Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

25 abril, 2011

A Caminho da Máquina de Turing não Electrónica

Este dispositivo nada faz a não ser recolher esferas, faltando 2 alavancas para fazer algo. Isto era o plano B, caso não houvesse tempo para Jim MacArthur terminar a sua máquina de Turing mecânica.

Jim MacArthur, um engenheiro de software resolveu criar para uma apresentação numa «Maker Faire» uma Máquina de Turing mecânica. Esta máquina funciona a electricidade para alimentar um motor que acciona um conjunto de alavancas e cames.

A máquina descrita por Alan Turing em 1937 era uma máquina teórica, uma experiência do pensamento para compreender os limites do cálculo mecânico. De acordo com a teoria a máquina efectua cálculos usando uma série de regras para manipular símbolos numa fita infinita.

Em vez de fica esta máquia usa como memória esferas de rolamento colocadas numa grelha metálica. Uma esfera representa um de cinco símbolos de acordo com a sua posição na grelha. A máquina "lê" e "escreve" dados retirando e recolocando as esferas em diferentes células. Move-se ao longo da grelha, levantando as esferas com ímanes e depositando-as numa nova posição de acordo com um conjunto de regras.

Claro que a velocidade de cálculo pode ser avaliada tendo em conta que demoraria uns meses a somar dois números.

via: srimech.

Sem comentários: