Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

14 dezembro, 2008

WCAG 2.0 - II

As directrizes WCAG 2.0 pretendem tratar de barreiras de acessibilidade que pessoas com dificiências visuais, auditivas, físicas, cognitivas e neurológicas ou idosos, podem encontrar quando acedem à Rede/Teia. As directrizes WCAG 2.0 explicam como tornar o contéudo:

  • Que possa ser percebido, por exemplo criando texto alternativo para imagens, legendas para áudio, capacidade de adaptação da apresentação e contraste de cores;
  • Operativo, tratanto da acessibilidade por teclado, contraste de cor, temporização das entradas, evitando, como evitar episódios de epilepsia e navegabilidade;
  • compreensível, como melhorar a legibilidade, a previsibilidade e a assistência ao preenchimento de um formulário e
  • robutez, por exemplo tratando da compatibilidade com as tecnologias auxiliares.

As directrizes propriamente ditas são acompanhadas de uma série de anexos, desde directrizes de forma abreviada, a documentos que indicam como alcançar compatibilidade com as WCAG 2.0, um guia de referência abreviado e à medida, um documento para compreenção das WCAG 2.0 e técnicas para as WCAG 2.0. Já há técnicas desenvolvidas para HTML, CSS, SMIL, Scripting e WAI-RIA estando a ser desenvolvidos outros documentos para outras técnicas. Existe ainda um documento para auxiliar numa fase de transição Como actualizar o seu sítio para as WCAG 2.0.

Nota: Trata-se de uma tradução apressada do press-release do anúncio da passagem a recomendação das WCAG 2.0. Este documento ainda não está concluído isto é só uma base a partir da qual vou começar a explorar um pouco mais o tema.

Mais uma rapice

Sem comentários: