Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

27 maio, 2011

Um robot trepador

Nos robots que têm que subir ou descer em superfícies quase verticais parte significativa da energia que consomem é gasta na deslocação dos próprios motores e baterias. Numa universidade chinesa foi desenvolvido um robot lavador de janelas que retira a sua energia mecânica da pressão de água.

Alimentado por uma torneira, com a pressão da água produz-se vácuo para prender os pés do robot à superfície quase plana (vidro) onde se agarra. A água passa por um gerador de vácuo, seguindo-se a passagem por uma válvula com bobine que está ligada à "espinha dorsal" do robot. A concepção memetiza o lagarto. O robot é relativamente rápido a trepar paredes após criar vácuo suficiente. A água claro que finalmente serve para lavar as janelas após ser esguichada.

O robot ainda usa baterias para o sistema de comunicação sem fios e para controlar os servo de direcção. O desenho actual permite elevar cerca do dobro do peso do corpo usando a pressão normal da água. Estão previstos desenvolvimentos para outro tipo de serviço.

Via: IEEE Septrum.

Sem comentários: