Aprende-se sempre algo de novo (mesmo com documentos e ideias que já cá andavam há algum tempo) quando se passeia pela web.
Hoje fui ver alguns textos de Dezembro de 2001 no css-d (o grupo do css para pessoas que desenvolvem sítios). Deparei-me com um memorando enviado por Eric A. Meyer que dizia que a partir dessa data iria modificar meyerweb.com de forma a que cada página incluísse a seguinte marcação:
<body id="www-meyerweb-com">
E onde ele explicava que o fazia de forma a que qualquer pessoas pudesse alterar o estilo do seu sítio bastando para isso adicionar as regras apropriadas à folha de estilo de utilizador. Ao usar selectores descendentes que começassem com o ID do sítio, os estilos seriam só aplicados às páginas do seu sítio. Ele exemplificava ainda com duas regras css:
#www-meyerweb-com {font: 1em Times, serif;}
#www-meyerweb-com * {font-family: Times, serif;}
Acrescentava ainda que se podia alterar cores, recolocar elementos e inclusivamente dizer que display: nome
, tudo o que se quizesse. Remetia ainda para um artigo de Simon Willison ensaio beta privado do novo arquivo do css-discuss.
Contudo após uma visita à minha lista de favoritos, só encontrei 4 sítios que usem esta técnica, será que foi considerada inútil.
Sem comentários:
Enviar um comentário