Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

28 fevereiro, 2010

S-02

Não, não é um filme candidato à categoria dos 12 segundos, mas sim uma ilustração a partir de dados de observação onde em particular a estrela S-02 orbita o buraco negro mais perto do Sistema Solar aprox. 25.000 anos luz, estando cada vez mais perto de ultrapassar o horizonte de eventos.

27 fevereiro, 2010

Projecto Limpar Portugal

Projecto Limpar Portugal

O que é?


Partindo do relato de um projecto desenvolvido na Estónia em 2008, um grupo de amigos decidiu colocar “Mãos à Obra” e propor “Vamos Limpar Portugal”.

Iniciou-se assim um movimento cívico que conta já com largos milhares de voluntários.

Também no concelho de Loures, voluntários resolveram “Meter mãos à Obra” e dizer “Queremos Limpar Portugal! Queremos Limpar Loures!

O objectivo é juntar o maior número de voluntários e parceiros, para que todos juntos possamos, no dia 20 de Março de 2010, fazer algo de essencial por nós, pelo Concelho, por Portugal, pelo planeta e pelo futuro.

Por quê?


Vivemos num país repleto de belas paisagens mas, infelizmente, todos os dias as vemos invadidas por lixo que aí é ilegalmente depositado sem que as entidades competentes actuem.

Não podemos deixar que esta situação continue.

Ajude-nos, adira e colabore!

Como ajudar?


Quem quiser ajudar como voluntário só tem que consultar o sítio do projecto na internet, www.limparportugal.org, onde tem toda a informação para o fazer.

O projecto Limpar Portugal também está aberto a parcerias com instituições e empresas, públicas e/ou privadas, que, através da cedência de meios (humanos e/ou materiais à excepção de dinheiro) estejam interessadas em dar o seu apoio ao movimento.

No dia 20 de Março de 2010, não fique em casa, por um dia vamos fazer parte da solução deixando de ser parte do problema.

23 fevereiro, 2010

Identidade aumentada

Recognizr é uma aplicação que possibilita aos utilizadores apontarem um smart phone a um estranho e aprenderem algo sobre o mesmo combinando visão digital, computação na núvem, reconhecimento facial, redes sociais e realidade aumentada. O Recognizr foi desenvolvido pela firma sueca The Astonishing Tribe (TAT). O utilizador aponta a câmara do telemóvel a alguém nas proximidades. O software detecta a face da pessoa e cria uma assinatura pela combinação de medidas e aspectos particulares da face e constrói um modelo 3D. A assinatura é enviada ao servidor e comparada com outras guardadas na base de dados. Se a pessoa tiver optado por enviar a sua fotografia e tiver preenchido o respectivo perfil uma ligação para essa informação será devolvida ao utilizador com a câmara. O perfil será acompanhado de informação disponível em várias redes sociais incluindo o Twitter, o Picasa, o Flickr, o YouTube ou o Facebook.

22 fevereiro, 2010

Relief

TEI 2010 / Relief: a responsive 3D surface from benny on Vimeo.

Relief é um display de mesa que é capaz de reproduzir e animar formas tridimensionais com uma superfície maleável. Possibilita aos utilizadores sentirem e criarem mdelos digitais de algo como terreno de um modo intuitivo. O dispositivo de mesa funciona usando uma matriz de pinos motorizados, controlados por uma plataforma constuída usando hardware e software open source. Cada pino pode ser acedido de forma individual e sente se o utilizador o está a puxar ou a empurrar.

F=ma

Força = massa x aceleração

Pirilampos

O "enxame" de pirilampos do MIT utilizaria helicópteros miniatura com LED para funcionarem como um ecrã 3D no céu. O fogo de artifício seria algo do passado.

