Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

08 setembro, 2021

Sobre desligar algum tempo da incessante actualização

Hoje ao ler o artigo «I completely ignored the front end development scene for 6 months. It was fine» acabei por só me rever parcialmente no mesmo. No início da nossa profissão como quem desenvolve aplicações informáticas sentimos e gostamos de alguma pressão para aprender novas tecnologias, quer para a web quer para qualquer outra situação.

Eu, por exemplo, comecei por aprender a programar em BASIC, seguido de COBOL seguido de FORTRAN. Aprendi ainda a trabalhar com uma base de dados básica, DBASE II e DB2 (uma em ambiente PC a outra em mainframe. Ao fim de alguns anos tinha aprendido algumas linguagens de programação adicionais, mas quanto a bases de dados só evoluí nas respectivas linhas sendo que no caso da DBASE saltei para o Clipper.

Depois segui a corrente, linguagens, frameworks diversos ao longo de alguns anos. Finalmente por razões familiares fiz um interregno extenso. Tendo terminado esse interregno fui espreitar o panorama atual. Já percebi que tenho que deixar as generalidade e a tentativa de abarcar um leque alargado de ambientes/linguagens/ferramentas para voltar a ser minimamente produtivo. Algumas coisas estão mais simples, outras estão mais abstratas e nalguns casos muito mais complexas. Ei de chegar lá com algum esforço.

 

Sem comentários: