Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

23 março, 2009

Como fazer perguntas em conferências

  1. Faça uma pergunta. Uma frase interrogativa. Logo.

    Depois de se aproximar do microfone não faça uma previsão de uma entrada no seu blogue, muito antecipada, detalhando as suas brilhantes teorias sobre a importância crescente do espaço da realidade aumentada pela biometria, ou por qualquer outro tema. Tal não nos interessa. Faça só a sua pergunta.

  2. Quanto maior for a audiência menos nos importa quem é.

    Excepto se lhe for pedido que se apresente a si mesmo antes de efectuar a sua pergunta, não se apresente. Não desejamos conhecer o seu blogue ou a sua empresa em fase de arranque ou a sua tese. (Se o desejarmos iremos à sua procura depois da conferência.) Se lhe for pedido que se introduza, diga o seu nome e de onde vem (não da localidade, mas sim do seu local de trabalho ou similar).

  3. Não pergunte por perguntar. Pergunte.

    Não é necessário prefaciar a sua pergunta com um "Gostaria de perguntar sobre o uso do Twitter numa sala de aula." Se chegou ao microfone tem obviamente autorização para perguntar. Pergunte!

  4. Cada palavra a mais faz-lhe perder um ponto na sua pergunta.

    Observe esta simples fórmula:

    Resposta Importante / Comprimento da questão = Qualidade da questão

    A única variável que pode controlar nesta equação é a do comprimento da sua pergunta. Está a apontar para a pergunta mais curta possível que produza a resposta mais interessante possível. Seja económico.

  5. Faça perguntas abertas.

    Se está a pensar fazer pergunta com resposta de sim ou não pense outra vez. Se uma pergunta começar com algo do género "é ou não...", "será ...". Veja se pode efectuar uma pergunta do género "Como ...", "O que é que..." ou "Porque é que"...

  6. Volte para o seu lugar depois de colocar a sua questão

    Ficar com ou no microfone parece que está a manter um diálogo com os conferencistas. Não está. Se tiver uma pergunta verdadeiramente interessante a fazer volte para o seu lugar e depois volte-se a colocar na fila.

  7. Para reforçar, a assistência não se encontra na conferência para o escutar.

    Mantenha em mente este princípio e o resto deve seguir-se naturalmente.

Sem comentários: