Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

17 novembro, 2005

Web Standards em Portugual

Para quem ache que tudo o que escrevo é para deitar abaixo, tal não é de facto verdade.

Como já tinha anteriormente dito em Portugal existem responsáveis pelo desenvolvimento de sítios web que levam a sério os web standards.

Hoje irem tentar aqui colocar páginas de entidades que já estejam a aproximar-se desse alvo a atingir, não por si, mas porque isso facilitará a vida as seus visitantes.

  • log

    As páginas validam o XHTML e o CSS. Gostaria de perceber porque é que num sítio com padrão elevado (para a média nacional) depois se falha (ou então porque é que se dicide desta forma) nos detalhes. Está quase lá em termos de standards.

    Em termos gráficos já tenho um problema um pouco maior com a página. O sítio é na minha opinião demasiado frio, quase sem grafismos, a não ser os botões de navegação e o próprio logo. Além disso não é suficientemente flexível pois se ampliarmos os tipos o aspecto começa a ficar excessivamente degradado (excepto no Opera claro). Talves fosse melhor começar a treinar as pessoas que desenvolvem sítios torná-los à prova de bala.

    Imagem reduzida do sítio da Log com texto ampliado

    Algo curioso é os sítios instituicionais por ela produzidos não alcançarem o padrão em termos de web standards do próprio sítio. Será que o sítio apresenta uma evolução. Por último, foi a única empresa de desenvolvimento, em que vi código tão bom.

Esta lista irá, julgo/espero, crescer à medida que for encontrando sítios assim ou melhores (claro que na minha opinião).

Sem comentários: