Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

27 setembro, 2010

Enxame de robot voadores

O projecto SMAVNET tem por finalidade desenvolver enxames de robots voadores que possam ser colocados em áreas de catástrofe de modo a criarem rapidamente redes de comunicação para as equipas de salvamento. Os robot voadores são interessantes para este género de aplicação por serem rápidos, o terreno não apresenta grave obstáculo à sua operação e têm a vantagem da linha de vista para a sua comunicação.

Os robots e respectivos controlos têm que ser tão simples quanto possíveis para se poderem usar em números elevados como num enxame.

Os robot apresentados são concebidos para serem robustos, seguros, leves de baixo custo. Os protocolos e os interfaces homem-enxame foram desenvolvidos de modo a que utilizadores não peritos os possam operar de forma segura.

De um ponto de vista do software, os controlos permitem que os robots voem em conjunto. Os robots reagem às comunicações sem fios dos robot nas proximidades e aos comandos das equipas de salvamento. A comunicação é usada como se fosse um sensor, permitindo uma estratégia de voo em que não é importante a localização relativa, evitando o uso de gps ou câmaras, lasers ou radar.

Via: http://lis.epfl.ch/?content=research/projects/SwarmingMAVs/.

Sem comentários: