Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

02 outubro, 2011

Bandos

Quando se programa algo com enxames (sejam objectos num ecrã de computador sejam objectos voadores) há três aspectos, pelo menos, a ter em conta: necessitamos de nos mover a velocidade e direcção similar às dos objectos na vizinhança, necessitamos evitar de lhes tocar e necessitamos de ficar perto deles. Estes princípios foram desenvolvidos em 1986, por Craig Reynolds ao criar um simulador de voo de bando de aves (boids) (inclui um applet java).

O Laboratório de Sistemas Inteligentes da Escola Politécnica de Lausana ao criar um "enxame" de asas voadoras aplicou estes princípios e juntou-lhe um quarto o de se poderem dirigir em conjunto para um determinado destino.

Além destas asas, o LSI desenvolve investigação em robots bio-inspirados, incluindo robots sem piloto-automático, mas que são capazes de voar para local previamente determinado inspirados no voo ágil das abelhas. O laboratório ganhou o Botsker em 2011 com um filme produzido em 2008.

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