Enxames de robots estão a começar a surgir, explorando os oceanos, jogando futebol, cooperando e enganando-se uns aos outros de modo a obter recursos. O projecto MIT Flyfire é um dos mais espantosos do ponto de vista visual. Uma colaboração entre Senseable City Lab e o ARES Lab,o Flyfire pode remodelar a maneira como pensamos em ecrã públicos. Contudos pensando em termos relativos os helicópteros do Flyfire são relativamente (passe o pleonasmo) grandes para um enxame de robots

14 fevereiro, 2010

TED - LASER e Mosquitos

Mr. Myhrvold guardou centenas de mosquitos no quarto de banho do hotel até à hora do espectáculo, depois libertou-os num vidro, um laser rastreou os seus movimentos e lentamente liquidou-os, deixando as suas carcaças no fundo do vidro. A demonstração foi mais lenta para que o público pudesse observar a precisão, tendo Myhrvold dito que os laser poderiam abater entre 50 a 100 mosquitos por segundo.

Mr. Myhrvold, da Intellectual Ventures, julga que há um potencial especial na tecnologia de laser azul pois estes são mais potentes que os laser vermelhos e estão a ser produzidos a baixo custo.

A sua previsão é de que este tipo de dispositivo poderia custar menos de 50 USD dependendo do volume da procura. A sua companhia não prevê a sua produção.

A detecção por laser é tão precisa que é possível especificar que espécie e que género (fêmea ou macho) de mosquito é designado como alvo. «As fêmeas são maiores e batem as asas a frequências mais baixas». Como só as fêmeas picam os seres humanos podemos deixar os machos em paz.

Reportagem a cobrir esta apresentação no New York Times.

Em câmara lenta tudo parece melhor.

13 fevereiro, 2010

Bing Maps

Bom é raro aqui dizer-se bem da MS mas a apresentação do Blaise Aguera Y Arcas não é nada má. A informação em relação ao local em que me encontro é menor que no Google Maps.

Câmara de Wilson

Uma câmara de Wilson (e suas derivadas) é uma peça de equipamento que permite a observação de partículas excitadas. Os traços brancos que vemos no nevoeiro são deixados pelos raios que se movem através do vapor de álcool. Os raios ionizam os átomos de vapor deixando um rasto de condensação.

Saber Mais: wikipedia Cloud Chamber Berkeley

Triplo Ponto da Água

Prof. Brian Cox explora os 3 estados físicos da água, começando por mostrar água em ebulição a aproximadamente 87ºC (desta vez até consegui acertas nas unidades) explicando porque tal se passa e depois dizendo que à superfície de Marte haverá gelo e vapor mas não haverá água líquida...

Mais um módulo

11 fevereiro, 2010

O Universo Conhecido

O filme «The Known Universe» leva os visitantes desde os Himalaias através da atmosfera até as resíduos do Big Bang. Cada estrela, planeta, quasar vistos no filme devido ao mapeamento, do Universo, a quatro dimensões mais completo feito pelo «Digital Universe Atlas» que é mantido e actualizado por astrofísicos no «American Museum of Natural History». O filme criado pelo museu para uma exposição designada por «Visions of the Cosmos: From the Milky Ocean to an Evolving Universe» irá manter-se no «Rubin Museum of Art» e Nova Iorque até Maio de 2010.

O software de produção da visualização é o Uniview da SCISS.

08 fevereiro, 2010

Projecto M

Este vídeo do Projecto M do JSC (?) da NASA apresenta uma missão, baseada num robonauta, teleoperada à Lua que o JSC afirma poder ser completada em 1000 dias após aprovação final de missão.

07 fevereiro, 2010

Sobrevoo de Marte

A animação mostra ravinas em Marte. A animação foi criada usando dados da HiRISE e um motor de geração de terreno produzida por Adrian chamado Mars Explorer. A área apresentada tem aproximadamente 64 Km2.

Serbot a trabalhar

05 fevereiro, 2010

82 Meses

A BBC produziu uma série de vídeos sobre a sustentabilidade da população humana cá no Planeta. Para aceder à série por favor diriga-se ao eco-tube