Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

21 março, 2011

Simetria

Há algo de comum na natureza e isso é simetria. Na natureza o belo tende a ser simétrico. Marcus du Sautoy, professor de matemática em Oxford, nesta palestra TED, mostra exemplos ordinários de simetria.

Normalmente, quando vemos um edifício ou um floco de neve ou qualquer outra coisa que tenha simetria, não vemos essa simetria. Mas a simetria é o que faz rodar este universo. Quando se vê a estrela de seis lados com pontas de barbatana percebemos que podemos ter simetria em locais inesperados como por exemplo na nossa galáxia. Um pequeno defeito e o nosso universo poderá cair como um castelo de cartas.

Vejamos uma folha, tem o mesmo número de pontas do lado esquerdo e do lado direito. Um floco de neve é outro exemplo de simetria. Tem simetria no sentido em que se pode desenhar uma linha recta através do seu centro e manter dois lados com aspecto idêntico. O floco de neve tem ainda um outro tipo de simetria. Todos os flocos de neve têm um cerne hexagonal, os ramos que partem desse cerne é que os diferenciam.

Ele até promove um breve concurso e atribuiu um nome a um grupo.

Sem comentários: