Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

19 fevereiro, 2009

uuorld

Não é um erro ortográfico trata-se de uma ferramenta para produção de visualizações a partir de um número de dados elevado. Com o uuorld (dito World) podem fazer-se de forma simples visualizações como a da evolução da esperança de vida em África.


Esperança de vida no nascimento em África 1960 - 2004 de UUorld Inc no Vimeo.

Esta visualização aplica dados estatísticos do Banco Mundial. A cor fica mais vermelha quando a esperança de vida cai de um ano para o seguinte e torna-se mais branca quando aumenta a esperança de vida de um ano para o outro. A altura de cada país mostra a esperança de vida em anos. Os efeitos da guerra e da SIDA são significativos. Se olhar com atenção a esperança de voda no Rwanda para 23 anos durante o genocídio.

Nota: Não há dados disponíveis para a Republica Democrática do Congo, antigo Zaire, que se apresenta como um buraco no mapa.

O uso de dados espaciais em contexto temporal implícitos em praticamente todos os dados permite revelar um olhar profundo e mais atraente que qualquer folha de cálculo consegue. Nada que nos deva surpreender pois os estímulos visuais têm papel importante na cognição, entendimento e memória.

Sem comentários: