Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

08 junho, 2008

História da Computação

A máquina que mudou o mundo

Detail of the back of a section of ENIAC, showing vacuum tubesImage via Wikipedia

Este vídeo contém diversos anúncios (mas são perfeitamente aceitáveis não são muitos nem ocupam demasiado tempo. O vídeo tem 55 minutos e está devidamente anotado.

A primeira parte começa com uma breve introdução da série, resumindo o impacto dos computadores em muitos aspectos das nossas vidas atribuíndo-o à sua natureza versátil. A história dos computadores começa com a definição original de "computadores" pessoas como William Shanks que calculavam números à mão. A frustração com o erro humano levou Charles Babbage a desenvolver a sua máquina [en] diferencial [pt], o primeiro computador mecânico. Mais tarde concebeu a máquina analictíca o primeiro computador de aplicação genérica, mas nunca o terminou. Ada Lovelace assistiu Babbage na concepção e na criação de programas para a máquina não construída tornamdo-a a primeira programadora (aqui primeira e primeiro é completamente equivalente).

100 anos mais tarde o engenheiro alemão Konrad Zuse construiu o Z1, o primeiro computador de aplicação genérica funcional, usando relés de telefone para fazer contagem binária. Durante a Segunda Guerra Mundial, Zuse quiz utilizar tubos de vácuo, mas Hitler não o permitiu pois levaria muito tempo. Na Universidade da Pennsylvania, John Mauchly e J. Presper Eckert construiram o ENIAC, o primeiro computador electrónico de aplicação genérica para ajudar cálculos com aplicação militar. Não o terminaram de modo a ser útil a tempo de ser aplicado na guerra mas sim pouco depois desta Eckert e Mauchly criaram a primeira companhia de computadores comerciais. Levou anos até que o computador chegou ao mercado. Um especialista de Radar, Freddie Williams concebeu o primeiro computador com programas guardados. Em Cambridge, Maurice Wilkes construiu o EDSAC, o primeiro computador útil com programas guardados. Alan Turing imaginou coisas mais interessantes para os computadores do que simples cálculos. Após ter visto o computador Colossus quebrar as cifras alemãs no Bletchley Park. O actor e realizador Derek Jacobi, a fazer de Alan Turing na sua biografia "Breaking the Code", explora as visões de Turing sobre inteligência artificial. Os computadores podem aprender, mas poderão vir a ser inteligentes (ver singularidade)? Entrevistas: Paul Ceruzzi, Doron Swade, Konrad Zuse, Kay Mauchly Antonelli (computador humano na Segunda Guerra Mundial e programadora do ENIAC), Herman Goldstine (um dos conceptores do ENIAC), J. Presper Eckert (co-inventor do ENIAC), Maurice Wilkes (inventor do EDSAC), Donald Michie (Descodificador de cifras em Bletchley Park)

Continua no próximo episódio

Quem quizer descarregar os vídeos através de torrent já pode.

Zemanta Pixie

Sem comentários: