Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

02 janeiro, 2007

Mais Exigente

Mais exigente com a linguagem

Alguém me sabe dizer se há estudos similares a este sobre pobreza de linguagem em português?

Uma das coisas que me tem preocupado neste sítio é que a linguagem não seja excessivamente hermética, mas tenho dado demasiados erros (e não me estou a referir só a erros ortográficos) pois, normalmente, quando faço uma nova entrada, faço-o de forma apressada. O meu tempo livre realmente tem escasseado e isso leva a alguns facilitismos. Por essa razão este ano 2007 irão ver menos entradas mas entradas mais elaboradas (espero).

Mais exigente com os marcadores

Num esforço para alinhar este espaço com essa maior exigência estou a tentar que este sítio fique tão conforme quanto o possível dentro dos meus conhecimentos e uma das coisas já alcançadas é conformidade com o HTML 4.01. A conformidade com o CSS 2.1 está a caminho mas vai demorar algum tempo. Poderá ainda haver uma alteração profunda do HTML de modo a poder alcançar numa terceira fase WAI-A ou mesmo um WAI-AA. Isto não é muito fácil quando se trabalha num ambiente que não se estudou previamente (blogger). É sempre mais difícil começar com uma paleta já preenchida do que com uma paleta em branco excepto se a paleta preenchida for de muito boa qualidade.

Não consigo por exemplo perceber que no novo bloguer um blogue criado de raiz tenha mais do que 700 erros e avisos por parte do validador do W3C. No WordPress isso não sucede.

Ainda não explorei a via da instalação do site noutro local e apontar para lá a partir do actual URL, mas só o farei se de todo me for impossível fazer o que pretendo.

Mais exigente com o conteúdo

O conteúdo irá obedecer a algumas regras de estilo que estou a esboçar de forma a poder manter um padrão de qualidade. Tenho que admitir que aqui gosto particularmente da forma de escrita de um conjunto de pessoas que englobam a Amy Hoy (rails e companhia), a Kathy Sierra (Creating Passionate Users), o Ivo Gomes, o João Craveiro e noutro tipo de conteúdo o Pacheco Pereira. Claro está esta lista não é exaustiva posso dizer que leio irregularmente algumas centenas de sítios/blogues e subscrevi algumas dezenas de feed.

Essa exigência leva-me a ter que informar os leitores deste sítio que o texto sobre semântica é demasiado pobre para poder sequer ser considerado como ponto de partida. Infelizmente vejo que continua a ser uma das entradas mais lidas deste sítio (cerca de 400 leitores, em média mensal, no último ano, com ligeira tendência para a baixa) e que não o retiro de linha só para poder lembrar-me das barbaridades ditas nele.

Para intróito de bom ano já deve chegar. Bom Ano para todos.

Sem comentários: