Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

07 junho, 2008

IEEE Spectrum - Singularidade

O último número da IEEE Septrum, um número especial, é dedicado à engenharia especulativa. É um número sobre a singularidade "o momento em que a nossa sociedade muda de forma radical que se torna incompreensível para quem tenha vivido anteriormente".

O número está cheio de ensaios produzidos por pensadores da singularidade tais como o escritor de ficção científica Vernor Vinge, como preparar-se para a singularidade autor de «Rainbows End [críticas na amazon]», Rodney Brooks e Ray Kurzweil. Um dos artigos mais interessantes é o de Vinge, autor de ficção científica e investigador em computação, cujos cenários nos seus romances são realistas. Vinge classifica os cenários da singularidade em 5 tipos mais prováveis que acha alcançáveis até 2030.

O cenário da inteligência artificial:
Criamos inteligência artificial superhumana nos computadores.
O cenário da amplificação da inteligência:
melhoramos a inteligência humana através de interfaces homem-máquina, isto é, alcançamos a amplificação da inteligência.
O cenário biomédico:
melhoramos directamente a nossa inteligência melhorando a operação neurológica do nosso cérebro.
O cenário internet:
humanidade, as suas redes, computadores e bases de dados tornam-se suficientemente eficazes para serem no seu conjunto consideradas como um ser superhumano.
O cenário Gaia Digital:
A rede de microprocessadores embebidos torna-se suficientemente eficaz para ser considerada como um ser superhumano.

Há quem diga que os três primeiro cenários são de facto o mesmo. Há quem esteja preocupado com eugenias do século XXI. Há quem queira mesmo gastar umas tardes a ler a Spetrum

O artigo está em actualização irão seguir-se análises artigo a artigo e depois Seguem-se umas breves notas sobre a edge mas já se está a fazer tarde para mim. Até amanhã ou depois.

Nota: há vantagem em ler on-line pois podemos estar continuamente a saltar para outros sítios para vermos material de referência é uma das vantagem de ler nos nossos computadores a outra é podermos usar o tamanho do tipo que desejarmos não estando limitados pelos desejos dos designer.

Sem comentários: