polímero sólido com umas centenas de nanómetros de largura.

Esta resolução permite a criação de esculturas intrincadas tão pequenas quanto um grão de areia. O professor Jürgen Stampfl do Instituto de Ciências e Tecnologia dos Materiais disse que até agora o processo era muito lento. O processo tinha uma velocidade de impressão medida em milímetros por segundos sendo que o novo dispositivo pode imprimir 5 metros por segundo.

Esta evolução foi tornada possível combinando várias ideias, melhorando o mecanismo de orientação dos espelhos, através de um ajuste muito preciso dos períodos de aceleração e desaceleração de forma a obter-se resultados de alta resolução.

Em contraste com as técnicas convencionais de impressão 3D, os objectos sólidos podem ser criados em qualquer ponto da resina líquida e não só em cima da anterior camada. Assim a superfície de trabalho não carece de um tratamento especial antes que a nova camada seja produzida, levando a uma poupança significativa de tempo.

1 comentário:

Demetrio disse...

É impressionante a resolução dessas máquinas, aqui na http://www.imprima3d.com tem impressoras que já custam U$5.000, um dia qualquer um vai ter a sua.