Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

02 maio, 2011

M31

Loading...

Um conjunto de telescópios apresentam Andrómeda numa série de bandas. Planck opera na banda das microondas, mostrando particulas particularmente frias, umas poucas décimas de grau acima do zero absoluto. Herschel mostra poeiras com uma temperatura um pouco menos baixa que se na banda dos infra-vermelhos. Estas poeiras encontram-se nos braços espirais da galáxia onde actualmnente nascem estrelas.

XMM-Newton detecta radiação na banda dos ultravioletas e na dos raios X. Estas bandas mostram-nos estrelas velhas que se aproximam do final das suas vidas e ainda algumas que já explodiram e que provocam ondas de choque no espaço. Desde 2002 XMM-Newton, em observação do cerne da galáxia Andrómeda já revelou várias estrelas variáveis, algumas tendo sofrido detonações designadas por novas.

A banda dos ultravioletas também revela estrelas particulamente massivas. São estrelas jovens e que provavelmente irão viver pouco tempo. Ao exaurirem o seu combustível núclear explodem como supernovas em poucas dezenas de anos após o seu nascimento. A luz ultravioleta é normalmente absorvida pelas poeiras e reemitida como infravermelhos, e assim sendo quando se têm áreas onde se vê ultravioletas directamente significa que há poucas poeiras em Andrómeda.

Fonte: ESA.

Sem comentários: