Web,ruby, Ajax ou qualquer outra coisa que me venha a cabeça (com prioridade para esta última)

11 novembro, 2005

Tabelas ou Disposição CSS

Parece haver uma batalha a decorrer entre web designers sobre a utilização de tabelas em arranjos para a web. Os proponentes da utilização de tabelas normalmente referem-se à compatibilidade com os navegadores e à rapidez da concepção dos sites. Os oponentes acham que a utilização de tabelas para arranjos (disposição de elementos visuais) não é conforme os web strandards e a acessibilidade da web. Para se puder perceber como começou esta polémica necessitamos de relembrar a história do HTML e dos arranjos.

O controlo do estilo visual de uma página da web por tabelas nunca foi algo intencional por parte dos criadores do HTML. Na sua opinião só serviam para reproduzir dados com colunas e linhas. Não era um mecanismo para resolver necessidades relativas a arranjos mais elaborados, mas alguns web designers mais inventivos descobriram que podiam usar tabelas para criar arranjos nos quais tivessem mais controlo.

Desde essa altura os web designer têm vindo a usar (incorrectamente) regularmente a linguagem HTML, principalmente por necessidade. Contudo no final dos anos 90 o W3C introduziu as folhas de estilo em cascata (CSS). As CSS tornavam possível a aplicação de estilos a documentos HTML. Os navegadores rapidamente começaram a integrar suporte para as CSS, e os web designers começaram a aplicar estilos simples no seu HTML, como o tipo de letra, a cor, as cores do fundo e as imagens. Contudo o uso de arranjos CSS (em particular arranjos com colunas) não se espalhou até muito mais tarde.

Ao longo dos anos houve um movimento para "purificar" o modo de codificação dos websites. Num esforço de criação de web standards que dão uma abordagem lógica e que dão acessibilidade à web para leitores de texto, bots, dispositivos móveis e muito mais. Um novo padrão foi criado. Um padrão que anda à volta da utilização adequada de XHTML e CSS. O XHTML deve ser codificado de forma a oferecer uma estrutura lógica para o conteúdo enquanto o CSS deve ser usado para criar uma concepção gráfica única.

Há várias razões para que os web designers devamd deixar de usar tabelas para arranjos e adoptarem o uso de CSS para controlo dos arranjos:

  • Conformidade com os padrões de web do W3C
  • Todos os navegadores modernos suportam CSS para controlo de disposição (embora o IE necessite por vezes de remendos)
  • Se bem codificado, as CSS tornam alterações globais fáceis de aplicar
  • A implementação adequada de conteúdo em documentos XHTML, com o uso de CSS só para estilo e disposição ajuda a criar websites acessíveis para pessoas com certas incapacidades
  • As páginas podem ter muito menos código, tornamdo-as mais ligeiras de for usado XHTMl e CSS (com poucas excepções)
  • O principal argumento para continuar a usar tabelas vem dos maus hábitos e de alguma complacência. Normalmente diz-se que é mais fácil usar tabelas em especial pela necessidade de utilizar remendos/truques para uma reprodução adequada no IE, embora sendo verdadeira esta afirmação há um momento a partir do qual temos que começar a usar padrões para "obrigar" os produtores de navegadores a evoluírem.

Sem comentários: