Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

01 maio, 2011

Facebook Data Center

Parece que está na moda apresentar centros de dados. Há poucos dias apresentei um vídeo sobre segurança física dos centros de dados da Google, hoje temos uma apresentação do centro de dados da Facebook focando aspectos técnicos sobre eficiência energética, controlo de temperatura e eficiência dos servidores. Este centro de dados é um exemplo da aplicação das directrizes Open Compute Project.

Para dar início ao projecto a Facebook apresentou o seu novo centro de dados inovador e contribuiu para as especificações e concepção do Open Compute. O chairman da Rackpace, Graham Weston, disse que as "companhias da núvem têm vindo a trabalhar arduamente para se tornarem mais eficientes em termos de energia ... [e] hoje isto é um grande passo para tornar a computação muito mais verde.

Um equipa pequena de engenheiros da Facebook têm dedicado os 2 últimos anos a trabalhar neste projecto, desenvolveram o software, os servidores e o próprio centro de dados desde o início.

Uma das características mais significativas destas instalações foi o de ter sido eliminado um sistema centralizado de alimentação ininterrupta que se encontra na maior parte dos centros de dados. Outra das características é a da regulação de temperatura onde se usa um sistema de arrefecimento baseado em evaporação de água. O ar é tomado do experior e depois passa por uma série de estádios onde é misturado, filtrado e arrefecido antes de ser enviado para o centro de dados propriamente dito.

Os servidores usados são constituídos por menos peças do que os habituais e a cuidadosa disposição de memória, CPU e outros constituintes leva a serem mais fáceis de arrefecer. Os planos e especificações estão à disposição de terceiros de forma a poderem tirar partido e a contribuirem para os mesmos.

@sedederede chamou-me a atenção para uma volta fotográfica do Robert Scoble.

Via: Data Center Knowledge 1 e 2.

Sem comentários: