Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

19 janeiro, 2006

Profissionais da Web

A discussão sobre o que é ser profissional da web tem continuado. Aos suspeitos habituais, como a Molly E. Holzschklag em: Web Standards and the New Professionalism, Roger Johansson em: A Web Professional Can Never Stop Learning e em: Reaching and helping the new amateus, Hooly Marie Koltz em: Beyond New Professionalism, e Peter-Paul Kock em: The New Amateurs e The New Amateurs - Part 2, e Chris Casciano em [web] On Craft, A New Professionalism And New Amateurs todos tocam os aspectos relativos à definição da própria profissão (profissões) de quem faz algo (como trabalho) na web.

Esta discussão julgo que deva ter surgido noutras áreas quando as mesmas ainda estavam em plena infância como a nossa. Hoje não é de esperar por exemplo que um engenheiro electrotécnico ache uma falta de liberdade usar elementos industriais padronizados quer por entidades públicas, quer por organismos associativos nos seus projectos.

No entanto usar elementos não padronizados na web é frequente. Nos casos em que tal acrescenta algo seria de pensar pradronizar nos casos em que só aumenta a confusão seria de eliminar. Outro aspecto comum é a necessidade de formação contínua não só da gente que pratica web mas até certo ponto da gente que lhe está à volta (não havendo acordo contudo sobre este aspecto).

É uma discussão que provavelmente se irá manter até que a área estabilize.


Sem comentários: