Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

13 fevereiro, 2009

Twitter

O Twitter é uma das ferramentas do social media. A ideia é que construa a sua própria comunidade com pessoas com as quais partilhe interesses e onde troque mensagens curtas. Eis algumas regras ditadas pelo bom senso (algo que não deve ser usado sempre)

  1. Desejar e seguir outras pessoas

    Os twitterers mais populares são os que abrem as linhas de comunicação nos dois sentidos. "Permitir" às pessoas a honra de o seguirem e de receberem os seus tweets não é suficiente. O objectivo do Twitter é o contacto pessoal, e assim sendo é boa ideia usar de alguma reciprocidade. Um bom exemplo (excessivo na minha opinião) é o de Robert Scoble que tem 59000 seguidores e que segue mais de 64000. Há programas que lhe permitem organizar os seus seguidores em diferentes grupos de modo a que mantenha os seus contactos favoritos sem se perderem como agulha em palheiro.

  2. Não converse

    Embora o Twitter seja uma maneira fácil de comunicar com pessoas, não é uma chat room. Se estiver a ter uma conversa com outro twitterer que exceda poucos tweets use as mensagens directas. Senão, a vossa conversa será o equivalente a contar uma piada entre vocês no meio de uma festa.

  3. O Twitter é público

    Todas as pessoas que o seguem podem ver os seus tweets. Tweets onde haja dúvidas quanto ao nível do alcoól no sangue, ordinarices excessivas, linguagem racista devem ser evitadas. Evite pois usar linguagem que não ache apropriada para crianças (quase claro).

  4. Faça um intervalo

    Quando tweeta poderá ser tentado a enviar uma série de mensagem todas de uma vez. Não o faça, quando muito envie vários blocos espaçados com 2 ou 3 mensagens. Senão vai parecer o chato que domina a conversa quando se encontra num grupo de pessoas. Ninguém gosta do chato.

  5. Quebrar regras

    Como qualquer conjunto de regras estas devem ser tidas com um grãozinho de sal. Não as leve demasiado a sério.

É verdade se quiserem seguir-me no twitter lá eu sou o cafonso.

Actualização 18:48 de 2009 02 13: Para quem leve isto muito a sério pode ser interessante ver o artigo/recensão do NYT «The Anatomy of a Tweet: Twitter Gets a Style Guide»

Actualização 17:08 de 2009 02 17: o @rfsantos lançou uma questão sobre o conteúdo desta entrada

Sem comentários: