Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

24 junho, 2008

Ciência, Tecnologia e Divulgação

Ontém o meu colega bloguer Renan estava muito aborrecido, melhor dizendo indignado, pela falta de qualidade de um artigo sobre ciência da revista brasileira Veja: 40 perguntas sobre o universo. O problema é que o problema por ele apontado, infelizmente, é demasiado frequente.

No Cosmic Variance encontrei a versão americana do problema apontado pelo Renan:

Numa análise recente (este artigo está coberto por uma licença Creative Commons) efectuada por Gary Schwitzer, um jornalista reformado, este, diz que em 500 artigos sobre saúde, na imprensa generalista nos EUA, foram encontrados por si os seguintes factos:

Só 35% das histórias foram consideradas satisfatórias quanto à pesquisa efectuada pelo jornalista sobre metodologia e qualidade das provas dos estudos que apresentavam, pois, «como se já poderá ter notado a ciência nas notícias é apresentada como afirmações absolutas verdadeiras ditas por figuras com autoridade e não descrições claras de estudos e de razões pelas quais as pessoas tiram determinadas conclusões a partir desses estudos.»

Só 28% cobriam de forma adequada as vantagens e 33% as desvantagens. Normalmente não apresentavam informação quantitativa útil, em termos absolutos, preferindo a afirmações mais chamativas como por exemplo «50% mais elevada».

Tenho que admitir que a impressão deixada no Renan, quanto ao trabalho do/a jornalista com um painel tão grande de especialistas, é semelhante à minha. Tendo ouvido tanta gente consegue em pouco tempo escrever tanta estupidez e pelos vistos ninguém se deu ao trabalho de efectuar uma revisão. Esta tentativa de divulgação científica é semelhante à que um jornalista da Sic faz quando cobre assuntos relativos às novas tecnologias.

Será que falar de ciências e de novas tecnologias em termos simples é tão complicado que jornalistas médios não o conseguem fazer sem abastardarem os temas, ou será que sofrem do efeito google como Carr diz que nos está a suceder a todos (tudo pela rama até esta diatribe).

A situação é muito bem expressa por Cectic.

Sem comentários: